As Coisas Espirituais

25 de maio de 2025

As coisas espirituais devem ser observadas com maior interesse por todos nós: os servos e as servas de nosso Senhor Jesus Cristo. Algumas dessas coisas já aconteceram em nossas vidas, dentre elas podemos destacar a nossa conversão, pois nesse dia, após ouvirmos a Palavra de Deus, o Espírito Santo nos fez entender a nossa situação de pecadores perdidos e, neste dia, entregamos nossas vidas ao Senhor, após o arrependimento de nossos pecados. 

Outro momento dentro das coisas espirituais foi o selo com o Espírito Santo (Ef.1:12-14). Foi algo inédito, que aconteceu uma única vez, e não nos foi permitido ver, apenas sentir. Em seguida descemos às águas, fomos batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

Nesses primeiros dias ou meses, tudo era novo, pois um desejo de servir ao Senhor aumentava a cada dia, nos sentimos vivificados e passamos a viver e a entender o que significa ser nova criatura. 

Será que era só isso que o Senhor tinha pra nós? Essa pergunta será respondida durante a nossa lição de hoje. Vamos perguntar para alguns servos de Deus que tem suas histórias registradas na Palavra de Deus.

O profeta Daniel, que muito jovem foi levado cativo para a Babilônia, teve muitos momentos onde presenciou e viveu as coisas espirituais. Devemos lembrar desde os primeiros dias na Babilônia, quando ele viu a mão de Deus sobre ele e sobre os seus amigos, daí começou na sua vida acontecer as coisas espirituais. Ele buscava as coisas espirituais, orava muito mesmo sabendo que a sua vida estivesse em perigo: Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. (Daniel 6:10). 

Daniel viu em suas visões grandes maravilhas e conversou com o anjo Gabriel e outros, ele foi um homem que viveu as coisas espirituais, mas mesmo assim não achava que já tinha chegado ao limite das coisas que Deus tinha pra ele, no sentido espiritual. As visões e revelações que Daniel recebeu, mostram o quanto é importante buscarmos as coisas espirituais. Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu. (Daniel 2:19). Este homem vivia as coisas espirituais no dia a dia e por isso foi abençoado com visões, revelações e interpretações de sonhos. 

ISAÍAS 

O profeta Isaías era da família real, teve uma juventude onde não lhe faltou nada material, mas ele sempre sentiu necessidade de ter mais de Deus, de viver mais para o Senhor e viver as coisas espirituais. O livro do profeta Isaías é tão completo que o número de capítulos são sessenta e seis, o mesmo número dos livros que compõem a Bíblia Sagrada. No capítulo seis do livro de Isaías ele nos relata a experiência que ele teve com as coisas espirituais. Nesta visão ele viu o trono do Senhor, uma visão que poucos tiveram, assim ele relata esse momento que marcou a sua vida. (Isaías 6:1-8).

¹ No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.

² Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

³ E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

⁴ E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

⁵ Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.

⁶ Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

⁷ E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

⁸ Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. 

Nessa visão Isaías viu o Senhor em seu trono e viu também os anjos Serafins (esses anjos ainda não tinham sido vistos por ninguém, Isaías foi o único profeta que os viu). As coisas espirituais vistas por Isaías nos provam o quanto o Senhor abençoa e honra aqueles que neste mundo buscam as coisas espirituais de todo o coração. 

A humildade de Isaías ao dizer que ia morrer porque era um homem de lábios impuros nos mostra também que aqueles que tiveram experiências com as coisas espirituais foram humildes e deixaram muito claro que precisavam de mais.

PAULO 

Este servo do Senhor que antes de se converter perseguia os crentes, teve várias experiências após sua conversão, chegando mesmo até a ser arrebatado ao paraíso (2 Coríntios 12:4). Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. Paulo não se sentia realizado ou pensava que já tinha alcançado tudo o que o Senhor havia preparado pra ele, foi por isso que ele disse as seguintes palavras: Não que já a tenha alcançado, ou que já seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. (Filipenses 3:12). 

O RECEIO DAS COISAS ESPIRITUAIS

Para falarmos em nossa lição de receio das coisas espirituais podemos dizer que uma grande parte dos crentes de hoje são tímidos no que diz respeito a buscar e a viver as coisas espirituais. De onde vem esse receio, ou talvez medo?  Essa é uma questão a ser estudada, pois a vontade de Deus é que como crentes o nosso crescimento espiritual seja contínuo. Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2 Pedro 3:18). Quando crescemos na graça e aumentamos o nosso conhecimento do Senhor Jesus Cristo, nós ultrapassamos as barreiras do natural. 

