Hoje daremos continuidade com esta segunda parte, sobre o ministério do Espírito Santo, vamos começar mostrando através da Palavra de Deus como foi a sua chegada para ficar aqui na terra e também sobre a continuidade de suas ações no decorrer do tempo. Ele operou no dia de Pentecostes e tem operado até hoje em vários lugares, quando o povo de Deus abre o coração e dá lugar para que Ele opere.
A CHEGADA DO ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES
Neste dia de Pentecostes se cumpriu a promessa do Senhor Jesus Cristo que Ele disse, sobre a vinda do Espírito Santo.
João 14:16-17 – “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”
No dia de Pentecostes, cinquenta dias após a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, aconteceu essa grande maravilha e a igreja do Senhor estava iniciando para se espalhar pelo mundo inteiro pela obra do Espírito Santo.
Atos 2:1-4
¹ E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos Concordemente no mesmo lugar;
² E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
³ E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
⁴ E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
NA CASA DE CORNÉLIO
Na casa de Cornélio, que era um centurião da corte chamada italiana, um gentio, o Pentecostes continuou, o que aconteceu na casa de Cornélio foi que o Espírito Santo operou, Ele já estava aqui na terra, operou em Jerusalém e operou na casa de Cornélio, podemos ver como a Palavra de Deus é completa. Ele operou entre os judeus e entre os gentios.
Atos 10:43-46
⁴³ A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.
⁴⁴ E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
⁴⁵ E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
⁴⁶ Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
AVIVAMENTO NO PAÍS DE GALES (1904-1905)
Este foi um avivamento marcante, iniciava-se o século XX e o Espírito Santo operou essa grande maravilha, usando um jovem pregador, conhecido pelo nome de Evan Roberts. O jovem pregador Evan Roberts e um grupo de intercessores buscaram intensamente a presença de Deus. Em pouco tempo, cerca de 100 mil pessoas se converteram. Bares fecharam, crimes diminuíram e até o futebol foi esquecido. Este foi um avivamento onde milhares de vidas foram transformadas e santificadas pela ação do Espírito Santo.
AVIVAMENTO DE AZUSA STREET (1906–1915)
Este grande avivamento aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos da América do Norte. O Senhor Deus usou como líder William J. Seymour. Um derramamento do Espírito Santo marcado por manifestações espirituais, curas e falar em línguas. As maravilhas que ensinamos hoje sobre curas e libertações e a atualidade de todos os dons espirituais começaram nesta época, muito embora tudo isso já estivesse acontecendo desde o dia de Pentecostes. A promessa é para todos os que creem em todas as épocas.
(Atos 2:39). Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
AVIVAMENTO DE NOVA INGLATERRA (PRIMEIRO GRANDE DESPERTAMENTO – 1730–1740)
Este avivamento aconteceu nas Colônias Americanas e teve como líderes os pregadores Jonathan Edwards e George Whitefield. Nesta época houve pregações sobre o arrependimento e a fé genuína, o resultado foi uma grande operação do Espírito Santo, as igrejas que estavam frias foram renovadas e o povo de Deus foi abençoado com uma renovação espiritual, o fogo do Espírito Santo despertou a todos os que estavam dormindo e frios na fé. Assim, novamente, o povo de Deus foi renovado pela presença do Espírito Santo. Foi nesse tempo que o cristianismo se fortaleceu e cresceu nas américas.
AVIVAMENTO METODISTA (SÉCULO XVIII)
No século XVIII aconteceu o avivamento na Inglaterra. Novamente, o povo da Inglaterra estava dominado pelo pecado e as igrejas frias. Deus usou dois homens, John e Charles Wesley, que através de pregações ao ar livre, o Espírito Santo operou e um grande movimento de santificação alcançou a Inglaterra, havendo grande transformação, foi nesta época que foi fundado o metodismo. O povo mais simples da Inglaterra foi alcançado e a fé entre eles foi reacendida.
AVIVAMENTOS EM VÁRIOS LUGARES (DÉCADAS DE 1990–2020)
O Espírito Santo tem operado em vários lugares. Devemos mencionar o avivamento que aconteceu na Coreia do Norte em Avivamento da Coreia (1907) Pyongyang (atual Coreia do Norte). Hoje a Coreia do Norte é um país comunista onde a fé em Cristo é proibida e a Bíblia não pode ser usada, todavia, o Espírito Santo já operou grandes maravilhas naquele lugar. Por outro lado, a Coreia do Sul tem grandes igrejas e milhares de crentes. Toronto (Canadá), Brownsville (EUA), África, América Latina, o Espírito Santo tem operado maravilhas e milhões de almas foram e estão sendo renovadas para uma vida de santidade e sendo cheias com o Espírito Santo.
Em Piracuruca 1991 (Piauí), debaixo de uma mangueira, na rua Batalha, no bairro Guarani, um pequeno grupo de crentes se reuniu para pregar o arrependimento e a santificação, houve grande operação do Espírito Santo e muitas almas se converteram, o exercício de todos os dons espirituais e as maravilhas de Deus vieram sobre este povo, nesta época foi fundado o Ministério Pentecostal Fé em Ação. O arrependimento começou com uma grande operação de arrependimento do povo de Deus, mudança de vida, salvação de almas e uma determinação em acreditar em tudo o que a Palavra de Deus diz, principalmente na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo.
