Neemias capítulo 3
UNIDADE E FÉ
Hoje daremos continuidade a nossa série de lições no livro de Neemias, estudaremos o capítulo 3. Destacaremos nesta lição a importância da união do povo de Deus para a realização das grandes obras. A história das construções dos templos da Igreja Cristã Pentecostal em algumas cidades e estados mostram o quanto o povo fé em ação tem feito quando se unem em um só propósito. Agora vamos estudar o capítulo 3.
Vamos primeiramente memorizar o nosso versículo para apresentar ao final da Escola Bíblica:
“Assim edificamos o muro; e todo o muro se fechou até a sua metade; porque o povo tinha ânimo para trabalhar.” (Neemias 4:6).
Estudamos nas primeiras duas lições que Neemias recebe notícias da situação dos muros de Jerusalém e do sofrimento dos judeus. Ele ora, chora, faz jejuns e, no capítulo 2, Neemias se apresenta perante o rei.
No capítulo 3, iremos estudar a reconstrução dos muros. A união do povo em torno de um objetivo é fundamental para realizar grandes feitos. Espiritualmente, o povo também precisava ser edificado, as duas re-edificações andam juntas quando se trata do povo de Deus. Vamos realizar uma grande obra, então vamos nos preparar espiritualmente e assim nossas mãos serão fortalecidas por Deus para alcançarmos a vitória. Neemias 3:1-4 | ACF
¹ E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.
² E junto a ele edificaram os homens de Jericó; também ao seu lado edificou Zacur, filho de Inri.
³ E à porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá; a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
⁴ E ao seu lado reparou Meremote, filho de Urias, o filho de Coz; e ao seu lado reparou Mesulão, filho de Berequias, o filho de Mesezabeel; e ao seu lado reparou Zadoque, filho de Baana.
Quando começamos a ler o capítulo 3, nossos corações ficam emocionados, porque os que já leram a Bíblia talvez não tenham visto o quanto a união do povo de Deus é capaz de fazer. No versículo 1, Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com seus irmãos começam a edificação. Eles reedificaram a porta das ovelhas (Nos muros de Jerusalém havia essas portas e cada um tinha um nome). Eles re-edificavam e consagravam, tudo foi feito em união e imediatamente era consagrado. No versículo dois: Meremote, filho de Urias, o filho de Coz; e ao seu lado reparou Mesulão, filho de Berequias, o filho de Mesezabeel, e ao seu lado reparou Zadoque, filho de Baana. Aqui destacamos no mutirão, a palavra reparou. Há uma frase que bem se aplica aqui: “Onde houve destruição, a reparação semeia esperança.” Nos primeiros quatro versículos destacamos as palavras: Consagraram, edificaram e repararam. Não podemos deixar de frisar estas palavras pois para qualquer empreendimento espiritual, seja adquirir um terreno para edificar o templo, construir um templo e reparar o que precisa de reparado, é necessário estar na presença de Deus e um povo de um só coração.
Agora vamos analisar e ver algumas curiosidades a partir do versículo 5 do capítulo 3.
Neemias 3:5
“E ao seu lado repararam os tecoítas; porém os seus nobres não submeteram a cerviz ao serviço de seu Senhor.”
Observações.:
Os tecoítas eram habitantes da cidade de Tecoa, localizada cerca de 16 km ao sul de Jerusalém. Embora sua cidade fosse distante, eles se ofereceram para ajudar na reconstrução, demonstrando zelo pela obra de Deus.
Por outro lado, os nobres de Tecoa (gente importante) recusaram-se a trabalhar. A expressão “não submeteram a cerviz” significa que se recusaram a colocar o pescoço sob o jugo do trabalho. Os tecoítas aparecem novamente em Neemias 3:27 reparando outra parte do muro, mostrando que o povo simples trabalhou em dobro enquanto seus líderes permaneceram omissos.
