Israel

Lição para o dia: 17 de novembro de 2024

Introdução

Todos os dias somos informados pelos meios de comunicação sobre o conflito no oriente médio, principalmente envolvendo a nação de Israel. A desinformação está em alta, pelo fato de o povo judeu não ser amado pela maioria das nações.

Quem já leu a história do povo hebreu (povo de Israel)? Desde os tempos de Abraão, Isaque e Jacó, bem como nos tempos do cativeiro no Egito e da libertação por meio de Moisés, e depois disso as lutas constantes dos reis de Israel contra as nações inimigas para ser um conflito que não tem fim. Na verdade, hoje continua a mesma batalha que aconteceu no passado e o povo de Israel luta para sobreviver.

O que diz a Palavra de Deus? Vamos ler o que disse Isaías em seu livro, inspirado pelo Espírito Santo. “Sobre as suas muralhas, ó Jerusalém, pus guardas, que jamais se calarão, nem de dia nem de noite. Vocês, que farão com que o Senhor se lembre, não descansem, nem deem a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra” (Isaías 62.6-7). Essa profecia está se cumprindo.

OS ACONTECIMENTOS EM ISRAEL NO DIA 07/10/2023

No dia 7 de outubro de 2023 aconteceu um massacre em Israel, conforme foi visto nos noticiários, mas o que de fato aconteceu é muito maior do que imaginamos. Vamos aos relatos para que os irmãos tenham ideia do que de fato aconteceu naquele triste dia. As agências de notícias disseram:

Naquele sábado, 7 de outubro — era o fim de um importante feriado judaico, o Sucot —, os militares israelenses não monitoravam o cerco com Gaza, e os civis nas cidades e em comunidades perto da fronteira não imaginavam que o Hamas, uma “organização terrorista”, segundo a União Europeia, os Estados Unidos e Israel, iniciaria o ataque mais sangrento da história em solo israelense” (fonte: Reuters).

“O nome da operação é “Dilúvio de Al-Aqsa”, em homenagem à mesquita considerada o terceiro local sagrado do Islã em Jerusalém. Foi cuidadosamente preparada, talvez durante um ano, segundo especialistas militares israelenses, sob o nariz dos serviços de Inteligência de um país conhecido por suas capacidades nesse domínio. Enquanto os terroristas invadiam por terra, água e ar, também eram disparados milhares de foguetes em direção a cidades israelenses” MAHMUD HAMS/AFP – 07/10/2023

“O resultado foi uma devastação em pequenas comunidades (kibutzim), onde viviam muitas famílias, com idosos e crianças. Em algumas delas, dezenas de pessoas foram sequestradas e levadas pelos terroristas para a Faixa de Gaza. Nas imagens das câmeras de segurança que vieram a público, os terroristas aparecem caminhando calmamente e fortemente armados pelos kibutzim de Be’eri, Kfar Aza, Nir Yitzhak, Nir Oz, Nirim Amir Cohen/Reuters – 19.10.2023”.

Foi terrível o que aconteceu em Israel.

PALAVRA DO PRESIDENTE DE ISRAEL

“7 de outubro de 2023 é um dia que deve ser lembrado com infâmia, quando milhares de terroristas cruéis invadiram nossas casas, violaram nossas famílias, queimaram, cortaram, estupraram e sequestraram nossos cidadãos, nossos irmãos e irmãs, e com eles, pessoas de 36 nacionalidades diferentes. A atmosfera no local do memorial era sombria enquanto familiares, amigos das vítimas e sobreviventes se consolavam. “Bem-aventurados os que caíram, que foram assassinados e mortos aqui. Jovens que vieram para celebrar e desfrutar da dança e da música — para viver uma vida real de jovens, como qualquer jovem deveria ter direito. Vamos lembrá-los para sempre. oremos com remorso, dor, luto e condolências às suas famílias”, disse Hertzog. Presidente de Israel. (Fonte: CNN Brasil.),

QUEM TEM RAZÃO NESSE CONFLITO?

