A Ressurreição do Senhor Jesus Cristo

20 de abril de 2025

Uma Explicação sobre a Páscoa:

Iniciaremos a nossa lição com uma breve explicação sobre a Páscoa, em seguida falaremos da ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

O Povo Fé em Ação não adota os símbolos pagãos: Ovo e Coelho (que são símbolos pagãos da fertilidade). A verdadeira páscoa celebrada pelo povo de Deus não tem tais símbolos.

O Povo Fé em Ação reconhece através da Palavra de Deus que a Páscoa é instituída por Deus para lembrar o dia em que o povo de Israel foi salvo do anjo destruidor quando ainda eram escravos no Egito. Um cordeiro foi morto naquela noite e o sangue foi aspergido nos umbrais das portas e o anjo destruidor não destruiu os moradores das casas conforme havia ordenado o Senhor Deus.

Lev 23:5 – No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a Páscoa do Senhor.

Num 9:2 – Celebrem os filhos de Israel a Páscoa a seu tempo determinado.

O Senhor Jesus celebrou a Páscoa:

Mat. 26:18 – E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.

Fez da seguinte maneira, tomou o pão e o vinho, e abençoando disse:

Luc 22:19 – E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

A partir do dia em que o Senhor Jesus Cristo foi imolado por nós, ELE é a nossa Páscoa, ELE é o nosso Cordeiro Pascal.

1Co 5:7 – Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

1Pe 1:19 – Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.

O Povo de Israel celebra a Páscoa e nós celebramos a Ceia do Senhor, porque Cristo nosso Cordeiro Pascal foi imolado por nós.

A Ressurreição do Senhor

Hoje, em nossa lição, o Espírito Santo nos ensinará a respeito da ressurreição do Senhor Jesus. A importância de compreender a ressurreição chega a tal ponto que se torna fundamental para a nossa fé. Sem um entendimento da ressurreição não haveria esperança para nenhum de nós. Portanto, sejam bem-vindos a esta maravilhosa lição sobe a ressurreição de Jesus, a vitória que ELE conquistou. Glorificado seja o seu nome eternamente, pois é digno. Aleluia.

Onde na Palavra de Deus fala da ressurreição do Senhor Jesus Cristo?

Os fatos sobre a ressurreição do Senhor são encontrados em: Mateus 28:1-20; Marcos 16:1- 20; Lucas 24:1-53 e João 20:1-21:25. Devido ao nosso tempo ser pouco, vamos citar alguns versículos:

Mat 28:6 – Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.

Atos 10:41 – Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos.

1Te 4:14 – Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

O que a ressurreição de Jesus deu aos primeiros discípulos?

Os apóstolos e discípulos estavam com medo, tinham sido dispersos devido à perseguição do império romano e dos judeus, não tinham mais esperança, mas a partir da aparição do Senhor Jesus, após a sua ressurreição, encheu-lhes de ânimo e de coragem para testemunharem e darem até mesmo suas vidas por amor do Senhor. A ressurreição do Senhor nos enche de vida, de alegria e de esperança, foi assim que aconteceu com os primeiros discípulos. Vejamos o que diz Atos 1:1-11.

1        FIZ o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,

2        Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

3        Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

4        E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.

5        Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

6        Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7        E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8        Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

9        E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10      E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.

11      Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Foi a partir deste acontecimento que a história da vida dos primeiros discípulos mudou, pois, imediatamente eles começaram a pregar o Evangelho e viver unicamente para o Senhor.

Paulo, uma vida transformada após o Senhor Jesus Cristo ressurreto aparecer na estrada de Damasco.

Paulo era um perseguidor da Igreja, prendia e maltratava os crentes, mas sua vida mudou totalmente após Jesus aparecer para ele na estrada para Damasco após a ressurreição. Assim diz a Palavra de Deus: Atos 9:1-6.

1        E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

2        E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3        E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4        E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5        E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

6        E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

A ressurreição do Senhor Jesus Cristo foi provada:

Se você fizer uma visita a Jerusalém não encontrará o corpo do Senhor no sepulcro. A sepultura está vazia, se Ele não tivesse ressuscitado o seu corpo estaria lá. Outra prova muito importante é o fato de os anjos terem testemunhado que Ele havia ressuscitado conforme havia prometido. Mateus 28:5-7. Outra grande prova de sua ressurreição é que Jesus se mostrou para várias pessoas. (Mateus 28:5,9,16-17; Marcos 16:9; Lucas 24:13-35; João 20:19,24,26- 29; 21:1-14; Atos 1:6-8; I Coríntios 15:5-7). Não há como duvidar deste maravilhoso fato. O Senhor Jesus Cristo realmente ressuscitou.

A importância da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo para todos nós:

Nós, os que cremos Nele, ressuscitaremos naquele grande dia, porque Cristo ressuscitou primeiro.

A sua ressurreição é a garantia da nossa ressurreição. I Coríntios 15:20-23.

Porque Cristo ressuscitou, ELE nos dará um corpo glorioso no dia em que Ele nos ressuscitar: I Coríntios 15:35:49.

O que creem no Senhor Jesus Cristo que ressuscitou dos mortos terão vitória sobre a morte. I Coríntios 15:50-58.

Conclusão: Glória a Deus porque Cristo ressuscitou. Nosso Deus venceu a morte e nos deu a vitória. Aleluia para todo o sempre.

Facebook
WhatsApp
Email
X

Sobre o autor

VALMIR
Pastor Ordenado
Registro 001457