Conhecendo os profetas menores
Quando falamos em estudar a Bíblia Sagrada logo vem à nossa mente que esse trabalho cabe aos pastores e missionárias que estão trabalhando para o Senhor nas igrejas. Devo informar aos irmãos que todos os crentes na igreja devem conhecer melhor o livro sagrado, as Santas Escrituras, pois através desse conhecimento podemos escapar das astutas ciladas do diabo e dos homens e mulheres que tentam deturpar a Palavra.
Não é difícil entender a Bíblia Sagrada, basta ter interesse e fazer um estudo claro sobre a Palavra de Deus que todos entenderão. Nesta serie iremos conhecer os profetas menores, quando falamos em profetas menores logo vem ao pensamento que eles são menores no sentido da importância e isso não é verdade, eles foram denominados por alguém de profetas menores e o motivo pelo qual eles são chamados de profetas menores é pelo fato da mensagem deles serem mais curtas do que as dos profetas maiores, isto é, o conteúdo literário dos profetas menores é pouco em relação aos profetas maiores. Vamos tomar como exemplo: compare o livro de Obadias com o livro de Isaías, e aí veremos a diferença no sentido do tamanho das profecias, pois Obadias (que tem apenas um capítulo) profetizou sobre Edon, enquanto Isaías tem muitas profecias sobre vários assuntos. Entenderam agora por que há essa diferença entre profetas maiores e menores?
QUEM SÃO OS PROFETAS MENORES?
Quando estudamos as profecias desses grandes homens de Deus ficamos impressionados como o Espírito Santo usou esses homens com tanta sabedoria que em uma profecia tão curta abalou o território onde eles viviam e suas profecias se cumpriram, sendo que para todos nós nos dias de hoje essas profecias são essenciais para a nossa edificação e compreensão das Escrituras. Os profetas menores são os seguintes:
Nota: Abaixo dos nomes de cada um dos profetas, iremos citar o primeiro versículo do primeiro capítulo do livro. Neste primeiro momento iremos aprender o nome desses profetas e quantos capítulos tem o livro de cada um.
- O profeta Oséias: Assim começa o livro de Oséias.
1 Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. O livro de Oséias tem quatorze capítulos. Praticamente só sabemos o nome do pai de Oséias, que era Beeri, também a Palavra de Deus nos diz que ele viveu nos dias dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (reis de Judá). O livro de Oséias é um dos maiores livros dos profetas menores.
Oséias denuncia a infidelidade de Israel e profetiza também a respeito da reafirmação do amor redentor de Deus. As profecias de Oséias nos falam das consequências do pecado, mas também nos mostra o plano de Deus, através de seu amor e misericórdia para restaurar os pecadores.
Neste livro encontramos a história do casamento de Oséias com uma prostituta, para mostrar a situação do povo de Deus em pecado. Vamos conhecer estas profecias em tempo oportuno.
- O profeta Amós: Assim começa o livro de Amós.
1 As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.
Amós nasceu em Tecoa, este lugar era uma aldeia que ficava a dez quilômetros de Belém. Amós era um pastor, um homem simples que trabalhava cuidando de animais, ele não tinha conhecimento teológico, além de ser pastor ele também trabalhava cultivando sicômoros (Amós 7:14-15). 14 E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. 15 Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel. Amós não tinha conhecimento como outros profetas, mas era um homem que o Espírito Santo usou para profetizar. O livro de Amós tem 9 capítulos.
- O profeta Miquéias. Suas profecias começam assim:
1 Palavra do SENHOR, que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém. O livro de Miquéias tem sete capítulos.
Este livro descreve como Judá se apostatou e por este pecado provocou o Cativeiro Babilônico. Miquéias era nativo de Meresete (Miquéias 1:1). Este local fica a quarenta quilômetros a sudoeste de Jerusalém. O nome Miquéias vem do hebraico e significa: “Quem é como Yahweh”. O profeta Miquéias profetizou durante o reinado de Jotão, Acaz e Ezequias, seu ministério durou cinquenta anos. O profeta Jeremias menciona o profeta Miquéias: “Miqueias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o Senhor dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém será montões de pedras, e o monte desta casa, altos de mato”. (Jeremias 26:18).
- O livro do profeta Joel. Vejam suas profecias.
1 Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. O livro de Joel tem 3 capítulos.
As profecias do profeta Joel, nos falam sobre o dia do Senhor e da efusão do Espírito Santo para o mundo. Antes dessa efusão que aconteceu na igreja primitiva no dia de Pentecostes (Atos 2), O Espírito Santo vinha sobre indivíduos para uma obra específica. Joel profetiza que o Espírito Santo seria derramado sobre todas as pessoas em todas as partes. Joel também nos mostra que desde as crianças até os anciões seriam abençoados com a descida do Espírito Santo.
- O livro do profeta Obadias. Ele começou a profetizar dizendo:
1 Visão de Obadias: Assim diz o Senhor DEUS a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do SENHOR, e foi enviado aos gentios um emissário, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra. O livro de Obadias tem apenas um capítulo.