A terra de Israel é uma bênção dada a Abraão e a todos os israelitas. Quando a impressa escrita e falada diz que Israel invadiu aquele território isso é um engano, a terra desde os patriarcas pertence a Israel. Devemos lembrar que a terra é do Senhor.

“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”. (Salmos 24:1).

A terra onde hoje é Israel com todos os seus termos foi dada aos israelitas após eles terem saído do Egito, o próprio Deus falou assim: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” (Êxodo 19:5-6).

Citamos esses versículos para responder a pergunta sobre quem tem razão nesse conflito. Se olhar para o que dizem os noticiários iremos odiar o povo de Israel, porque se eles falam uma notícia a favor de Israel, logo em seguida falam várias notícias contra.

Foi o criador dos céus e da terra quem deu a terra aos filhos de Israel, portanto eles estão apenas defendendo o direito que eles têm por herança a essa terra. (Gênesis 12:6-7).

E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam, então, os cananeus na terra. E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.

A terra pertence a Israel, outros povos invadiram essa terra, mas conforme a Palavra de Deus, ela foi dada por Deus a Abraão, portanto os judeus não estão dentro de uma terra estranha, eles habitam no que lhes pertence, e hoje essa terra dos judeus não está toda em suas mãos, muitos países tomaram uma parte dela.

DE ACORDO COM A BÍBLIA QUAL O TAMANHO DA TERRA DE ISRAEL?

Se você olhar no mapa hoje verá que Israel é um país pequeno pois suas terras foram invadidas por outros povos. Vamos conferir, de acordo com a Bíblia, qual é de fato o tamanho do território de Israel.

Gênesis 15:17-21.

17 E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.

18. Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;

19. E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu,

20. E o heteu, e o perizeu, e os refains,

21. E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.

Deuteronômio 1:8.

Eis que vos entreguei esta terra; entrai e possuí a terra que Jeová prometeu com juramento a vossos pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, a eles e à sua semente depois deles.

A terra que pertence ao estado de Israel foi dada pelo Senhor a Abraão e aos seus descendentes, não existe nenhuma dúvida, pois, Israel não está querendo tomar terra de ninguém, ele apenas quer aquilo que lhe foi dado por Deus.

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje corresponderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano. (fonte: Wik).

DE QUEM É A CIDADE DE JERUSALÉM?

Jerusalém é disputada por judeus e árabes, e por muitas nações, para isso a história nos conta como essa cidade é desejada por muitos (no tempo das cruzadas, houve guerras para tomar Jerusalém). Voltando a pergunta, é importante saber quem foi que conquistou Jerusalém. Assim diz a Palavra de Deus.

“5 Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. (2 Samuel 6:5-9).

6 E partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os Jebuseus que habitavam naquela terra e que falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, a menos que lances fora os cegos e os coxos; querendo dizer: Não entrará Davi aqui. 7 Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. 8 Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir os jebuseus e chegar ao canal, e aos coxos, e aos cegos, que a alma de Davi aborrece, será cabeça e capitão. Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa. 9 Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo até dentro.

Jerusalém é a cidade de Davi, ela era uma fortaleza dos Jebuseus, mas Davi a conquistou e ela passou a se chamar cidade de Davi. Portanto os judeus têm todo o direito de habitar e governar Jerusalém, pois ela pertence ao povo de Israel, foi o grande rei Davi que a conquistou.

OS CRENTES NÃO PODEM ODIAR ISRAEL

Devido a grande propaganda da mídia contra Israel aqui no Brasil, onde mentiras são contadas diariamente, vemos que por falta de informação verdadeira poderá ser que alguns irmãos comecem a odiar Israel. Na verdade a Palavra de Deus nos fala que esse é o nosso tempo, depois virá o tempo de Israel.

Israel rejeitou o Messias quando Ele veio ao mundo em carne, mas passado o tempo dos gentios Israel vai crer no Messias. Hoje a maioria dos judeus não acreditam que Jesus Cristo já veio em carne.

SALMOS 122:6-9

1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.

2 Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.

3 Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta.

4 Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor.

5 Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.

6 Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.

7 Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.