Muitas pessoas, até mesmo pessoas crentes, talvez não entendam quando qualquer um de nós aqui começar a viver as coisas espirituais. É que nós estamos tão familiarizados com as coisas naturais que, quando aparecem as coisas espirituais, temos receio e medo de vivê-las, e então vem o nosso atraso e prejuízo por nós buscarmos as coisas espirituais. Observe que o homem natural não vai lhe entender e tão pouco entenderá as coisas espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Coríntios 2:14).

“ISSO NÃO É NORMAL”

Você já ouviu alguém dizer essa frase com uma irmã ou com um irmão que está orando muito mais do que orava, ou jejuando acima da média, ou sendo fiel nos dízimos e ofertas, ou evangelizando mais e zelando pela doutrina e os usos e costumes. Quando uma pessoa da igreja resolve fazer uma doação de um imóvel ou de um carro ou algum objeto valioso para a obra de Deus, alguns dirão que isso não é normal. Se uma pessoa resolve se dedicar unicamente para servir a Cristo, e deixa tudo para trás, não faltará alguém para dizer que está louco(a). 

No início da igreja foi normal o exercício dos dons espirituais e isso durou séculos, também foi normal a doação de bens para a obra de Deus, desde o exemplo de Barnabé, que vendeu um campo e doou para a manutenção da igreja, mas hoje quando um servo ou serva de Deus se levanta e faz esse tipo de coisa espiritual é tido como louco ou fanático. (Atos 4:37). 

Houve no decorrer dos séculos uma troca do “Maravilhas de Deus” por “Isso não é normal”. Para o mundo, normal é faltar aos cultos, normal é homem se vestir como mulher e mulher se vestir como homem; normal é filho desobedecer aos pais e sair de casa para morar sozinho ou com um amigo(a); normal é os namorados praticarem sexo antes do casamento; normal é não contribuir com a igreja; normal é andar conforme o curso desse mundo. 

É importante notarmos que nós não somos chamados para sermos iguais ao mundo, nós somos diferentes e andamos na contramão do mundo. (Malaquias 3:18). O Senhor Jesus Cristo não veio ao mundo para salvar um povo e torná-lo menos santo do que os santos do Antigo Testamento, se uma pessoa tentar edificar o povo de Deus com outro propósito, estará fora dos planos do Senhor para sua igreja.

COISAS ESPIRITUAIS SÃO PARA ESPIRITUAIS

Realmente é impossível uma pessoa que não é espiritual entender as coisas espirituais. Esse é um dos motivos principais de muitos crentes até blasfemarem a respeito das coisas do Espírito. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. (1 Coríntios 2:13). As coisas espirituais só podem ser entendidas e discernidas pelos irmãos que são espirituais. ¹⁵ Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Coríntios 2:15). Em uma igreja onde há pessoas que desejam ardentemente as coisas espirituais, a vida dos crentes é frutífera. Quando o crente busca as coisas espirituais, chegará a este nível, conforme podemos ver em Efésios 3:16-19,

¹⁶ Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;

¹⁷ Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando enraizados e fundados em amor,

¹⁸ Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,

¹⁹ E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 

POR ONDE COMEÇAR A VIVER AS COISAS ESPIRITUAIS?

Essa é uma pergunta muito interessante, e a resposta é muito simples: Basta que em seu coração tenha o desejo e a vontade de viver uma vida onde o Senhor Jesus Cristo é o centro.  “Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”. (Deuteronômio 4:29). Para começar, busque ao Senhor Jesus Cristo de todo o teu coração, com toda a tua alma, isto quer dizer que não sobrará nada para ti e para ninguém. 

Se, porventura, você ainda não exerce nenhuma atividade na igreja, comece agora, fale com o pastor ou com a missionária e diga que pretende servir ao Senhor fazendo alguma coisa na igreja, assim o seu espírito estará mais ligado às coisas espirituais e começará o ministério do serviço na casa de Deus.

Se você já participou do culto das 5:30 da manhã, continue vindo, se não participa comece agora a oração pela madrugada, quem busca ao Senhor na madrugada encontra.

Finalmente gostaria de saber como está a sua participação nos cultos de avivamento? Estes cultos são essenciais para que o espírito do crente viva as coisas espirituais de maneira muito evidente. Isso aconteceu no dia de Pentecostes, quem estava lá recebeu a bênção; o mesmo ocorreu na casa de Cornélio (Atos 10), quem estava lá foi abençoado com a bênção dos dons espirituais.

Vamos ser espirituais e viver as coisas espirituais. 

Facebook
WhatsApp
Email
X

Sobre o autor

VALMIR
Pastor Ordenado
Registro 001457