A Morada dos Espíritos Aperfeiçoados

A Morada dos Espíritos Aperfeiçoados

Quem são os espíritos aperfeiçoados e onde habitam? A resposta para esta e outras perguntas saberemos neste post.

Hebreus 12:23. À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.

Quem são os espíritos aperfeiçoados e onde habitam? A resposta para esta e outras perguntas saberemos nesta lição.

Em primeiro lugar precisamos saber quem são os espíritos aperfeiçoados. Os espíritos dos justos aperfeiçoados são os crentes que já partiram para o Paraíso pelos méritos do sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos purificou de todos os nossos pecados. O Senhor Jesus Cristo ofereceu-se uma única vez para aniquilar o pecado e nos purificar de toda a injustiça.

Hebreus 9:26. De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Fomos lavados e santificados, por isso quando deixamos este mundo vamos morar na morada dos espíritos aperfeiçoados pelo sangue do Cordeiro que foi derramado uma única vez para sempre. Glória.

1 Coríntios 6:11. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

De acordo com a Santa Palavra de Deus podemos sim compreender claramente como é a morada dos espíritos aperfeiçoados. As vezes paramos para meditar nas belezas de um lugar que ainda não conhecemos, um lugar onde há belas campinas, montes, jardins floridos com aroma suave que nos enchem de satisfação, prazer e alegria. Os espíritos aperfeiçoados pelo Senhor Jesus Cristo habitam esse lugar, embora não estando ainda nos corpos que receberão no dia da primeira ressurreição esses espíritos já desfrutam das maravilhas desse lugar. As escrituras denominam a morada dos espíritos dos justos aperfeiçoados de paraíso.  Em outras lições já estudamos algumas características desse lugar, nesta lição veremos mais detalhes desse lugar abençoado, o paraíso celestial, a morada dos espíritos dos justos aperfeiçoados.

  1. Alguém desse mundo já foi ao Paraíso e voltou?
  2. O Paraíso é um lugar só para as almas que já partiram ou é também a morada de Deus e dos anjos?
  3. As almas que estão no Paraíso podem falar e se lembrar do que lhes aconteceu enquanto estavam na terra?

Nossa primeira anotação sobre o Paraíso é para responder a pergunta se alguém desse mundo já foi no Paraíso e retornou para nos dar testemunho sobre esse lugar.

Realmente alguém que estava vivo foi ao lugar chamado pela Bíblia de Paraíso. Além de visitar esse lugar num arrebatamento essa pessoa disse que ouviu palavras tão importantes que não era licito aos homens falar. Vamos deixar que a própria Bíblia Sagrada nos diga o que testemunhou esse homem sobre o Paraíso.

2 Coríntios 12:1-9.

  1.  EM verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.
  2.  Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
  3.  E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
  4.  Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
  5.  De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.
  6.  Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.
  7.  E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
  8.  Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
  9.  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

 

O Apostolo Paulo é esse homem que foi ao Paraíso e ao retornar não ousou pronunciar tudo o que ouviu e viu nesse lugar maravilhoso.

Hebreus 12:22.  Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos.

O patriarca Jacó teve uma visão da escada que ligava o céu à terra. Anjos desciam e subiam por esta escada.

Gênesis 28:12. E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Gênesis 28:13. E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência.

Essa escada ligava o céu à terra. O Senhor Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Os que Nele creem chegarão ao céu.

A cidade do Deus vivo. Que lugar seria mais ideal do que a cidade do Deus vivo para os espíritos dos justos aperfeiçoados habitarem? Certamente que o céu é o único lugar, e este lugar recebeu o nome de Paraíso. No dia da ressurreição esses espíritos voltarão para seus corpos e ressuscitarão incorruptíveis.

1 Coríntios 15:52. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

As belezas da morada dos espíritos dos justos aperfeiçoados são sem igual, assim como o jardim onde Adão e Eva habitaram, que era tão belo antes da queda do homem, o paraíso é muito mais. A árvore da vida que esteve no paraíso terreno está no paraíso celestial. Os espíritos dos salvos estão nesse lugar sublime. As mansões celestiais já estão prontas na Jerusalém celestial onde esses espíritos habitarão em seus corpos incorruptíveis.

Apocalipse 2:7. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

ELES ESTÁO VIVOS E ATIVOS NO PARAÍSO

Lázaro não estava dormindo no paraíso.

Moisés e Elias não estavam dormindo no paraíso.

As almas debaixo do altar não estavam dormindo.

Muitos pensam que o Paraíso é um local onde os mortos estão dormindo e inconscientes, mas isso não é verdade. A árvore da vida está lá, é uma árvore criada para o bem dos salvos.

O Senhor Jesus foi ao paraíso após a sua morte. Logo após o Senhor Jesus Cristo ter se oferecido por nós na cruz, conquistando a nossa salvação pelo sacrifício de si mesmo Ele foi ao Paraíso. Ele disse ao ladrão que se converteu.

O espírito dos justos aperfeiçoados

É importante observar as palavras: “espírito dos justos aperfeiçoados”. Estas palavras dizem claramente que estes espíritos já estão aperfeiçoados, porque aceitaram o sacrifício do Senhor Jesus Cristo por eles quando estavam vivos.