8 Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti.

9 Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem.

Como podemos observar no versículo 06, a Palavra de Deus nos manda orar pela paz de Jerusalém e nos promete bênção. Os cristãos devem amar os descendentes de Abraão, não condicionado a situação espiritual deles hoje, pois embora haja uma rejeição ao nome do Senhor em Israel, esse povo é o povo da aliança e o Senhor não quebra sua aliança.

Hoje em dia há uma corrente de crentes que querem ser israelitas, cantam hinos em hebraico, só aceitam serem batizados no rio Jordão. Não deve ser assim, pois cada um tem o seu tempo determinado por Deus. Hoje estamos no tempo dos gentios que somos nós, um dia será o tempo dos israelitas, cada um por sua vez.

ISRAEL E AS PROFECIAS DOS TEMPOS DO FIM

Israel faz parte dos planos de Deus para os tempos do fim. Devemos lembrar que Jerusalém é a cidade do Grande Rei, pois o Senhor Jesus Cristo, reinará em Jerusalém e isso será em breve, logo após o arrebatamento da igreja, quando começar a grande tribulação sob o domínio do anticristo chamado na profecia de Zacarias de: o pastor insensato. (Zacarias 11:15-17).

15 E o Senhor disse-me: Toma ainda para ti o instrumento de um pastor insensato.

16 Porque, eis que suscitarei um pastor na terra, que não cuidará das que estão perecendo, não buscará a pequena, e não curará a ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne da gorda, e lhe despedaçará as unhas.

17 Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.

Durante a grande tribulação, chamada também de as angústias de Jacó, os juízos de Deus cairão sobre a terra e Israel sofrerá muito, bem como os gentios, mas durante esse tempo o povo de Israel será libertado. (Zacarias 13:1-2).

1. Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia.

2 E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza.

Agora vamos ler Zacarias 14:3-15. É importante ler a referência completa para entender que um dia o Senhor abençoará ao povo de Israel e nunca mais esse povo será oprimido, cumprindo-se assim a Palavra dada pelo Senhor a Abraão, Isaque e Jacó.

Zacarias 14:2-15.

3 E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como pele- jou, sim, no dia da batalha.

4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.

5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.

6 E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.

7 Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.

8 Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.

9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.

10 Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei.

11 E habitarão nela, e não haverá mais destruição, porque Jerusalém habitará segura.

12 E esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.

13 Naquele dia também acontecerá que haverá da parte do Senhor uma grande perturbação entre eles; porque cada um pegará na mão do seu próximo, e cada um levantará a mão contra o seu próximo.

14 E também Judá pelejará em Jerusalém, e as riquezas de todos os gentios serão ajuntadas ao redor, ouro e prata e roupas em grande abundância.

15 Assim será também a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos e dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais, como foi esta praga.

Essa profecia de Zacarias nos ajuda a entender os planos de Deus envolvendo Israel, e a importância dessa nação para todos nós.

AS PROPOSTAS DESSA LIÇÃO

A lição que acabamos de estudar tem como proposta principal que o povo de Deus, nós os crentes, saibamos entender a importância da nação de Israel para todos nós.

Além disso devemos orar pela paz de Jerusalém, quando falamos orar pela paz de Jerusalém estamos também nos referindo a paz de Israel como nação, haja visto ser Jerusalém a capital de Israel.

Nós os crentes não devemos seguir as correntes modernas que dizem que nós somos os verdadeiros israelitas, nós somos a Igreja de Cristo, que foi comprada pelo seu precioso sangue e a nação de Israel é um povo descendente de Abraão, essa diferença precisa ser bem clara.

Quando Israel rejeitou o Messias nós fomos abençoados, leiam Romanos 11:1-36, lendo esse capítulo iremos entender melhor sobre Israel e todos os gentios. É importante ler o capítulo inteiro. Em outra oportunidade iremos estudar as profecias referentes a Israel, o povo amado por Deus.

Portanto amem o povo de Israel e orem pela paz de Jerusalém.

Facebook
WhatsApp
Email
X
plugins premium WordPress