A lição para encher nossos corações de júbilo e entendermos melhor o sentido da verdadeira adoração que vem do Espírito e, através de nossos corpos, expressarmos de maneira viva e forte as maravilhas de Deus.
Aclamai é o tema da festa da igreja que está em Teresina, e nesta manhã do primeiro dia da semana iremos entender o que significa “aclamai”, uma palavra de sete letras que, em si, engloba as manifestações espirituais dos adoradores do Deus Todo Poderoso aqui na terra.
O que significa aclamai? Embora essa palavra pareça comum, a maioria de nós não deu tempo com a finalidade de pesquisar a profundidade dessa palavra. Vejamos agora o significado de “aclamai” no contexto espiritual. “A palavra “aclamai” significa exaltar, louvar com alegria, proclamar em voz alta. Na Bíblia, este termo está frequentemente ligado à adoração a Deus, ao reconhecimento da Sua soberania e ao convite para que todo o povo se una em júbilo diante Dele.
Nosso versículo: “Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo”. (Salmos 47:1). É importante que façamos uma análise rápida desse versículo. Batei palmas, Deus fez nossas mãos e elas são capazes de fazer muitas coisas. Então, para glorificar a Deus, podemos usá-las para aplaudir o Senhor, isso é bater palmas. Todos os povos, aqui trata da universalidade daqueles que devem glorificar o nome de Jesus, pessoas de todas as raças, tribos, línguas e nações. Aclamai a Deus com voz de triunfo, somente o Senhor nosso Deus é digno de ser aclamado, e esse louvor e adoração deve ser dado não com voz tímida, mas com voz de triunfo, voz de vitória, elegante, forte, fervorosa, poderosa, isso sim glorifica a Deus e nos mostra o verdadeiro significado de aclamar ao Senhor.
ACLAMAI AO SENHOR
MOISÉS
Êxodo 15:1,2
Moisés fez um cântico aclamado ao Senhor após a travessia do Mar Vermelho. Não temos como saber o tamanho da alegria após o Senhor ter aberto o mar vermelho e o povo de Israel passado a pé enxuto. Moisés fez esse cântico e engrandeceu ao Senhor dizendo:
¹ Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
² O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
Moisés era um homem sedento pela presença de Deus, sua vida foi marcada por desafios, mas sempre buscou a presença de Deus para vencer. Como podemos ver, a alegria dos homens e mulheres de Deus está em aclamar ao Senhor e exaltá-lo na presença de todos. A história da vida de Moisés nos prova que ele foi um dos poucos homens que desejou ver a face do Senhor, isso ele não conseguiu porque é impossível um homem ver a face de Deus e continuar vivo. O Senhor, todavia, o colocou numa penha e, pondo a mão sobre Moisés, permitiu que ele visse a glória de Deus, pois passou por ele. Glória a Deus.
O exemplo de Moisés em glorificar ao Senhor e aclamar o seu maravilhoso nome nos mostra que nossa maior alegria é o Senhor.
DAVI
2 Samuel 6:14-15
Este homem realmente tinha o coração ligado ao Senhor. Sua maneira de engrandecer ao Senhor entrou para a história de alguém que sentia a alegria do Senhor em toda a sua dimensão. 2 Samuel 6:14-15
¹⁴ E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
¹⁵ Assim Davi e toda a casa de Israel fizeram subir a arca do Senhor, com júbilo, e ao som das trombetas.
O povo de Deus, quando celebra ao Senhor, faz um barulho tão maravilhoso e não tem nenhuma timidez, é capaz de dançar no meio da rua engrandecendo Àquele que nos abençoa todos os dias.
JOSAFÁ.
2 Crônicas 20:21,22
O rei Josafá tinha que enfrentar uma grande batalha, ele sabia que não poderia vencê-la com as próprias forças e nem com a experiência do seu exército, então ele fez algo novo, colocou cantores para exaltar e aclamar ao Senhor. Vamos ler: 2 Crônicas 20:21-22.
²¹ E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre.
²² E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
A vitória é certa quando exaltamos com júbilo ao Senhor, quando entendemos que não é por nossa força e sim pela poderosa mão de Deus que a vitória vem. A estratégia do rei Josafá foi colocar os cantores para exaltar a Majestade santa, o Poderoso Deus, e assim a vitória veio e os inimigos foram desbaratados.
NO DIA EM QUE OS ALICERCES DO TEMPLO FORAM LANÇADOS
Esdras 3:10-13
Este dia se tornou memorável para o povo de Deus, aqueles que viram os alicerces serem lançados em Jerusalém aclamaram ao Senhor, foi tamanha a alegria que não se podia discernir as vozes de choro das vozes de alegria. Esdras 3:10-13
¹⁰ Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor conforme à instituição de Davi, rei de Israel.
¹¹ E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo graças ao Senhor, dizendo: porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao Senhor, pela fundação da casa do Senhor.
¹² Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria.
¹³ De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe.
Quando o povo fé em ação louva e exalta ao Senhor com altos louvores, estamos na verdade fazendo o que todo servo de Deus deve fazer, porque, se passarmos o dia todo e a noite louvando a Deus, ainda é pouco.
AS MULHERES E AS CRIANÇAS
Neemias 12:40-43
A Palavra de Deus é completa, após uma longa jornada de reconstrução, enfrentando inimigos e grandes obstáculos, chegou a hora de glorificar ao Senhor, pois a vitória vem do Senhor, somente o Deus Todo Poderoso derrota nossos inimigos e nos dá força para reconstruir o que foi destruído.
Neste dia, houve em Jerusalém – que tinha sido destruída – um louvor e uma grande alegria, que se ouvia de muito longe. O que nos chama atenção é a participação das mulheres e das crianças. Vamos ler o versículo. Neemias 12:40-43
⁴⁰ Então ambos os coros pararam na casa de Deus; como também eu, e a metade dos magistrados comigo.
⁴¹ E os sacerdotes Eliaquim, Maaseias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias, com trombetas.
⁴² Como também, Maaseias, Semaías, Eleazar, Uzi, Joanã, Malquias, Elão e Ezer; e faziam-se ouvir os cantores, juntamente com Jezraías, o seu superintendente.
⁴³ E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe
CONCLUINDO
Aclamai é uma atitude que nasce no coração, vem do nosso espírito com tanta alegria que nos faz transbordar diante da majestade do Senhor, que nos criou, que nos salvou e que todos os dias nos abençoa de manhã com a sua misericórdia e durante o dia com a sua bondade. Nosso Deus se alegra quando exaltamos o seu nome.
Glória a Deus.
