Eu Serei com a Tua Boca e te Ensinarei

Lição para o dia: 2 de fevereiro de 2025

(Êxodo 4:12)

Sejam todos bem-vindos à grande escola bíblica dominical, no dia de hoje daremos continuidade ao estudo sobre Moisés, o homem escolhido por Deus para a libertação dos filhos de Israel do Egito. Nossa lição é uma exegese sobre a vida desse grande líder usado por Deus e que glorificou o nome do Senhor. Vamos recomeçar no capítulo quatro do livro de Êxodo.

CAPÍTULO 4 DO LIVRO DE ÊXODO

Moises diz ao Senhor que os filhos de Israel não irão dar crédito a ele.

1 Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. (Êxodo 4:1)

Na verdade Moises conhecia muito bem os Israelitas e com certeza iriam dizer que ele era mais um dos muitos profetas que apareciam naqueles dias, que depois era afugentado ou até presos e mortos pelos feitores egípcios. Moisés sabia que não seria fácil chegar assim e dizer que Deus lhe enviará para libertar o seu povo. O Senhor então mostra a Moisés que estava com ele, e que muitas maravilhas seriam feitas por Moisés em nome do Senhor, por isso vem a transformação de uma vara em cobra e ao mesmo tempo a cobra se torna uma vara quando Moisés a pega pela cauda. Depois disso, Deus manda Moisés colocar a mão no seio (peito) e, quando ele a tira, a mão está leprosa, em seguida Deus manda Moisés colocar de novo e a mão está totalmente limpa.

2 E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. 3 E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. 4 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão; 5 Para que creiam que te apareceu o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. 6 E disse-lhe mais o Senhor: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve. 7 E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne. (Êxodo 4:2-7).

Nos versículos 8 e 9 do capítulo 4, O Senhor diz a Moisés que, se o povo de Israel não crer no primeiro sinal, crerão no segundo. No versículo 9, Deus diz que Moisés poderá até transformar as águas do Nilo em sangue. Tudo isso disse o Senhor a Moisés para que ele entendesse que o Senhor o enviará ao Egito com o poder do seu grande nome.

Agora Moisés diz ao Senhor que não sabe falar, ele tinha sido instruído em toda a ciência do Egito, mas nesse momento alegou que não sabia falar e que era pesado de língua, e nesse momento o Senhor contesta sua afirmação mostrando que quem criou tudo foi o Senhor. (Êxodo 4:10-12).

10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. 11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? 12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

Essa é a desculpa que muitos acham quando são chamados para servir a Deus, uns dizem que não sabem falar, outros dizem que não tem conhecimento, e assim a obra de Deus é prejudicada. No versículo 13, Moisés fala e o Senhor se ira contra ele e diz que Arão, o irmão dele, seria uma espécie de porta voz de Moisés.

14 Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. 15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. 16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. (Êxodo 4:14-16).

O Senhor conhece tudo e sabia que Arão poderia falar ao Faraó, mas o fato de Moisés se esquivar irritou o Senhor, pois Deus havia preparado Moisés durante muito tempo para essa missão.

O Senhor continua com o seu propósito, Moisés é o escolhido e Arão será o mensageiro. Estas foram as palavras do Senhor:

15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. 16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. 17 Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. (Êxodo 4:15-17).

Moisés deveria levar a vara pois ela seria o instrumento pelo qual Moisés faria os sinais, mostrando que o Senhor o tinha enviado.

Moisés, ciente da missão que o Senhor tinha lhe encarregado, vai até o seu sogro Jetro e comunica sua decisão de ir ao Egito.

18 Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz. (Êxodo 4:18).

Logo em seguida o Senhor comunica a Moisés que todos os que buscavam a sua morte no Egito tinham morrido (O Senhor age e domina todas as coisas).

19 Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram. 20 Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão. (Êxodo 4:19).

Moisés torna ao Egito, levando sua mulher e seus filhos.

O Senhor disse a Moisés que ele deveria fazer todos os sinais e maravilhas diante do Faraó, mas preveniu a Moisés dizendo que iria endurecer o coração do Faraó, mesmo diante dos sinais e maravilhas. O propósito era que o Faraó com o coração endurecido fosse quebrado por Deus, para que o Egito soubesse que existe um Deus nos céus que domina e controla todas as coisas.

