Minha Salvação

Lição para o dia: 15 de dezembro de 2024

Muitas são as dúvidas silenciosas que o crente tem a respeito da salvação, é preciso entender a doutrina da salvação para que – se porventura dúvidas cheguem – o crente possa vencê-las. É comum sentirmos dúvidas, até porque as vezes somos tentados e imaginamos que a salvação se dá mediante nossos méritos. Somente o sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo feito uma única vez para sempre é capaz de nos dar a salvação. A salvação é um presente de Deus e vem por meio da fé. (Ef. 2:8-9). Vamos estudar a origem dessas dúvidas quanto à nossa salvação. 

Pouco entendimento a respeito da doutrina da salvação.

Isso acontece com frequência. Algumas pessoas chegam em uma igreja e gostam dos louvores, acham bonito o modo de “ser crente”, são influenciadas por outros crentes e sem entender direito o verdadeiro significado de “ser salvo”, levantam a mão e declaram que estão se convertendo no calor do momento. Muitos já fizeram isso e só durante as lições de consolidação passam a entender realmente sobre a salvação. Alguns tem se convertido durante as lições.

2 Timóteo 3:15. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

Foram os ensinamentos que Timóteo recebeu desde criança que lhe deu a segurança da salvação e do chamado que Deus tinha para ele. A doutrina foi inculcada nele desde a infância. 

Hebreus 6:9. Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.

Nossa salvação já está garantida, mas é fundamental que cada um de nós, através do fortalecimento doutrinário, tornemos nossa salvação compreensiva para nosso espírito a fim de que nada venha a abalar nossa fé.

Judas   1:3.       Amados,           procurando     eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

Judas nos instrui a respeito da salvação, daí podemos entender a importância da salvação para o crente. A fé de cada um de nós começa no dia da salvação e essa fé deve ser fortalecida a cada dia para que as dúvidas não tenham força para nos abalar. 

1 Timóteo 4:16. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Novamente Timóteo é orientado pelo apóstolo Paulo a ter cuidado consigo mesmo e com a doutrina. Conhecer a doutrina fortalece a fé e por conseguinte não haverá lugar para dúvidas, temos que deixar a superfície e nos aprofundarmos no conhecimento da Palavra de Deus, assim a cada dia teremos mais certeza do plano de Deus para as nossas vidas.   

Possibilidade de ventos de doutrinas

Tanto as redes sociais como os programas de televisão as vezes causam no crente dúvidas quanto à sua salvação. Alguns pastores e líderes evangélicos nem mesmo falam na salvação da alma e a colocam em segundo plano, aos poucos o crente vai se apegando somente à prosperidade, curas, libertação e não desenvolve a sua salvação.

Os ventos de doutrinas são os ensinamentos sem base nas Escrituras e colocam regras como obstáculos à salvação dos pecadores. Devemos lembrar que primeiro o crente é salvo e só depois ele vai começar a desenvolver essa salvação. Não adianta ficar fazendo regras e mais regras e dizer que ele só será salvo se obedecer a essas regras, a salvação é pelos méritos do Senhor Jesus Cristo e somente após a salvação da alma o crente está preparado para seguir com a forma de doutrina da igreja.

Hebreus 13:9. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. 

Todos os dias aparecem novas doutrinas e para isto os falsificadores da Palavra de Deus usam versículos isolados para enganar aqueles que hão de herdar a salvação. O escrito aos hebreus chama de “doutrinas várias”, isto porque o número é grande e cresce a cada dia, impulsionados pelos interesses financeiros e egoístas dos ministros de satanás. 

1 Timóteo 4:1. MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. 

Os demônios ensinam doutrinas malignas e para isso usam homens e mulheres, muitas das vezes de dentro das igrejas porque assim as pessoas dão mais credibilidade a esses que mercadejam a Palavra de Deus e enganam os corações que não estão firmes em Deus. 

Os ventos de doutrinas causam uma destruição da fé e a pessoa deixa de acreditar na Palavra de Deus para acreditar nas mentiras de satanás.

Possibilidade de pecados

Quando a pessoa realmente se converteu e foi salva, o inimigo continua tentando se, de alguma forma, coloca dúvidas no coração do crente. O instrumento que o diabo usa para causar essa insegurança é o pecado, porque o pecado gera medo e o medo é uma expressão da dúvida. Veja o que aconteceu com Adão e Eva, eles tiveram medo da presença do Senhor, e assim acontece com todos os crentes que começam a pecar. O medo escraviza a alma ao ponto de a pessoa dizer que não merece ser salva porque pecou. A salvação nunca foi e nunca será uma obra causada pelo homem, somente o Senhor Jesus Cristo salva através de sua graça por meio da fé. 