Nada sabemos sobre esse homem chamado Obadias, até porque esse nome, conforme alguns historiadores, era muito comum entre os hebreus, mas o que se sabe é que houve sim esse profeta. O livro trata especificamente do julgamento de Edom, é um livro de apenas um capítulo, mas tem uma profecia muito importante como todas as outras. Este livro foi escrito provavelmente em 887 A.C. Alguns dizem que foi durante o reinado da perversa e sanguinária rainha Atalia (II Reis 8:16-26).
- O livro do profeta Jonas. Ele profetizou assim:
1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu… O livro tem 4 capítulos.
O nome Jonas em hebraico significa “pomba”. Geralmente esse nome era dado pelas mães em Israel, demonstrando filhos afetuosos, pois as pombas são aves dóceis. Em II Reis 14:25, nos mostra o cumprimento da profecia de Jonas, além de nos fornecer o nome do pai de Jonas e o lugar onde ele morava. “25 Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer.”. O pai de Jonas também era profeta. Portanto este homem era de uma família onde havia profeta.
- O profeta Naum. Sua profecia:
1 Peso de Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita. 2 O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O livro tem 3 capítulos.
Podemos dizer que a profecia de Naum é um complemento as profecias de Jonas. Os três capítulos de Naum podem ser divididos assim: 1 – Capítulo nos fala da majestade de Deus. 2 – Capítulo nos fala do cerco a Nínive. 3 – Capítulo nos fala da maldade de Nínive, mostrando quais foram as causas da queda de Nínive.
- O profeta Habacuque. As profecias de Habacuque começam assim:
1 O peso que viu o profeta Habacuque. 2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? O livro tem 3 capítulos.
As profecias de Habacuque, prometeram julgamento sobre Judá e Babilônia. Habacuque 1. 2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
Habacuque, assim como Jó, viveu em tempos difíceis, pois embora sabendo que Deus é justo ele enfrentou muitas coisas e chegava a pensar porque Deus suportava tantas coisas e não agia imediatamente. Este livro nos traz muitos ensinamentos sobre a vida do povo de Deus.
Observem este versículo: Habacuque 2. 4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
- O livro do profeta Sofonias. Suas profecias:
1 Palavra do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. O livro tem 3 capítulos.
Sofonias era da linhagem real, ele descendia do rei Ezequias, ele viveu nos dias do rei Josias, rei de Judá. Ele profetizou no reinado de Josias (640-609. A.C).
Sofonias predisse a que de Judá e de Jerusalém (Sof. 1:4-13). O motivo dessa queda era a degeneração religiosa desse povo.
É uma profecia muito profunda que fala daquele tempo e também do futuro, onde o Senhor também julgará a todas as nações do mundo. (Sof. 2:4-15).
- O profeta Ageu. Vejamos suas profecias:
1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: O livro tem 2 capítulos.
As profecias de Ageu exortaram a Judá, no sentido de reconstruírem o templo, após o cativeiro Babilônico. Estas profecias mostram a importância da construção e da preservação do templo, pois naquele tempo em vez do povo se preocupar com a Casa de Deus, que estavam em ruina, eles estavam pensando em suas próprias casas.
(Ageu 1:12-13).
12 Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do Senhor.
13 Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor.
- O livro de Zacarias.
1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido dizendo: 2 O Senhor se irou fortemente contra vossos pais. O livro tem 14 capítulos. Este é o livro que nos fala do Messias e das últimas coisas.
Zacarias profetizou na mesma época de Ageu, sendo que era mais jovem do que Ageu. Eles profetizaram na mesma época mostrando a necessidade dos exilados que tinham voltado do cativeiro para Jerusalém para que tivessem uma vida espiritual dentro dos princípios da Palavra de Deus.
Uma curiosidade sobre o livro de Zacarias: ele é o profeta mais messiânico de todos os profetas menores, juntando todas as profecias dos outros profetas menores, o livro de Zacarias fala mais do Messias do que todos os outros.
Em breve estudaremos este livro, pois nele encontramos muitas maravilhas sobre o Senhor Jesus Cristo que todos precisam saber.
- O livro de Malaquias. O último profeta antes do Novo Testamento.
1 Peso da palavra do SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias. 2 Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o Senhor; todavia amei a Jacó. O livro tem 4 capítulos.
Malaquias é o último dos profetas menores a profetizar antes do início do Novo Testamento. Suas profecias apontam para a necessidade de nos abstermos dos pecados e vivermos uma vida santa diante de Deus. Os que estavam no cativeiro e que voltaram deveriam zelar pela vida espiritual.
Ele também nos fala dos dízimos e ofertas, em como o povo de Deus deve ser fiel ao Senhor. Malaquias profetizou a respeito dos justos e dos ímpios, salientando entre outras coisas a importância dos justos não se misturarem com os injustos.
Estudaremos em breve este livro. Ele termina com a palavra “maldição” enquanto o último livro do Novo Testamento, o apocalipse, termina com a bênção.
Conclusão da primeira parte
Conhecer os profetas menores, suas profecias, onde profetizaram e quais as relações dessas profecias com a vida espiritual é fundamental para o crescimento espiritual. Nesta lição aprendemos o básico sobre esses homens de Deus, que com uma breve profecia trouxeram para sua época e para todos nós a mensagem profética de Deus.