Obs.: Tem sido uma bênção a construção dos templos das igrejas do MPFA, nessas construções observamos que as pessoas humildes estão prontas a cooperar e a trabalhar, mesmo que tenham que se sujar de poeira e barro, mas, tudo é feito com muito amor e zelo. Tem também o valioso trabalho daqueles que não podem vir trabalhar, mas cooperam, fazendo doações, e assim os humildes, que não nos referimos aos pobres e sim aos humildes, são pessoas de todas as classes que dizem “sim”, e fazem a obra de Deus com prazer.
Neemias 3:6
“E a porta velha repararam-na Joiada, filho de Paseia, e Mesulão, filho de Besodias; estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
Que porta velha é essa? Essa porta é provavelmente a porta mais antiga de Jerusalém, um acesso antigo para dentro de Jerusalém, essa é tão velha que provavelmente foi construída antes da época dos grandes reis, Davi e Salomão. As coisas de Deus são bem feitas e vemos neste versículo que a reconstrução dos muros e das portas eram feitas com muito cuidado, nada era feito de improviso ou feito apenas para ser feito, tudo era feito de boa qualidade.
Neemias 3:7
E ao seu lado repararam Melatias, o gibeonita, e Jadom, meronotita, homens de Gibeom e Mizpá, que pertenciam ao domínio do governador dalém do rio.
No versículo sete, podemos ver que a obra de Deus ultrapassa fronteiras, estes homens que pertenciam ao domínio persa, cooperaram para a reconstrução dos muros, mostrando também que se estamos construindo um templo ou restaurando todos os que sentirem vontade de ofertar e participar não devemos recusar a ajuda deles.
Neemias 3:8
“Ao seu lado reparou Uziel, filho de Haraías, um dos ourives; e ao seu lado reparou Hananias, filho de um dos boticários; e fortificaram a Jerusalém até ao muro largo”.
Nestes versículos encontramos os ourives, que trabalhavam com ouro envolvidos na reconstrução, e também os boticários que eram fabricantes de perfumes, óleos e unguentos. Agora vocês sabem de onde vem a palavra “boticário”. Estes homens tinham um trabalho totalmente diferente de construtores, mas mesmo assim colocaram suas mãos na obra, ninguém se esquivou, todos queriam a reconstrução e assim não importava a profissão, eles foram ao trabalho.
Neemias 3:9
“E ao seu lado reparou Refaías, filho de Hur, líder da metade de Jerusalém.”
Este versículo traz uma importante lição para o povo fé em ação, pois aqui fala de Refaías, ele era um governante importante, um líder. E, mesmo tendo uma alta posição, não se recusou a trabalhar, fez diferente dos nobres de Tecoa. Este Refaías que liderava a metade de Jerusalém deu o exemplo e colocou suas mãos na obra, reparando o muro.
Neemias 3:10
“E ao seu lado reparou Jedaías, filho de Harumafe, e defronte de sua casa e ao seu lado reparou Hatus, filho de Hasabneias.
Vamos observar o seguinte neste versículo: Se o muro na frente da casa de um dos judeus estava arruinado, o morador da casa à frente reconstruía, isso mostra que eles se esforçavam para trabalhar, começando a reconstrução do muro de frente para a sua casa.
Resumo e interpretação dos versículos.: 11 a 32.
1. Deus valoriza o trabalho de cada pessoa
Embora alguns tenham reparado trechos maiores e outros menores, todos foram importantes. A reconstrução só foi possível porque cada um cumpriu sua parte.
Na construção dos templos ou reforma, é importante frisar que na obra de Deus não existem tarefas insignificantes. Toda contribuição feita com fidelidade tem valor. Quando começamos a construir o primeiro templo sede, recebemos doação de 100 tijolos, pra nós foi de grande importância, porque as pessoas estavam doando o que tinham para a obra de Deus.
