Em nossa lição de hoje estudaremos os nove laços do inimigo. O diabo usa pessoas para executar seus planos malignos. Lendo Deuteronômio 18:10-12, encontraremos nove laços do inimigo. Cuidado.
DEUTERONÔMIO 18:10-12.
Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, as lança fora de diante de ti.
a) O que significa passar o filho ou a filha pelo fogo?
As nações pagãs tinham hábitos terríveis e um deles era a prática de sacrifícios infantis. Os pais eram instruídos pelos sacerdotes e sacerdotisas a sacrificarem seus filhos aos ídolos com o objetivo de alcançarem favores. O povo de Israel devia evitar e não praticar o que as nações que não temia ao verdadeiro Deus faziam. Deuteronômio 12:31. “Assim não farás ao Senhor, teu Deus, porque tudo o que é abominável ao Senhor e que ele aborrece fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram com fogo aos seus deuses.”
“Passar o filho ou a filha pelo fogo”. Essa prática era feita tanto ao deus pagão Moloque como a Baal.
(Jeremias 32:35).
“E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá”.
(Jeremias 32:35)
“E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá.”
Esse ídolo as vezes era feito de madeira, um tipo de jaula, onde os pais colocavam as crianças vivas dentro e o sacerdote ateava fogo e os pequenos eram queimados vivos em oferecimento a Moloque.”
Em 2 Reis 16:1-3, a Palavra de Deus nos fala que o rei Acaz, que ainda era bem jovem, ele fez esse tipo de sacrifício aos ídolos. Matando seus filhos em sacrifício aos ídolos.
1 No ano dezessete de Peca, filho de Remalias, começou a reinar Acaz, filho de Jotão, rei de Judá.
2 Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do Senhor seu Deus, como Davi, seu pai.
3 Porque andou no caminho dos reis de Israel, e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
4 Também sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de todo o arvoredo. (2 Reis 16:1-3).
b) O que é um adivinhador?
Adivinhador é a pessoa que tenta discernir os acontecimentos distantes no tempo e no espaço e que, consequentemente, não podem ser percebidos pelos meios normais. A adivinhação é condenada por Deus em sua Palavra. (Ezequiel 13:6-7). 6 Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. 7 Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que eu tal não falei?
Vejamos agora algumas formas de adivinhação.
a) Rabdomancia. Neste tipo de adivinhação os pauzinhos ou flechas eram atirados ao ar, e os presságios eram deduzidos da posição em que caiam. Ezequiel 21:21.
b) Hepatoscopia. Neste tipo de adivinhação o adivinhador faz exames do fígado e de outras entranhas dos animais que são sacrificados, que supostamente ofereciam informações. Neste caso o sacerdote interpretava formas e sinais e daí faziam adivinhação.
c) Astrologia. Esse tipo de adivinhação retira conclusões da posição do sol e da luz e dos planetas em relação ao zodíaco e em relação uns aos outros. (Isaías 47:13-14).
13. Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se, pois, agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti.
14. Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder das chamas; não haverá brasas, para se aquentar, nem fogo para se assentar junto dele.
d) Hidromancia. Adivinhação por meio de água. Neste caso formas e figuras aparecem na água colocada num vaso, como também no caso do uso da bola de cristal. O brilho refletido pela água induz um estado de leve êxtase, e as visões são subjetivas. (Créditos das letras a,b,c,d, Novo D. da Bíblia/1981).
A adivinhação é uma prática reprovada pela Palavra de Deus. Vocês lembram daquela jovem que dava muitos lucros aos seus senhores através de um espírito de adivinhação?
Atos 16:16-18.
16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
A adivinhação é obra de um espírito maligno que, possuindo uma pessoa, diz coisas que viu e fala sobre outros atos das pessoas envolvidas. Adivinhação não é apenas a ação de uma pessoa, mas por trás tem um demônio.
c) O que é um prognosticador?
Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se, pois, agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti. (Isaías 47:13).
De acordo com a Palavra de Deus, o prognosticador é o indivíduo que, através do “estudo” da astrologia e também de outros métodos, supostamente diz o que pode acontecer. Comumente tais pessoas usam os signos do zodíaco para fazerem tais previsões. Essa prática é reprovada pela Palavra de Deus, pois o Senhor abomina tais coisas.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro. (Deuteronômio 18:10).
d) O que é um agoureiro?
Quando falamos em agoureiro imediatamente pensamos se tratar das pessoas com “olho grande”, “olho gordo”. Aquelas pessoas que não podem olhar para plantas, animais, etc. A menção de agoureiro aqui na Palavra de Deus pode também estar se referindo aos homens e mulheres chamados de “encantadores de serpentes”.
O diabo tem usado homens e mulheres para (através de práticas satânicas) realizarem obras malignas. O termo agoureiro refere-se a pessoas com poderes malignos que ao observar algo venha prejudicar, todavia devemos frisar que os crentes em Jesus Cristo estão protegidos contra essas obras e ciladas malignas.
e) O que faz um feiticeiro?
Os feiticeiros são as pessoas que por meios de encantamentos procuram realizar seus desejos. Há alguns livros diabólicos que fornecem esconjurações, dando aos feiticeiros detalhes de como realizar feitiços. Por exemplo: O livro de São Cipriano (capa preta), Cruz de Caravaca, dentre outros. Feitiços são obras malignas, totalmente reprovadas por Deus.
Os despachos em encruzilhadas, cachoeiras, planícies, margens dos rios e praias, são feitos com base no que ensina esses livros de feitiçarias.
f) O que é um encantador de encantamentos?
O encantador de encantamentos faz esses “trabalhos” para prejudicar as pessoas, a metodologia usada também se baseia em livros de feitiçarias, e orientações dadas por espíritos malignos para realizar encantamentos, principalmente para amarrar pessoas.
