O Pastor da Minha Igreja

18 de maio de 2025

(Esta lição não deve ser ministrada pelo pastor da igreja)

No dia 26 de maio de 2025, todas as igrejas do Ministério estarão comemorando o dia do pastor. Este dia, como a maioria sabe, foi instituído pelas igrejas em convenção nacional. 

Neste fim dos tempos é fundamental que a igreja, principalmente os novos na fé, conheça como é o chamado de um homem para ser pastor, quais as qualidades espirituais, morais e intelectuais que ele deve ter e também como é o processo de investidura no ofício de pastor. 

Desde o primeiro dia de fundação de nosso ministério decidimos que a pessoa que vai liderar uma igreja, ser o representante de um povo que vai morar no céu, deve ser chamado, preparado e ter profundo amor pela obra de Deus.

Algumas pessoas que um dia receberam o chamado e declinaram por medo, ou por questões financeiras, não souberam esperar pela honra que vem do Senhor, pois o Senhor sempre honra os obreiros que esperam por ele, mesmo passando por várias provações e necessidades. 

Muitos homens e mulheres que são chamados para servirem a Deus recuam porque dão ouvidos a pessoas que se preocupam mais com “quanto vai ganhar” do que propriamente com as almas, e devido a esse recuo muitas almas não puderam ouvir a Palavra de Deus e até poderiam ter sido salvas, e hoje, depois de terem morrido, estão no inferno.

O Pastor

O nome correto é “Pastor de Almas”, todas as vezes que o pastor for se identificar e alguém perguntar qual a sua profissão, o pastor deve responder: Eu sou pastor de almas. Então vamos saber pela Palavra como deve ser um pastor.

O Pastor foi constituído por Deus para pastorear a igreja

Este tópico é muito conhecido, todos dizem que o pastor deve ser o exemplo para o rebanho. Vamos estudar melhor esta declaração. A Palavra de Deus diz: ²⁸ Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (Atos 20:28).  O pastor é chamado por Deus para apascentar a igreja do Senhor e por isso precisa ficar de olho em si e também na igreja.

Quando um homem é chamado para ser pastor, ele deseja ardentemente servir a Deus e olha somente para Cristo e a sua obra. ¹ Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. (1 Timóteo 3:1). Se fizermos uma pesquisa com os verdadeiros pastores, que tem amor pelas almas, que servem a Deus por amor, iremos perceber o quanto estes homens tem amor em seus corações pelas almas, pois eles desejam ardentemente apresentar estas almas ao Salvador naquele dia, no tribunal de Cristo, onde receberão as coroas.

O apóstolo Pedro, falando aos pastores (presbíteros), diz: ¹ Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: ² Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; ³ Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. ⁴ E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. 

Pedro se identifica como pastor, quando diz que também é presbítero como os demais, ele diz que os pastores devem ter cuidado com o rebanho, não por força, mas serem pastores voluntariamente, e também os pastores não devem ter torpe ganância, mas sempre alegria (ânimo) servindo ao Senhor. Pedro também diz que nenhum pastor deve ter domínio sobre o rebanho de Deus (a igreja), mas sim servir de exemplo ao rebanho. 

O contexto onde viviam os pastores no tempo de Pedro, Paulo e João, é bem diferente dos dias de hoje aqui no Brasil. Naquele tempo havia uma terrível perseguição do império romano, e a maioria dos pastores eram martirizados, mortos. Não era fácil, como também não é fácil hoje em dia, mas naquele tempo as coisas eram piores do que hoje. 

Vocês observaram o que Pedro diz sobre ser um exemplo? Pois bem, os pastores devem ser exemplo para o rebanho e neste ponto se inclui que os pastores devem ser honestos, respeitáveis, não gananciosos, exemplo de esposo, e trabalhar incansavelmente na igreja. Por falar em salário de pastores vamos analisar melhor esse item.

Os pastores das igrejas do ministério não podem trabalhar em serviço secular, isso não impede deles fazerem alguma coisa em casa, ou terem algum tipo de atividade que não tome o seu tempo integral, que deve ser totalmente dedicado a igreja. Somente as missionárias podem dispor de meio expediente para trabalhar em outras atividades. Alguns pastores dizem que o salário que eles recebem da igreja é insuficiente para mantê-los. Isso é um fato no pastorado de alguns obreiros, mas, precisamos verificar se a igreja que eles estão pastoreando dispõem de recursos para oferecer um salário maior. 1 Timóteo 5:17,18

¹⁷ Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;

¹⁸ Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. 

O pastorado é um trabalho de fé. Todos os pastores do ministério que hoje prosperaram (e graças a Deus é um bom número) começaram no pouco. Eles se esforçaram, trabalharam duro, e o Senhor honrou o trabalho deles, pois perseveraram e agora colhem os frutos. Todavia é preciso ser forte, corajoso, persistente, insistente e semear, pois, Deus é quem dá o crescimento. 

O pastor deve se esforçar ao máximo, ser um exemplo de homem de fé, visitar, evangelizar, promover o crescimento da igreja, olhar para Cristo e crer que o Senhor fará a igreja crescer. ¹⁵ Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15).  Vamos analisar um pouco esse versículo.

Quero ressaltar principalmente a parte do versículo que diz: “que maneja bem a palavra da verdade”. Quando um pastor ministra bem a Palavra de Deus, ele atrai para a igreja uma multidão. O povo quer e deseja ouvir a Palavra de Deus, mas manejá-la corretamente e com persuasão não é uma tarefa fácil, se o pastor deseja se aprimorar e se esforçar para melhorar a explanação da Palavra de Deus, inevitavelmente o povo irá ouvi-lo. É preciso pregar para os de fora também e acreditar no milagre da multiplicação do povo. 

A missão de um pastor

Não é fácil ser pastor, mas também não é impossível, o Senhor não chama um homem para ser pastor e nem uma missionária ordenada para dirigir uma igreja sem os dons necessários para um bom desempenho da missão. Paulo escrevendo aos irmãos da igreja em Éfeso diz: ¹¹ E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, ¹² Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; ¹³ Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Efésios 4:11-13 ). Esta é uma missão gloriosa, cuidar das almas que o Senhor salvou mediante o seu sacrifício por nós na cruz.

Por ter uma missão tão especial os pastores devem ser amados e respeitados pelos irmãos e irmãs da igreja. Quando uma igreja ama o seu pastor ele se sente encorajado a trabalhar e lutar contra os lobos e as feras que querem destruir o rebanho. 

Não é uma disputa membro vs pastor

Lamentavelmente às vezes acontece que parece haver uma disputa entre o pastor e a igreja, membros e pastor, como se um lado estivesse lutando contra o outro e imaginem quem sai prejudicado? A Igreja. Se as coisas não estão dando certo e tanto o pastor como a igreja estão sendo prejudicados, é preciso agir com moderação e ética. Se o problema é pessoal entre um membro e o pastor ou entre uma família e o pastor, é necessário que o pastor e a pessoa que está envolvida na demanda se sentem e resolvam o assunto sem prejuízo espiritual nem para o membro e nem para o pastor.  O que não deve acontecer é haver uma cisma, uma contenda entre o pastor e o membro ou uma família. Caso o problema não seja resolvido, é preciso que o conselho da igreja seja acionado e se o conselho não resolver, a última instância é o presidente do ministério, que tomará as medidas cabíveis. O que não pode é deixar essa raiz de amargura crescer porque vai prejudicar muitos irmãos. Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hebreus 12:15).  

O pastor e a sua família são seres humanos, gente normal e por isso precisam ser compreendidos. Não quero que os irmãos entendam que devemos arquivar os problemas entre crentes e pastores, mas com sabedoria e humildade tudo pode ser resolvido, uma boa conversa acompanhada de oração resolverá tudo.

¹² E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;

¹³ E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (1 Tessalonicenses 5:12,13).

Tende paz entre vós

Se houver contenda entre o pastor e os crentes, não haverá paz e os perdedores serão os crentes e o pastor. Portanto, resolvam tudo à luz da Palavra de Deus e o Senhor aumentará o número de almas na igreja.

Os crentes devem tratar seu pastor como um homem de Deus, como servo do Deus Altíssimo e não como um amigo íntimo. Quando o pastor e o crente estão sempre juntos, em churrascos, comemorações, eventos (que não estou dizendo para não haver, pois me refiro aqui aos exageros do todo dia), não vai demorar muito para os problemas aparecerem. Portanto, os pastores devem tratar os irmãos e irmãs de maneira igual, nada de acepção de pessoas. Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. (Tiago 2:1). 

Sinta alegria quando houver prosperidade

Quando os crentes prosperam todos ficam alegres, pois essa alegria também deve ter quando o pastor da igreja prospera. Não deve haver ciúme ou inveja quando um irmão prospera e o pastor prospera, pois é o Senhor quem faz prosperar o seu povo. A igreja deve ficar feliz quando seu pastor compra uma casa, um carro, uma propriedade e principalmente quando os filhos do pastor se formam ou se tornam pessoas prósperas. Daniel e os seus amigos prosperaram na Babilônia e ninguém dos filhos de Israel reclamou ou teve inveja. Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa. (Daniel 6:28). Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia. (Daniel 3:30). A prosperidade vem de Deus. Quando o pastor prospera e quando o povo de Deus prospera, a glória é do Senhor e isso mostra aos descrentes que o nosso Deus é quem nos faz prosperar. 

Relato pessoal: “Meu primeiro veículo foi uma bicicleta verde. Essa bicicleta serviu para evangelizar nos povoados de Piracuruca, os irmãos nunca me menosprezaram por não ter um carro naquela época. Quando o Senhor me deu o primeiro carro, o povo de Deus se alegrou, era um carro usado, mas foi muito útil para a obra de Deus e para a minha família. Depois de doze anos o Senhor me deu um carro novo e os irmãos também se alegraram”. Pr. Valmir Alencar.

Assim a igreja deve se alegrar quando pastor prospera, da mesma forma o pastor deve se alegrar quando um irmão está prosperando. Se um irmão está empreendendo todos devem orar. Havendo prosperidade no meio dos crentes, todos são abençoados. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; (Romanos 12:15). 

Na igreja sede os irmãos ficam felizes quando o pastor recebe bênçãos e prospera, e acredito que em todas as nossas igrejas também acontece o mesmo. Os servos de Deus pastores e as servas de Deus missionárias são uma grande bênção e nós devemos orar pedindo bênçãos e prosperidade para todos.

O dia do pastor

Dia 26 de maio de 2025, um dia especial, não para exaltar ao pastor, mas para lembrar e homenagear estes homens de Deus que estão servindo ao Senhor dirigindo a igreja de Deus. Deus abençoe a todos os pastores das igrejas do MPFA. 

Amém.

Facebook
WhatsApp
Email
X

Sobre o autor

VALMIR
Pastor Ordenado
Registro 001457