21 E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo. (Êxodo 4:21).

Agora é feita pelo Senhor uma menção aos primogênitos, tanto ao primogênito de Deus, que é Israel, quanto a primogênito do Faraó, a este último Deus diz que se o Faraó não deixar ir o seu povo Ele iria matar o primogênito dele.

22 Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. 23 E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito. (Êxodo 4:22-23).

Mais tarde aconteceu exatamente isto que está escrito no versículo 23.

Ainda na jornada para o Egito, aconteceu um episódio. Moisés não circuncidou seus filhos e o Senhor quis matá-lo. Era estranho que o homem usado por Deus para ser o legislador de Israel, não cumprisse a própria lei do Senhor, esquecendo ou deixando para depois a circuncisão de seus filhos, não sabemos, portanto, como foi que Deus quis matar Moisés, se foi por meio de doença ou outra coisa. Zípora agiu e ela mesmo fez a circuncisão, evitando assim o pior.

24 E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar. 25 Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. 26 E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão. (Êxodo 4:24-26).

Deus não iria poupar Moisés, apesar do mesmo ter sido escolhido pelo Senhor. A circuncisão é uma ordem para os filhos de Israel e não podia ser negligenciada por Moisés, mas, graças a ação de Zípora a morte de Moisés foi evitada. Agora, com os filhos circuncidados, a jornada poderia prosseguir.

O Senhor agora fala a Arão e diz: Vai ao encontro de Moisés no deserto, e assim fez Arão. É interessante que Moisés não foi procurar Arão e sim Arão a Moisés. Os dois se encontraram no deserto.

27 Disse o Senhor a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o. 28 E relatou Moisés a Arão todas as palavras do Senhor, com que o enviara, e todos os sinais que lhe mandara. (Êxodo 4:27-28).

Moisés falou tudo a Arão, sobre a missão para a libertação dos filhos de Israel, bem como sobre os sinais. Os dois irmãos agora se dirigem ao Egito.

Moisés e Arão, chegam ao Egito e vão procurar os anciões de Israel. Essa atitude é interessante, pois os anciões formavam uma espécie de conselho, e tinham muito respeito dos filhos de Israel. Nesse encontro Arão relatou pormenorizadamente como o Senhor falou a Moisés e comunicou que Deus o havia enviado ao Egito para libertar o seu povo.

29 Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel. 30 E Arão falou todas as palavras que o Senhor falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo. 31 E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se e adoraram. (Êxodo 4:29-31).

Até aqui estava tudo bem, os anciões aceitaram a missão que já tinha começado, agora a próxima visita seria ao Faraó, e os dois irmãos Moisés e Arão, iriam encontrar um oponente cujo coração tinha sido endurecido pelo Senhor, para que o Egito pudesse ver a glória de Deus.

CAPÍTULO 5 DO LIVRO DE ÊXODO

Estamos agora no capítulo 5. Moisés vai ao palácio do Faraó, e com Arão diz tudo o que o Senhor tinha mandado. Faraó responde com zombaria, e simplesmente ignora o que ouviu.

1 E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. 2 Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel. (Êxodo 5:1-2).

A resposta do Faraó teve duas colocações:

a) Não conheço o Senhor;

b) Não deixarei ir Israel. O rei do Egito não sabia mesmo quem era o Senhor, talvez se soubesse teria imediatamente libertado os filhos de Israel da escravidão, e em segundo lugar ele não queria perder a mão de obra gratuita para construir as suas cidades, pois os filhos de Israel, trabalhavam diuturnamente para suprir a mão de obra do Faraó.

É possível que Moisés não tenha ficado perplexo com a resposta do Faraó, porque ele sabia que o Senhor iria endurecer o coração do Faraó, mas, a luta estava apenas começando.

Moisés e Arão repetem o pedido a Faraó, era apenas para ir adorar ao Senhor, numa distância de três dias de caminhada, conforme observamos na Palavra de Deus.

3 E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada. (Êxodo 5:3).

Moisés avisa o que pode acontecer ao Faraó e ao Egito, se ele não deixar o povo de Deus adorar ao Senhor no deserto.

Neste instante o Faraó começa a mostrar a dureza e tira a palavra que era dada para a construção, mas os israelitas deviam ir buscar a palha para que a qualidade dos tijolos não fosse comprometida. A palha serve para que os tijolos não trinquem, ela serve como uma espécie de liga ou dilatador. (Êxodo 5:4-9). O Faraó aumentou o trabalho e disse que a quantidade de tijolos feitos no dia anterior, quando era dada a palha, deveria ser mantida.

Moisés e Arão enfrentam o primeiro problema com os filhos de Israel. Quando o Faraó proibiu que se dessem palhas para a fabricação de tijolos o trabalho dobrou para os israelitas, e por isso entre os oficiais do povo e o próprio povo houve a primeira revolta contra Moisés e Arão. Vamos ler o texto bíblico para entender melhor.

19 Então os oficiais dos filhos de Israel viram-se em aflição, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da tarefa do dia no seu dia. 20 E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó. 21 E disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar. 22 Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste? 23 Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo. (Êxodo 5:19-23).

Então o primeiro grande problema não foi somente com o Faraó que aumentou a carga de trabalho, mas também com os israelitas, pois ficaram irados, imaginando que Moisés e Arão vieram para piorar as coisas. É isso que acontece quando há falta de fé.

Moisés faz perguntas ao Senhor e, como vemos, o próprio Moisés está um pouco frustrado, e diz:

22 Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste? 23 Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo”. (Êxodo 5:22-23).

Moisés não estava entendendo o propósito de Deus e o Senhor então explica pra ele como fará, pois, é necessário que tanto os israelitas quanto ao próprio Faraó e o povo do Egito saibam quem é o Senhor. Seria uma revelação de Deus mais profunda do que quando Deus se revelou a Abraão, Isaque e Jacó. Para Moisés e para o povo, tinha acontecido a primeira decepção, mas para Deus era apenas o início da grande manifestação do poder de Deus.

CAPÍTULO 6 DO LIVRO DE ÊXODO

O Senhor fala então para Moisés:

1 Então disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra. 2 Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor. 3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido. 4 E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos. 5 E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança. 6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. 7 E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; 8 E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor. (Êxodo 6:18).

O primeiro problema aparece para Moisés: Os anciões, o povo e o próprio Moisés não estavam entendendo o processo. O Senhor trabalha de acordo com a sua vontade, e os planos de Deus jamais podem ser frustrados. Ninguém atrapalha os planos de Deus, muitas vezes não entendemos, mas o Senhor sabe todas as coisas e pode tudo. Portanto a libertação prometida vai acontecer.

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. (Jó 42:2).

Moisés estava sentindo sua liderança comprometida, pois ele pensava que daquele momento em diante os filhos de Israel jamais lhes dariam ouvidos, e tão pouco o Faraó. Foi assim que Moisés enfrentou o primeiro problema e, por incrível que pareça, todo líder, pastor, que trabalha com gente passa por momentos iguais a esse. Moisés então fala ao Senhor depois do que ele ouviu do Senhor, que o Senhor iria dar a terra prometida aos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó.

9 Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.

10 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: 11 Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra. 12 Moisés, porém, falou perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios. (Êxodo 6:10-12).

Moisés não somente argumenta que o povo e o Faraó não o ouvirão e ainda diz que é incircunciso de lábios. Diante de tudo isso, Deus não desiste e vai usar Moisés para libertar o seu povo.

CONCLUSÃO DA SEGUNDA LIÇÃO

Quando o Senhor apareceu a Moisés na sarça ardente, Moisés aceitou de prontidão que iria e daria certo ou ele retrucou e apresentou desculpas que ele não seria a pessoa ideal para essa missão?

Na sua opinião, qual foi o propósito do Senhor em realizar os dois sinais, a vara que foi transformada em cobra e a mão que ficou leprosa e foi restaurada?

O que você vê no episódio da circuncisão dos filhos de Moisés?

Quando Moisés vai ao Faraó a primeira vez e as coisas complicam para os israelitas, o que você acha que passou pela cabeça de Moisés diante do aparente fracasso, pois Moisés não sabia tudo o que o Senhor tinha planejado?

Na igreja é mais fácil resolver com as pessoas de dentro da igreja ou com os de fora? Partindo da experiência de Moisés com os israelitas e com o Faraó.

Facebook
WhatsApp
Email
X
plugins premium WordPress