Nossa História

O Começo

O MPFA tem origem na Igreja Primitiva, no dia de Pentecostes que se seguiu à ressurreição de Jesus, pois foi quando teve início a vida ativa da Igreja, após a ascensão de Jesus aos céus. Jesus tinha sido crucificado e ressuscitado dos mortos, haviam se passado 50 dias, era o dia de Pentecostes (uma festa do povo judeu que comemora a colheita).

Jesus havia avisado aos seus discípulos que permanecessem em Jerusalém até que, do alto, fossem revestidos de poder pelo Espírito Santo (Atos 1:4). Esse revestimento é o batismo com o Espírito Santo, para que pudessem testemunhar Dele por todos os lugares da terra (Atos 1:8). Ao se cumprir o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar quando aconteceu o batismo com o Espírito Santo. Eram quase 120 irmãos e irmãs (Atos 1:15): “E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora, a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas).” Esses irmãos foram cheios do Espírito Santo (Atos 2:4): “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

O Primeiro Batismo

Hoje, quando o Pr. Valmir e os outros pastores do Ministério batizam nas águas os irmãos, eles estão fazendo o que o Senhor Jesus Cristo ordenou (Mt 28:19-20); estão fazendo o mesmo que os apóstolos fizeram no início da igreja em Jerusalém (Atos 2:41). Naquele dia, foram batizados quase três mil novos irmãos. Irmãos que nunca conhecemos, mas que um dia encontraremos no céu, todos os que permaneceram firmes seguindo ao Senhor até o último dia de suas vidas (Apoc. 2:10).

Esse grande batismo marcou o início da igreja. Tudo isso aconteceu na cidade de Jerusalém, cumprindo assim as promessas de Jesus: promessa de enviar o Espírito Santo; promessa de edificar a sua Igreja. Nosso ministério (MPFA) nasceu nesse dia; nós somos a semente daquele povo, eles são nossos primeiros irmãos.

Nossos Primeiros Irmãos

Nós não temos o nome de todos os nossos irmãos da primeira igreja do ministério, mas a Palavra de Deus apresenta o nome de alguns: no primeiro culto, o pregador foi o apóstolo Pedro (At 2:14). Os nomes dos apóstolos que estavam naquele primeiro culto eram: Simão (chamado Pedro); Tiago; João; André; Filipe; Tomé; Bartolomeu; Mateus; Tiago (filho de Alfeu); Simão (o Zelote); Judas (filho de Tiago) (Atos 1:13-14). Matias foi escolhido no lugar de Judas, o traidor (Atos 1:26).

É muito curioso o fato de entre esses irmãos estarem Maria (mãe de Jesus) e seus irmãos (Atos 1:14). Outros irmãos, cujos nomes não constam, somados a esses eram 120 irmãos (Atos 1:15). Após a descida do Espírito Santo e a mensagem dada por Pedro, quase 3.000 (três mil) novos crentes foram batizados. Nesse momento, começava a Igreja Cristã Pentecostal. Foi aproximadamente no ano 33 D.C., no I Século, em Jerusalém.

Como Foi a Conversão de Nossos Primeiros Irmãos?

Como é hoje e sempre será, esses nossos primeiros irmãos se converteram após ouvirem a Palavra de Deus (pregada nesse dia por quase 120 pessoas e pelo apóstolo Pedro). Em primeiro lugar, aqueles que ouviram a Palavra perguntaram aos apóstolos o que deveriam fazer para aceitarem Jesus como Salvador (Atos 2:37). Os apóstolos disseram que eles deveriam se arrepender de seus pecados e depois serem batizados para o perdão dos pecados (Atos 2:38) e, então, receberiam o dom do Espírito Santo. Curiosamente, notamos que o sinal de que estavam se convertendo foi terem aceitado logo o batismo nas águas.

Os Primeiros Princípios Doutrinários e Modo de Viver de Nossos Primeiros Irmãos

Os princípios doutrinários da primeira igreja (do I Século) foram os mesmos das nossas igrejas hoje em dia. Para que o aluno tenha uma ideia, nosso ministério, após ter sido fundado em Piracuruca há 19 anos, conservou as doutrinas da nossa igreja primitiva. Os princípios doutrinários foram os seguintes:

  • Eles tinham fé em Deus (Atos 2:17).
  • Tinham fé em um único Salvador e Senhor: Jesus Cristo (Atos 2:36).
  • Acreditavam na ressurreição do Senhor Jesus Cristo (Atos 2:32).
  • Acreditavam na salvação pela graça mediante a fé (Ef. 2:8-9).
  • Se reuniam no domingo (primeiro dia da semana) (1 Co 16:2 + Atos 20:7).
  • Viviam em comunhão (Atos 2:42b).
  • Celebravam a Santa Ceia (Atos 20:7).
  • Viviam em oração (Atos 2:42d).
  • Ajudavam uns aos outros (Atos 2:44).
  • Não se misturavam com as coisas e pessoas mundanas (Atos 2:40).
  • Temiam e eram obedientes (Atos 2:43a).
  • Criam em milagres e maravilhas (Atos 2:43b).
  • Participavam todos os dias dos cultos no templo (Atos 2:46a).
  • Faziam cultos de casa em casa (Atos 2:46b).
  • Viviam louvando a Deus (Atos 2:47).
  • Contribuíam com suas ofertas e dízimos para o trabalho do Senhor (Atos 4:36-37).
  • Eles expulsavam demônios e curavam os enfermos (Atos 5:16).

Nosso Primeiro Nome

Como nossa igreja foi chamada no início? O nome não era Ministério Pentecostal Fé em Ação (o nome do nosso ministério foi escolhido em 1991). Nossas igrejas eram apelidadas de “Seita o Caminho” (Atos 24:14). Curioso é que, desde o princípio, as pessoas falam contra nossa igreja, como hoje em dia muitos falam mal do MPFA (Atos 28:22). Portanto, o nosso primeiro apelido foi “Os da Seita o Caminho”. Muitas vezes achamos ruim sermos perseguidos e caluniados, mas foi sempre assim com o povo de Deus, com os nossos primeiros irmãos e irmãs (Mt 5:12).

O Significado dos Nossos Nomes

Ministério Pentecostal Fé em Ação:
Ministério: Uma instituição que serve, funda e cuida das Igrejas Cristãs Pentecostais.
Pentecostal: Um ministério fundado no dia de Pentecostes, um ministério pentecostal.
Fé em Ação: Um ministério que tem fé viva, fé operante, fé verdadeira, fé que age.

Igreja Cristã Pentecostal:
Igreja: Uma reunião de cristãos que adoram ao Senhor Jesus Cristo, nosso Deus.
Cristã: Uma igreja de Cristo, que serve a Cristo, que pertence a Cristo.
Pentecostal: A igreja que começou no dia de Pentecostes, uma igreja pentecostal.

plugins premium WordPress