Isaías 59:2. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

Apocalipse 18:5. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.

Quando pecamos e não nos arrependemos, criamos em nossos corações um sentimento de condenação. Isso acontece com todas as pessoas e se o crente não correr em direção ao altar do Senhor os pecados vão destruir a vida de comunhão com Deus. Devemos lembrar do que está escrito em I Joao 1:9 e I João 2:1-2. 

Efeito de escândalos dentro da igreja 

O efeito dos escândalos é devastador e muitos crentes não sabem administrar isso, daí quando acontece um escândalo, que é impossível evitar, o crente começa a sentir dúvidas quanto a salvação de sua alma e pensa: “Se isso aconteceu com fulano que eu imaginava ser a pessoa mais santa da terra, imagine comigo”. Nesse momento nasce a dúvida quanto à salvação da alma, porque novamente a pessoa está colocando a salvação como benção merecida, bênção adquirida por meio de esforço humano.

Os escândalos só causam prejuízo na vida espiritual daqueles crentes que estão olhando na direção dos outros crentes e não para Cristo. Quando colocamos a nossa fé em Cristo e olhamos firmemente para Ele, a nossa fé jamais é abalada. 

Mateus 18:7. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

Romanos 16:17. E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.

1 Coríntios 8:13. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.

Não deixe o mal exemplo de certas pessoas influenciar as decisões que você pode tomar, cada um de nós é responsável pelo que escolhemos. 

Lance fora o pecado, olhe para Cristo, não se torne escravo do pecado. 

Pouco envolvimento com a igreja 

A falta de integração na igreja é uma das causas que gera dúvidas quanto à salvação, exatamente porque o envolvimento do povo de Deus é necessário, somos um só corpo e estamos ligados um ao outro. Quando não há essa ligação a tendência é o crente sentir-se inútil e não produzir frutos, daí ele começa a declinar na fé.

Filipenses 2:12. De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.

Quanto mais o crente se envolve nos trabalhos da igreja, nos cultos e se aproxima de pessoas na igreja que são uma benção, sua vida também se torna uma bênção. Ler a Bíblia, orar, evangelizar, participar dos eventos da igreja, tudo isso vai criar um envolvimento e assim o crente se sentirá abençoado e firme na igreja. 

Conservação de objetos que atentam contra a fé e a santidade do crente

Quando os irmãos da igreja primitiva se converteram eles queimaram tudo o que podia se tornar um empecilho à fé, dentre esses objetos destacam-se os livros de feitiçarias. Filmes de terror e alguns objetos próprios da idolatria só trarão males para dentro de sua casa e isso aos poucos irá prejudicar o seu relacionamento com Jesus.

Jogue fora os livros de feitiçaria e de terror e tudo o que tiver alguma ligação com satanás. Não tente negociar com o inimigo porque ele certamente não sairá perdendo. 

Atos 19:19. Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata.

Não adianta guardar amuletos e nichos de satanás, quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. Tudo o que é do mal deve ser jogado fora e queimado se for possível.

O que fazer para afastar as dúvidas quanto à salvação?

Todos nós somos tentados e o inimigo procura um momento de fraqueza para atingir a salvação. Seguem aqui alguns passos para livrá-lo das dúvidas:

  1. Creia que a sua salvação é unicamente pelos méritos do sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo, feito uma vez para sempre.

Hebreus 9:28.     Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

Hebreus 10:12. Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está

assentado à destra de Deus,

  • Creia que todos os seus pecados foram perdoados e esquecidos. O Senhor Jesus derramou o seu sangue pelos nossos pecados. 1 João 1:7. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Hebreus 10:17. E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. 

  • Se você está em pecado confesse ao Senhor Jesus agora e receba o perdão, não aceite que o diabo lhe acuse.

1 João 1:9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

1 João 2:1. MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

  • Resista ao diabo e declare que ninguém poderá tirar você das mãos do Senhor Jesus Cristo.

Tiago 4:7. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

João 10:28. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.

  • Pare agora de assistir a programas religiosos. É melhor procurar a igreja e assistir os cultos.

Salmos 101:3. Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.       

Timóteo 4:1. MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, da dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.

  • Passe a conversar com irmãos e irmãs que tenham uma vida espiritual equilibrada, que possam falar coisas que edificam ou defendem a doutrina, que gostam orar e jejuar.

Coríntios         15:33. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.                  

Filipenses 4:8. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Procure o pastor ou a missionária e peça ajuda, ore agora e declare que a sua salvação já está garantida, você foi selado com o Espírito Santo. 

Efésios 1:13. Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.    

Que o Senhor Jesus nos abençoe.

Facebook
WhatsApp
Email
X
plugins premium WordPress