Pessoas no mundo inteiro são prejudicadas por esses encantamentos, pois o diabo tem os métodos para prejudicar aqueles que não tem a proteção do Senhor. Por isso homens, mulheres, empresas, propriedades, são prejudicadas por esses encantadores de encantamentos. O Senhor reprova tais coisas.
g) O que significa consultar um espírito adivinhante?
Novamente iremos falar sobre o demônio de adivinhação que possuía aquela moça nos tempos dos apóstolos, quando Paulo, incomodado repreendeu aquele demônio que dava, mediante as adivinhações do espírito imundo, grande lucro aos homens. E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. (Atos 16:16). Devemos lembrar que esses demônios de adivinhação podem dizer o que foi feito, mas jamais o que vai acontecer, porque somente Deus é onisciente.
Os homens e mulheres consultam um espírito adivinhante sobre o que aconteceu no passado ou o que está acontecendo no presente. Todavia, o espírito imundo, mentiroso, diz aos clientes o que vai acontecer também no futuro, isso é uma forma de enganar aqueles que não tem o discernimento. E por incrível que pareça as pessoas acreditam, pelo fato de o demônio dizer o que lhes aconteceu no passado, daí acreditam que podem prever o futuro. Quem está cego pelo diabo não pode perceber a mentira.
h) O que faz um mágico?
O mágico trabalha com truques com o objetivo de passar uma imagem real de um engano com o nome de truque. A mágica é um instrumento do engano, pois o que na realidade se vê não é real, trata-se apenas de uma esperteza do mágico.
A magia negra é uma forma de feitiçaria, pois, além dos truques para enganar, incorpora elementos de rituais diabólicos com o auxílio de demônios que se incorporam nos médiuns e feiticeiros para realizar tais obras. Em alguns países essa prática é muito usada e coisas espantosas acontecem, nessa mistura de truques e feitiçarias.
g) O que significa consultar os mortos?
Essa prática de “consultar os mortos” é conhecida como necromancia. Desde os tempos antigos que certos indivíduos que hoje seriam os médiuns, diziam que através de um espírito familiar (demônio) podiam consultar o espírito das pessoas que já morreram. Estas pessoas passavam a ideia de que tinham o controle de invocar as pessoas que já tinham morrido. (Leia as referências abaixo sobre espíritos familiares).
E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros. (Isaías 19:3).
Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” (Isaías 8:19).
Então serás abatida, falarás de debaixo da terra, e a tua fala desde o pó sairá fraca, e será a tua voz debaixo da terra, como a de um que tem espírito familiar, e a tua fala assobiará desde o pó. (Isaías 29:4).
EXPLICAÇÃO SOBRE ESPÍRITOS FAMILIARES
Os espíritos familiares são demônios que habitam em residências de famílias por gerações. Na cidade de Piracuruca- Piauí, já estivemos em algumas residências orando para expulsar em nome do Senhor Jesus Cristo, espíritos familiares, pois esses demônios perturbam as famílias com enfermidades, contendas e outros males.
A questão de consultar os mortos. Quando uma pessoa morre, um médium invoca um demônio e esse demônio (um espírito familiar) que há anos mora na casa do falecido, sabe a cor das roupas, o tom de voz, as preferências, bem como o nome de seus familiares. Esse demônio se apresenta como se fosse o ente falecido que voltou para pedir algum favor ou para deixar uma carta psicografada. Quem não tem o discernimento de espíritos pode até imaginar que é o morto que está sendo consultado, mas na verdade é um demônio que mora dentro da casa da família por gerações.
UM FATO ACONTECIDO EM PIRACURUCA-PI.
Numa terça-feira, no culto de libertação, uma senhora veio juntamente com sua filha para receber oração (todas maiores de idade). Na hora da libertação, a filha (que era descrente) manifestou um demônio e o pastor perguntou o nome dele. Nesse momento o demônio disse que era uma outra filha que havia cometido suicídio no passado. De fato, essa mãe tinha perdido uma filha que havia se suicidado há muitos anos. O demônio que se manifestou na filha que estava presente falou com a mesma voz da filha falecida e deu alguns detalhes da vida da moça que havia morrido. A mãe estava dentro da igreja distante da filha possessa, mas, quando ouviu o demônio falar com a mesma voz da filha morta, saiu correndo dentro da igreja e abraçou a filha possessa, pensando que era a filha morta que estava ali presente. O pastor disse para a mãe: “Essa não é a sua filha, isso é um espírito maligno a tentando enganar”. O pastor então repreendeu o demônio e ordenou que ele dissesse realmente quem era, e o espírito imundo falou que era um demônio e não a filha dela. Os espíritos familiares conhecem muita coisa de uma família e da casa onde eles moram.
O Senhor proíbe consultar os mortos, pois quando um necromante diz que está consultando um morto, na verdade ele está consultando um demônio, um espírito familiar. Os mortos não voltam, o Senhor Jesus Cristo deixou isso bem claro na história do rico e do Lázaro. (Lucas 16:19-31).
QUAL O SIGNIFICADO DESSA DECLARAÇÃO DO SENHOR?
“Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, as lança fora de diante de ti.” (Deuteronômio 18:12).
O Senhor abomina essas práticas porque elas afastam o homem do seu Criador, levando-os para as trevas. Observando bem o que diz o versículo, sobre “estas abominações”, pois se trata de todas mencionadas aqui, elas são práticas malignas inventadas pelo diabo para afastar os homens do seu Criador.
As nações cananeias (Êxodo 33:2) foram expulsas da terra onde habitavam por causa dessas práticas malignas e o Senhor disse que também expulsaria o seu povo se praticassem tais coisas. O Senhor tem nojo dessas coisas.