Nesta lição iremos estudar sobre um dos eventos que acontecerá no final das últimas coisas, que o livro do Apocalipse nos mostra, pois na revelação aparece um anjo misterioso que precisamos entender quem é ele e o que ele fará no final da história humana.
Entendendo o nome
O nome desse anjo aparece na Palavra de Deus em dois idiomas: hebraico e grego. Devemos lembrar que o Antigo Testamento foi escrito em hebraico e o Novo Testamento foi escrito em grego. O nome desse anjo no hebraico é Abadon e no grego Apollyon. Agora, para entendermos melhor o significado desses dois nomes, vejamos nesta pesquisa:
1. Significado e Origem do Nome
- Em hebraico, “Abadon” (אֲבַדּוֹן) significa “destruição” ou “lugar de destruição”, aparecendo várias vezes na Bíblia Hebraica como sinônimo de Sheol (o mundo dos mortos) (E;B).
- Em grego, a tradução é “Apollyon” (Ἀπολλύων), que significa “o Destruidor” (E.B)
O nome Abadon, no Antigo Testamento, como podemos ver em algumas passagens das Escrituras, está relacionando ao Sheol (Jó 26:6; Provérbios 15:11), demonstrando que o Sheol e Abadon estão descobertos diante do Senhor.
No Antigo Testamento o uso do nome Abadon estava relacionado à ideia de morte, destruição, deixando bem claro que nada está encoberto aos olhos de Deus. Tudo está sob o seu controle.
2. Apollyon no Novo Testamento
Iremos agora analisar o nome Apollyon no Novo Testamento que é o mesmo nome para Abadon no Antigo Testamento. Apollyon aparece no Novo Testamento apenas uma vez, em Apocalipse 9:11. Têm por rei o anjo do abismo; o seu nome em hebraico é Abadon, e em grego, Apollyon”.
3. O abismo
A Palavra de Deus nos fala de três lugares onde estarão os homens depois da morte, o primeiro é o céu (paraíso) a todos os que aceitaram o Senhor Jesus Cristo como salvador. O segundo é o inferno (lugar para os mortos ímpios antes do julgamento). O terceiro é o lago de fogo (que é o destino final, onde o diabo, a besta, o falso profeta e todos os ímpios estarão e serão eternamente atormentados).
O abismo deve ser um lugar dentro do inferno, pois o anjo do abismo sai desse lugar e – de acordo com a Bíblia – ninguém poderá sair do lago de fogo, portanto, é óbvio que esse abismo é um lugar no mais profundo do inferno.
O abismo é um lugar de sofrimento e de confinamento, este lugar é temido até mesmo pelos demônios, daí nota-se que esse “anjo do abismo” é um ser terrível que tem uma hoste de demônios ao seu comando. Os demônios que o Senhor Jesus expulsou de um homem pediram para não serem mandados para o abismo, vejam o quanto esse lugar é indesejável. (Lucas 8:26-31).
²⁶ E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galileia.
²⁷ E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
²⁸ E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
²⁹ Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
³⁰ E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.
³¹ E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.
É importante lermos o que diz a Palavra de Deus, assim podemos perceber o quanto esse lugar chamado abismo é assustador, que até mesmo os demônios temem ir para este lugar. Mas quem é esse anjo do abismo que sai para atormentar as pessoas na terra, aquelas pessoas que não tem o selo de Deus?
O ANJO DO ABISMO
O capítulo nove do livro do Apocalipse bem podíamos chamar de o capítulo dos juízos de Deus, pois o que está revelado neste capítulo é muito assustador. Apollyon aparece e é identificado como o “anjo do abismo”, o rei dos gafanhotos demoníacos, que sairão após o toque da quinta trombeta e eles atacarão os homens que não tem o selo de Deus, tudo será permitido por Deus.
Esse ser chamado de o anjo do abismo é um líder das hostes malignas. Este anjo, associado à estrela que caiu do céu (Apocalipse 9:1), é visto como o líder de criaturas demoníacas que emergem do abismo para atormentar os ímpios. Um demônio do reino das trevas que recebe permissão para atormentar os homens no final dos tempos como parte dos juízos de Deus. (Provérbios 15:11); (Apocalipse 9:11).
OS GAFANHOTOS COMANDADOS PELO ANJO DO ABISMO
Gafanhotos do Apocalipse (Ap 9:1-11)
Eles fazem parte da visão de João quando o quinto anjo toca a trombeta, liberando do “poço do abismo” criaturas simbólicas que ele descreve assim: Características principais (segundo o texto bíblico):
Origem dos gafanhotos: saem da fumaça do poço do abismo, após a queda da “estrela” .
Natureza: chamados de “gafanhotos”, mas com aparência incomum — são seres espirituais com aparência terrível, não são insetos comuns.
Dano: não destroem vegetação, mas ferem os homens que não têm o “selo de Deus na testa”.
Duração do ataque deles aos homens: atormentam por cinco meses.
Aparência: Parecem cavalos preparados para a guerra. Neste ponto é importante que todos os alunos da classe possam acompanhar a leitura da Bíblia para entender como será a aparência destes seres que sairão do abismo.
- Cabeças com algo semelhante a coroas de ouro.
- Rostos como rostos humanos.
- Cabelos como cabelos de mulher.
- Dentes como de leão.
- Peitorais como couraças de ferro.
- Ruído das asas como de carros com muitos cavalos correndo para a batalha.
- Caudas como de escorpiões, com ferrões para ferir.
- Comando: têm como rei o “anjo do abismo”, chamado em hebraico Abadom e em grego Apolion (“Destruidor”).
CONCLUSÃO
Em nossa lição de hoje aprendemos sobre o anjo do abismo, um ser terrível, um destruidor que está subordinado às ordens de Deus. Os gafanhotos não são insetos, são seres malignos que sairão do poço do abismo. Para muitos, estas aparições são simbólicas e não literais, para nós que seguimos e cremos no que diz a Palavra de Deus, ela é literal, pois de fato no final dos tempos esse anjo do abismo sairá e – acompanhado dos gafanhotos – atacará uma terça parte das pessoas que habitam na terra naqueles dias.
