No estudo de hoje, falaremos sobre o reino espiritual da fé, onde podemos obter vitórias em resposta às nossas orações. Veremos exemplos tirados da Bíblia de como algumas pessoas alcançaram suas bênçãos. E se você colocar em prática essas verdades da Palavra de Deus, você vencerá!
I – EXEMPLO DE ABRAÃO
Ler Gn. 15:1-6
Vamos aos fatos:
1 – Como Deus falou a Abraão?
R: Em visão. Gn. 15:1
“Depois destas coisas, veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.”
Ele ouviu a Palavra do Senhor em visão.
Isso significa que o Senhor falou ao espírito de Abraão, conforme Pv 20:27:
“O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.”
O Senhor não somente falou, mas Ele também mostrou na dimensão espiritual os descendentes de Abraão antes mesmo de nascerem, representados pelas estrelas dos céus.
Conforme Gn 15:5-6:
5 – Então o levou fora e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
6 – E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isso por justiça.”
No momento em que Abrão creu, na dimensão espiritual, era questão de tempo para receber na dimensão material ou física.
Isso quer dizer que a dimensão espiritual controla a dimensão material ou física. As nossas batalhas são travadas primeiramente na dimensão espiritual, e se o nosso espírito estiver ligado às promessas da Palavra do Senhor, venceremos!
II – O ESPÍRITO ABATIDO QUE NÃO CONFIA EM DEUS ESTÁ ENFERMO E, CONSEQUENTEMENTE, TRAZ ENFERMIDADES PARA O CORPO E A MENTE
Pv. 18:14
“O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará?”
Pv. 17:22
“O coração alegre é como bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.”
Salmos 51:10
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”
Veja que Davi pede para Deus renovar nele um espírito reto.
Essas Palavras não estão na Bíblia por acaso. O Espírito Santo quer que entendamos que o nosso espírito precisa ser inabalável para que possamos conquistar todas as bênçãos que Deus tem para nós.
Muitas vezes oramos pela cura do nosso corpo e mente enquanto nosso espírito está abatido. O espírito precisa ser curado primeiro para, depois, o corpo e a mente. Lembre-se: a dimensão espiritual controla a dimensão material ou física.
Veja esta oração de Davi:
Salmos 42:5
“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.”
A alma dele, ou seja, sua mente e pensamentos, o estavam perturbando, mas o seu espírito estava influenciando a sua alma, dizendo: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e meu Deus.” O espírito dele estava inabalável!
III – HÁ TAMBÉM O ESPÍRITO ABATIDO QUE TREME DIANTE DA PALAVRA DO SENHOR
Conforme Isaías 66:2
“Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.”
De acordo com a Palavra de Deus, o Senhor olhará para essa pessoa, mesmo que esteja com o espírito doente, mas que teme a Palavra de Deus. Esse “olhar” é justamente para ajudar, socorrer, libertar, curar e salvar.
OBS: Quando ouvimos a Palavra de Deus, o Senhor fala ao nosso espírito para obtermos a fé necessária para a salvação, cura e libertação. A Bíblia é o único livro que fala ao nosso espírito.
Conforme Hebreus 4:12
“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
Divisão é uma demarcação entre duas terras ou nações. Existe uma divisão entre a alma e o espírito humano. E a Palavra de Deus é tão poderosa que penetra essa divisão para falar ao espírito humano. Nenhum outro livro ou palavra pode passar essa divisão. Todos os livros que você ler ficarão retidos na alma (mente, pensamentos), ou seja, não podem ultrapassar essa divisão entre a alma e o espírito humano. Somente a Palavra de Deus, porque ela é da dimensão espiritual.
Conforme João 6:63
“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.”
O Senhor está dizendo que as palavras que Ele estava falando eram espirituais e traziam vida para os que as recebessem. Amém!
Conclusão: Assim como Davi, precisamos orar para que Deus nos dê um espírito inabalável, pois é nele que ouvimos Deus falar conosco, e a fé para recebermos todas as sortes de bênçãos começa no espírito depois que ouvimos e cremos na Palavra de Deus, conforme diz Paulo em Romanos 10:17. Mas, mesmo que o nosso espírito esteja abatido, Deus olhará para nós se tremermos diante da Sua Palavra, porque essa Palavra traz libertação, cura e salvação.
Salmos 107:20a
“Enviou a sua Palavra, e os sarou.”
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.”
Note que as bênçãos são para todos os que ouvem a Palavra de Deus. Portanto, não precisa saber ler para ser abençoado por Deus, basta crer. Amém!
Bibliografia consultada:
A Quarta Dimensão: Descobrindo um Novo Mundo de Orações Respondidas – David Yonggi Cho