Hebreus 13:8
PROPOSTA DA LIÇÃO
Esta lição tem como objetivo reafirmar a nossa fé e a nossa convicção, fundamentadas na Palavra de Deus, que é a nossa regra de fé e prática cristã. O Senhor Jesus Cristo afirmou que viriam muitos falsos cristos, e isso está muito evidente em nossos dias. Basta olharmos ao nosso redor para perceber que, até mesmo dentro das igrejas, muitos crentes e obreiros estão tentando moldar Deus à sua imagem e semelhança. Compreenderam essa colocação: “moldar Deus à sua imagem e semelhança”? Isso mesmo! Em vez de sermos à imagem e semelhança de Deus, muitas vezes queremos que Ele seja à nossa imagem e semelhança.
DO DIA DE PENTECOSTES AOS NOSSOS DIAS
Na verdade, não mudou quase nada, exceto o pecado, que se multiplicou em uma escala assustadora. Nos primeiros dias da igreja, as heresias já estavam em curso, e muitos falsos profetas tentavam impedir o crescimento da igreja, ensinando doutrinas contrárias às Santas Escrituras. Por esse motivo, as epístolas foram escritas por Paulo, Pedro, Tiago e João, para combater as heresias que diariamente tentavam perturbar a fé daqueles que se entregavam ao Senhor Jesus Cristo.
“No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (2 Pedro 2:1)
“Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. Por isso, vigiem! Lembrem-se de que, durante três anos, jamais cessei de advertir cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.” (Atos 20:29-31)
Portanto, em nossos dias, como foi no passado, a Palavra de Deus tem sofrido ataques de todos os lados, mas ela permanece pura e jamais será corrompida.
TORCER A VERDADE PARA ATRAIR DISCÍPULOS (Atos 20:30)
Satanás tem usado homens e mulheres para atrair discípulos. Pastores e missionárias sinceros jamais atrairão discípulos para si, mas trabalharão para o Senhor e para a igreja de Cristo. Não tentarão jamais mudar doutrinas ou usos e costumes; manterão os marcos antigos conforme os encontraram.
Diante dessas premissas, vamos nos prevenir contra as tentativas que virão no futuro com o propósito de destruir a fé que uma vez foi dada aos santos (Judas 1:3).
ELES TENTARÃO MUDAR O BATISMO NAS ÁGUAS
O Batismo nas águas é uma das ordenanças do Senhor. Ele mesmo foi batizado no rio Jordão. O batismo nas águas foi mencionado pelo Senhor na grande comissão: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:18-20).
O batismo do Senhor foi por imersão, significando submergir completamente. Nós não praticamos o batismo por aspersão, que é uma prática de outras denominações. Exceções são feitas para pessoas com problemas de saúde, idosos ou deficientes físicos.
Algumas denominações já adotaram outras práticas de batismo, mas nós não vamos mudar o que a Palavra de Deus diz. O batismo é no rio ou no tanque, por imersão. Não existe batismo pela internet, nem envio de água pelo correio para aspersão. Vamos continuar conforme a Palavra de Deus.
ELES TENTARÃO MUDAR A SANTA CEIA
Desde o início da igreja primitiva, houve tentativas de mudar os elementos da Santa Ceia. Algumas missões estrangeiras trouxeram inovações para o Brasil, como trocar o vinho por suco de uva ou o pão por biscoito. Graças a Deus e à direção do Espírito Santo, essas tentativas foram recusadas. Alguns argumentam que, por motivos de saúde, não podem beber vinho por conter álcool. O álcool de um pequeno cálice não prejudica ninguém.
Alguns “estudiosos” alegam conhecimento de hebraico e grego e acham que poderiam reescrever a Bíblia, mas isso é impossível, pois a Palavra de Deus é inspirada pelo Espírito Santo. O apóstolo Paulo foi claro: “Eu recebi do Senhor o que também vos entreguei” (1 Coríntios 11:23-26).
Portanto, as igrejas do MPFA continuarão a celebrar a Ceia do Senhor com pão e vinho, sem alterar os elementos. Não se deve adicionar água ou açúcar ao vinho; ele deve ser puro.
ELES ESTÃO TENTANDO MUDAR A MANUTENÇÃO DA CASA DE DEUS
A batalha contra os dízimos e ofertas é antiga. Seitas fundadas nos Estados Unidos e na Europa combateram o dízimo, pois o inimigo sabe que ele é essencial para a manutenção da casa do Senhor. A internet espalhou vídeos e palestras contra o dízimo, levando muitos a abandonarem a fidelidade e adotarem a infidelidade.
A Palavra de Deus é clara: “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas” (Malaquias 3:8).
Enquanto alguns argumentam contra o dízimo, nós preferimos nem discutir. A fidelidade é uma questão de coração e espírito.
ELES ESTÃO TENTANDO MUDAR A LITURGIA DO CULTO
Nossa liturgia é dirigida pelo Espírito Santo. Desde o início, adoramos a Deus com salmos e hinos espirituais, oramos, pregamos a Palavra e mantemos reverência no santuário. A turma da “inovação” tenta mudar isso, começando com apresentações musicais em que a congregação não participa.
Outros querem mudar usos e costumes, como mulheres de calça comprida ou jovens cantando de forma inadequada. Preferimos ser “primitivos” e continuar como fomos chamados. Se alguém desejar ser contencioso, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus.
Se obreiros quiserem mudar a liturgia, não faremos isso. Vamos permanecer como o MPFA sempre foi.
“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um tem salmo, doutrina, revelação, língua, interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1 Coríntios 14:26).
“A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, ensinando-vos e admoestando-vos com salmos, hinos e cânticos espirituais” (Colossenses 3:16).
Deus abençoe sua igreja. Amém.