2. A unidade produz grandes resultados
Nestes versículos (11 a 32) encontramos pessoas de diferentes cidades, famílias e ocupações trabalhando com um único propósito. Essa cooperação permitiu que o muro fosse reconstruído rapidamente. Quando a igreja se mobiliza, a obra avança.
3. A responsabilidade começa perto de casa
Já estudamos nesta lição que várias pessoas reconstruíram a parte “defronte da sua casa” (vv. 23, 28, 29, 30). Elas cuidaram primeiro da área que lhes era mais próxima. Vamos primeiramente cuidar do que precisa ser feito em nossa igreja. Coopere com a igreja que você é membro.
4. Deus usa pessoas
Deus usa os simples, neste capítulo Deus usa pessoas simples e pessoas que o povo classifica como importantes, dentre elas: Sacerdotes, governantes, levitas, ourives, comerciantes e até as filhas de Salum (v. 12). Não apenas especialistas participaram da reconstrução, todos participaram. Em sua igreja, não pense que a sua participação é sem valor, tudo o que você fizer para a obra conta muito.
Conclusão
Observem no versículo 20, Baruque é descrito como alguém que reparou “com grande ardor”. Esse detalhe mostra que não basta apenas trabalhar; a atitude também importa. O povo fé em ação trabalha com zelo e ardor, os pastores e missionárias fé em ação também trabalham com zelo e ardor.
Na próxima semana estudaremos o capitulo 4 de Neemias. O que vocês tem aprendido até aqui tem sido uma grande bênção.
É HORA DE COMEÇAR
Vamos inserir nesta lição um desafio de fé e ação. Atualmente estamos precisando urgente de quatro templos: Itaquera-SP, Brasília DF, Barueri-SP e Campo Maior–PI. Cremos que em breve teremos a compra do terreno e o início das construções. Tudo é possível ao que crer. Os obreiros: Pr. Josué, Mis. Eva, Pr. Luís Carlos e Pr. Francisco serão usados por Deus para a realização dessa grande obra.
BOLETIM MINISTERIAL
(Para ser lido na Igreja)
Relato de Reconhecimento ao Pastor Leonardo Araújo
Ao longo de sua trajetória ministerial, o Pastor Leonardo Araújo tem demonstrado notável dedicação, compromisso e zelo pela expansão da obra de Deus, especialmente na condução de importantes projetos de construção de templos.
Sob sua liderança e acompanhamento, as obras dos templos em Brasília (Morro da Cruz), Tianguá–CE, Esperantina–PI e Areias-PI, em Teresina–PI, tornaram-se exemplos de organização, planejamento e responsabilidade. Cada construção representa mais do que um edifício: simboliza um lugar de adoração, evangelização, comunhão e transformação de vidas.
Seu trabalho evidencia uma administração séria dos recursos, atenção aos detalhes técnicos e arquitetônicos, além da capacidade de mobilizar irmãos e colaboradores em torno de um propósito comum: oferecer à Igreja do Senhor templos dignos para a proclamação do Evangelho.
A dedicação do Pastor Leonardo Araújo tem sido marcada pela perseverança diante dos desafios, pela transparência na condução das obras e pelo compromisso em entregar cada projeto com qualidade e excelência. Seu exemplo inspira outros obreiros a servirem com fidelidade, demonstrando que a construção da Casa de Deus exige não apenas conhecimento técnico, mas também visão espiritual, sabedoria e amor pela obra.
O legado que está sendo edificado em Brasília (Morro da Cruz), Tianguá, Esperantina e Areias permanecerão como testemunho de um ministério comprometido com o crescimento do Reino de Deus. Que o Senhor continue fortalecendo o Pastor Leonardo Araújo, concedendo-lhe saúde, sabedoria e graça para prosseguir realizando grandes feitos para a glória de Deus.
FESTA NA IGREJA EM BATALHA-PI
Está chegando a grande festa da ICP Batalha-PI, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de Novembro. Venha ser abençoado nesta maravilhosa festa do povo de Deus.
