Apocalipse 16:13-14

7 de setembro de 2025

“Espíritos Malignos Semelhantes a Rãs”

Estamos estudando o livro do Apocalipse, nossas lições abordam acontecimentos e personagens nos vinte e dois capítulos do livro. Em nossa lição de hoje iremos estudar sobre uma obra maligna que acontecerá nos últimos dias. No decorrer da lição iremos saber, através da Palavra de Deus, quando isso acontecerá.

Um lembrete

Desde os primeiros tempos pronunciamos uma frase nas igrejas fé em ação que diz: “A Bíblia é a arma do crente”. Exatamente isto, então gostaríamos de saber: você trouxe hoje a sua bíblia para a grande escola bíblica dominical? Andar com a Palavra de Deus é para todos os crentes uma grande bênção, e trazê-la para a Escola Dominical, além de ser uma bênção, ajudará ao irmão e a irmã procurar as referências e conferir com a Bíblia se os fatos apresentados estão de acordo com a Palavra.

Para lembrar com a classe

Os espíritos imundos, ou espíritos malignos, são anjos que caíram na rebelião, quando Lúcifer se rebelou e com ele caíram uma terça parte dos anjos. Os espíritos malignos, que são também chamados de demônios, habitam nas regiões celestiais (regiões celestiais, é o espaço). O reino das trevas tem uma hierarquia, onde o Diabo, que também é chamado de Satanás, adversário, comanda. Para entender melhor sobre a hierarquia do reino das trevas vamos ler: Efésios 6:12.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Os demônios são espíritos, não têm corpos, mas tem formas (um tipo de forma onde se pode ver a decadência, a miséria e a monstruosidade na qual esses anjos caídos se tornaram).

Versículos para a classe memorizar

O professor(a) escolhe um desses versículos para memorizar com a classe.

Efésios 6:12. “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Efésios 6:13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Marcos 16:17.  E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.

Lucas 10:19. Eis que vos dou poder para pisar em serpentes e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum

Tiago 4:7. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

TRÊS ESPÍRITOS IMPUROS EM FORMA DE RÃS

(Apocalipse 16:13-14)

“Então vi sair da boca do Dragão, da boca da Besta e da boca do Falso Profeta três espíritos impuros, semelhantes a rãs. São espíritos de demônios, operadores de prodígios; eles se dirigem aos reis do mundo inteiro, a fim de os reunir para a guerra do grande dia do Deus Todo-Poderoso.”

Estes três espíritos imundos, que tem forma de rãs, saem da boca dos três personagens malignos, um saiu da boca do dragão que é Satanás. Outro saiu da boca da besta, que é o anticristo, e o terceiro saiu da boca do falso profeta (o falso profeta é o líder religioso).

AS RÃS NAS RELIGIÕES PAGÃS

1. Egito Antigo

A rã era um símbolo de fertilidade e vida nova, pois surgia em grande número após as cheias do Nilo, que fertilizavam a terra.

A deusa Heket, representada com cabeça de rã, era protetora da gravidez, do parto e da criação da vida.

 2. Mitologias e Religiões da Ásia

  • China: a rã é associada à lua e à imortalidade, pois acreditava-se que vivia na lua. Também está ligada à chuva, abundância e prosperidade.
  • Japão (xintoísmo e folclore): a rã (kaeru) simboliza boa sorte e retorno (a palavra kaeru também significa “voltar”), sendo usada como amuleto para viagens seguras.
  • Índia (hinduísmo): as rãs aparecem em alguns hinos védicos como sinais de chuva e fertilidade, celebrando o ciclo da natureza.

 3. Religiões e cosmologias indígenas

  • Américas: para diversos povos originários, a rã é símbolo de transformação (da vida aquática para a terrestre), comunicação espiritual e ligação entre mundos (água e terra).
  • Algumas tradições a associam ao chamado da chuva, à cura e à purificação, devido ao seu coaxar antes das chuvas.

Como podemos ver nesta pesquisa, a rã é usada para a idolatria e as práticas pagãs, quando o Senhor mandou a praga das rãs no Egito foi também para mostrar que a deusa idolatrada pelos egípcios nada era, e que eles estavam praticando uma abominação adorando tais deuses. (ft.web/ct).

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO APOCALIPSE 16:13-14

A interpretação é que esses três espíritos imundos, que não são apresentados com nomes, mas que são identificados com a forma de rãs, farão o trabalho de persuasão dos reis e governantes da terra para que sejam mobilizados para o combate contra o Senhor Jesus Cristo. Imaginem a ousadia do diabo em querer combater contra o Senhor Jesus Cristo!

“A fim de os reunir para a guerra do grande dia do Deus Todo-Poderoso”. Esta será a batalha final, neste dia o inimigo saberá o quanto é terrível tentar lutar contra o Deus Todo-Poderoso. Os governantes do mundo serão incentivados por estes demônios, que trabalharão em suas mentes doentias e farão com que cometam essa grande loucura.

Os reis, presidentes, imperadores, todos se mobilizarão, pois estão cegos e dominados pelos demônios em forma de rãs, para combater contra o Criador. Esses governantes se gabarão de suas armas e tecnologias, se sentirão seguros e enganados pelos espíritos imundos, pensarão que poderão vencer o Senhor Jesus Cristo.

“Semelhantes a rãs”, precisamos entender qual o significado desses demônios serem semelhantes a rãs. Vamos pensar sobre as pragas que vieram sobre o Egito, quando Moisés foi chamado por Deus para libertar o povo de Israel.

Êxodo 8:1-6

¹ Depois disse o Senhor a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.

² E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos.

³ E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.

⁴ E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos.

⁵ Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito.

⁶ E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito.

Estes espíritos imundos têm poder para manipular os líderes mundiais. A origem deles (como já vimos anteriormente) vem do diabo (dragão), do anticristo (a besta) e do falso profeta (o líder religioso que promove o anticristo). A influência será terrível, pois os líderes mundiais serão de tal forma enganados que pensarão que a guerra será vencida, pois suas mentes foram totalmente dominadas por estes espíritos manipuladores.

Formas de demônios e espíritos imundos

Quando falamos em “formas”, estamos dizendo que foram assim que tais demônios foram vistos e apresentados na Palavra de Deus. No apocalipse os espíritos imundos se apresentarão com as seguintes formas:

  • Espíritos de rãs (Ap 16:13) – saem da boca do dragão, da besta e do falso profeta.
  • Gafanhotos com aparência monstruosa (Ap 9:3-10).

CONCLUSÃO: As lições no livro do apocalipse têm nos mostrado que o Senhor trará juízo aos homens, ao inimigo e ao reino das trevas. O tempo do fim está chegando.

Facebook
WhatsApp
Email
X

Sobre o autor

VALMIR
Pastor Ordenado
Registro 001457