Ao contrário do que dizem muitas seitas os espíritos não são aperfeiçoados após a morte. Hoje os crentes vivos já estão perdoados de todos os pecados. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Romanos 8:1. PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Lucas 23:43. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

É para este lugar chamado paraíso que são levados os espíritos dos justos aperfeiçoados. O apóstolo Paulo desejou viver neste lugar porque ele sabia que os habitantes do paraíso vivem na presença de Jesus.

Filipenses 1:23. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

O espírito dos justos aperfeiçoados habitam no paraíso.

Hebreus 12:23. À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.

Quando cada um de nós se converteu e aceitou o Senhor Jesus Cristo como Salvador e Senhor, o nosso nome foi escrito no Livro da Vida, por isso diz: “A Igreja dos primogênitos que estão inscritos nos céus”. Eles já chegaram lá, vivem sob a proteção do Senhor Jesus, nada poderá afligi-los, eles estão nas delícias celestiais na presença de Jesus.

Os irmãos que já estão na Igreja dos primogênitos no céu adoram ao Senhor, cantam louvores ao seu nome, e esperam com alegria o dia da entrega das recompensas no Tribunal de Cristo onde cada um receberá o seu galardão. Esse é o momento de darmos glória ao Cordeiro que foi morto por nossos pecados e ressuscitou, Ele está vivo para sempre. O sacrifício de Jesus aperfeiçoou os crentes. Aqueles que já partiram desse mundo vivem no Paraíso e são chamados de “espírito aperfeiçoados”, isso porque eles morreram e foram para o Paraíso, seus corpos voltaram ao pó e lá estão somente os espíritos aperfeiçoados, eles não tem mais pecados e não podem mais pecar. Glória a Jesus. Glória a Jesus!

Há diálogos no Paraíso.  Os habitantes do Paraíso falam com Jesus, e Ele responde. Ele vive, Aleluia! Estas almas foram martirizadas enquanto viviam na terra, seus espíritos clamavam para que o Senhor realizasse o julgamento daquilo que fizeram com elas enquanto viveram e testemunharam do Senhor neste mundo. As almas receberam compridas vestes brancas e foi dito que elas repousassem um pouco mais até que se completassem o número dos que ainda iriam morrer pelo testemunho de Jesus.

Apocalipses 6:9-11.

  1.  E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
  2. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
  3.  E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Os espíritos dos justos aperfeiçoados convivem com os heróis da fé, como foi descrito pelo Senhor Jesus na história do rico e do Lázaro. Abraão disse para o rico que estava no inferno que Lázaro estava sendo consolado e o rico atormentado.

Lucas 16:25. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

Os espíritos dos justos aperfeiçoados são abençoados no Paraíso. Lá tudo é maravilha até o dia em que voltarão e ressuscitarão com o corpo perfeito.

Devemos lembrar do que ocorreu no monte da transfiguração quando apareceram Elias e Moisés falando com o Senhor Jesus Cristo. Os espíritos de Moisés e Elias falaram e isso prova que há diálogo entre os habitantes do Paraíso.

Lucas 9:30. E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias.

Mateus 17:3. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.

Quando o crente morre quem dorme é o corpo porque volta ao pó, o espírito do crente não dorme, até porque espírito não sente cansaço nem fraquezas. Assim os espíritos dos justos aperfeiçoados não dormem e nem precisam dormir, eles estão vivos e ativos no paraíso.

As delícias no paraíso. Delícia é a sensação prazerosa, satisfatória, agradável, deleite. Tudo isso tem no paraíso e o motivo para a existência de tudo isso é só um. A Palavra de Deus nos mostra a razão da vida prazerosa e deliciosa dos que vivem no paraíso.

Salmos 16:11. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. 

A presença de nosso Senhor Jesus Cristo é o motivo das delicias no paraíso. Sua meiga presença, a doce presença do Salvador. Sua presença nos dá paz, alegria, satisfação. Nenhum espírito que está no paraíso sente tristeza, tudo é paz, alegria e satisfação porque o Senhor Jesus Cristo está neste lugar. Não sabemos se os crentes no paraíso já podem olhar para a face do Salvador, mas a sua presença no paraíso é sem nenhuma dúvida. Ele está lá, e os espíritos dos justos aperfeiçoados desfrutam dessa maravilhosa presença.  Amém.

Conclusão: Nossos pensamentos não conseguem imaginar as maravilhas que estão preparadas no céu após a nossa partida para morada dos salvos.

1 Coríntios 2:9. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. São abençoados os que já partiram e estão com o Senhor Jesus no paraíso.

Apocalipse 14:13. E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.

Felicidade eterna, glória ao Cordeiro que nos deu a vida eterna. Quem já partiu está seguro e feliz na maravilhosa presença do Senhor Jesus. Estevão quando estava sendo apedrejado disse: “Senhor recebe o meu espírito”.

Atos 7:59. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

Os espíritos dos justos aperfeiçoados estão conscientes na presença do Senhor Jesus Cristo. Aleluia. Amém.

Autor: Pr. Valmir Alencar
08/07/2017

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *