1 Tessalonicenses 1:10
E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
Introdução.
Há muita especulação relacionada ao arrebatamento da igreja, interpretações equivocadas, heresias e muita confusão. Entender biblicamente sobre este assunto é extremamente necessário, pois quando o crente tem firmeza de fé não é levado por ventos de doutrinas, nem será presa fácil de falsos ensinos.
Efésios 4:14
Para que não sejais mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulentamente.
Em nossa lição iremos fazer uma análise bíblica acerca deste grande evento que está prestes a acontecer e que nos enche de alegria e esperança.
Quando será o arrebatamento?
Muitos homens e mulheres já enganaram muitas pessoas, marcando o dia e até a hora da vinda do Senhor. No entanto, ao olharmos para a Palavra de Deus, encontramos a resposta certa para esse mistério.
Mateus 24:36
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Marcos 13:32
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. 1 Tessalonicenses 5:1
Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite.
A Bíblia enfatiza a importância de nossa preparação exatamente pelo fato de não sabermos precisamente quando será aquele dia; por isso, o crente deve estar em constante preparação.
Um marco Escatológico
Ao estudarmos escatologia, ramo da teologia que estuda o Apocalipse e o fim, entendemos pela Palavra de Deus que há uma sequência de fatos que ocorrerão. Nós, do MPFA, cremos pela Palavra de Deus que o arrebatamento dará início a uma sucessão de outros acontecimentos, como o Tribunal de Cristo, as Bodas do Cordeiro, a Grande Tribulação, a Parousia, que também é chamada de Segunda Vinda, o Milênio e o Grande Trono Branco. Estes assuntos serão estudados em outras lições.
Alguns especulam que a vinda do Senhor ocorreria apenas uma vez, que seria no meio ou após o período conhecido como a Grande Tribulação. Tal ensino não encontra respaldo ou coerência na Palavra de Deus, pois a Bíblia nos assegura que a igreja, a noiva de Cristo, será guardada da hora da tentação que virá sobre a terra.
Apocalipse 3:10
Porque guardaste a palavra da minha paciência, também te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
O texto escrito por João no original grego aponta para uma remoção ou retirada da igreja antes do período da Grande Tribulação.
Para entendermos melhor acerca de como seria essa remoção, vamos relembrar alguns acontecimentos bíblicos que apontam para a retirada da igreja da terra.
O justo é guardado da ira.
Ló era um homem justo e, por causa dos pecados dos habitantes de Sodoma, ele vivia com sua alma enfadada pela dissolução dos homens abomináveis daquele lugar. Quando Deus resolveu destruir a cidade, Ele enviou dois anjos para tirarem Ló e sua família antes de destruir a cidade.
2 Pedro 2:7-8
E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis. Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa pelo que via e ouvia dos seus feitos injustos.
O pecado naquele lugar não era apenas praticado, era normalizado e aceito pelas pessoas. Ló, um homem justo, ao ver aquela situação, afligia sua alma; por isso foi ele poupado com sua família. Os anjos tiraram Ló para fora da cidade antes de queimá-la.
Gênesis 19:16
Ele, porém, demorava-se; e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso; assim o tiraram para fora da cidade.
Após tirarem Ló e sua família da cidade, a ordem do anjo foi que Ló se apressasse para ir até Zoar, pois o anjo disse que não faria nada antes que Ló chegasse ao local.
Gênesis 19:22
Apressa-te, escapa para ali; porque nada farei enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome daquela cidade Zoar.
Antes de incendiar a cidade, Deus não apenas tirou Ló e sua família de lá, como também garantiu que eles estivessem em segurança. Somente quando Ló estava em Zoar é que Deus incendiou Sodoma. Este fato aponta escatologicamente para a retirada da igreja da terra antes do derramar da ira de Deus durante a Grande Tribulação. O Senhor levará a sua noiva, justa e santa, enquanto castigará os homens ímpios e abomináveis que rejeitarem a justiça de Deus.
O cordão de escarlate
Raabe era uma prostituta que tinha sua casa sobre o muro da cidade. Quando Josué enviou os espias para observarem a cidade, aquela mulher os acolheu, os escondeu em sua casa e garantiu que eles saíssem em segurança. Antes dos espias saírem, aquela mulher pediu misericórdia, pois ela sabia que a cidade seria destruída. Então ela estabeleceu um acordo com os espias, onde ela e sua casa seriam poupados da destruição.
Josué 2:12-14
12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
13 De que conservareis com vida meu pai e minha mãe, como também a meus irmãos e minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis as nossas vidas da morte.
14 Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciarem este negócio; e será que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
Raabe os fez descer por um cordão de fio de escarlate. Então, os espias lhe disseram que aquele cordão deveria estar atado na janela por onde eles desceram, e assim Raabe e sua família seriam livrados da destruição.
Josué 2:18
Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlate à janela por onde nos fizeste descer, e recolherás em casa contigo teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai.
Josué 2:21
E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu, e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlate à janela.
Quando Josué foi destruir a cidade, enviou os espias para tirarem da cidade Raabe e sua família.
Josué 6:22-24
22 Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
23 Então entraram os jovens espias e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também todas as suas famílias e puseram-nas fora do arraial de Israel.
24 Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão somente a prata, o ouro e os vasos de metal e de ferro deram para o tesouro da casa do Senhor.
Aquela mulher creu que através daquela aliança ela e sua casa seriam poupados da destruição, ao colocar o cordão de escarlate na janela livrou sua vida e de sua família.
Hebreus 11:31
Pela fé Raabe, a prostituta, não pereceu com os incrédulos, acolhendo os espias em paz.
O cordão de escarlate aponta para o sangue de Jesus; a aliança de Raabe com os espias aponta para a aliança da igreja com Cristo; e sua retirada da cidade para não sofrer a destruição aponta para o arrebatamento da igreja, que será tirada da terra antes do derramar dos juízos de Deus sobre os ímpios.
Conclusão
Acreditar no arrebatamento da igreja conforme a Bíblia nos ensina a crer que o sacrifício de Jesus é suficiente para nos livrar de toda condenação, inclusive da ira futura. Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8:1).
Ele comprou a igreja com seu precioso sangue, nos lavou e nos justificou; então é incoerente acreditar que Ele permitirá sua noiva passar pelo sofrimento destinado aos incrédulos. Que possamos, a cada dia, estar preparados para aquele grande encontro com o Senhor.
