Operações do Espírito Santo Ontem e Hoje

3 de agosto de 2025

Objetivo desta lição

Todos nós já lemos pelo menos uma vez algumas passagens do livro de Atos dos Apóstolos, e já percebemos como o Espírito Santo agiu na Igreja Primitiva. Nesta lição iremos compreender como o Espírito Santo agiu no início da igreja, desde o dia de Pentecostes até a fundação das igrejas cristãs pelo mundo. A missão do Espírito Santo será compreendida nesta lição. O Espírito Santo guiou a Igreja Primitiva e ainda hoje está operando em nossas igrejas, até que o Senhor Jesus Cristo volte. Ele ficará na terra até o arrebatamento da igreja.

1. O Espírito Santo e o poder prometido por Jesus Cristo

Quando o Senhor Jesus começou o seu ministério terreno, Ele disse que mandaria o Espírito Santo para nos ensinar e nos ajudar. Essa promessa foi cumprida no dia de Pentecostes, Antes de subir ao céu, Jesus prometeu o Espírito Santo como revestimento de poder para os discípulos. Vamos ler sobre essa promessa maravilhosa do Senhor.

Atos 1:8. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.”  

Essa promessa foi cumprida no dia de Pentecostes e até hoje o Espírito Santo está operando na igreja e na vida daqueles que desejam incessantemente o enchimento para uma vida vitoriosa. A promessa não foi somente para aqueles que estavam em Jerusalém naquele dia, mas também para todos os que desejam a bênção da presença do Espírito Santo em suas vidas.

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. (Atos 2:39).

2. O dia da grande manifestação do poder do Espírito Santo

Ninguém nunca tinha visto uma manifestação tão poderosa do Espírito Santo e, para a surpresa de todos, essa manifestação foi vista por muitas pessoas de várias nacionalidades que estavam em Jerusalém naquele grande dia. No Antigo Testamento, o Espírito Santo operava em algumas pessoas individualmente, mas nesse dia em Jerusalém Ele operou em muitos de uma só vez e isso deixou muitas pessoas maravilhadas porque nunca se tinha visto algo tão grande.

“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Os discípulos que estavam reunidos no dia de Pentecostes foram abençoados, mas devemos nos lembrar também que na casa de Cornélio aconteceu um enchimento nos gentios que estavam ali presentes no dia em que o apóstolo Pedro pregou (Atos 10).

3. O que é isso?

Essa interrogação foi sem dúvida feita por centenas de pessoas que estavam em Jerusalém naquele dia. O fenômeno, o mistério, foi tão claro e visível, tanto através do som, do vento, das línguas sobre os discípulos, da manifestação verbal com línguas faladas pelos discípulos que eles mesmos não sabiam e por fim o impacto da pregação feita por Pedro, onde o Espírito Santo operou poderosamente levando mais de três mil almas ao arrependimento foi deveras maravilhoso. Vamos ler Atos 2:1-4; Atos 2:6; Atos 2;41.  Ainda hoje alguns visitantes quando estão na igreja e observam a operação do Espírito Santo nos crentes têm a mesma interrogação: “o que é isso?”. O Espírito continua se manifestando nas igrejas para a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

4. A fonte do poder para pregar a Palavra de Deus

Somente o Espírito Santo dá o poder para pregar com ousadia a Palavra de Deus, isso aconteceu no início da igreja e tem acontecido em todas as épocas da história. Somente através do poder dado pelo Espírito Santo os pregadores e pregadoras falam com ousadia a Palavra e o Evangelho entra nos corações por mais duros que sejam. Os irmãos da Igreja Primitiva oraram e aconteceu, o poder veio sobre eles e com ousadia anunciavam a Palavra de Deus.  Atos 4:31. “Tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” A fonte do poder para pregar com ousadia é o Espírito Santo.

Nenhuma pregação ou ensinamento terá resultados se não for pela direção do Espírito Santo. É Ele quem capacita os pregadores e pregadoras para que preguem a Palavra.

5. O guia da igreja e dos crentes

Bem no início da igreja do Senhor Jesus Cristo, ficou bem claro de onde vem a direção para os discípulos e para a igreja. O Espírito Santo é quem guia o povo de Deus e dirige a igreja do Senhor. Observem como o Espírito guiou Felipe. Atos 8:29.Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.”  Ele falou com Felipe, e aconteceu ali mesmo a conversão do eunuco logo após a explicação da Palavra de Deus feita por Felipe, que estava cheio do Espírito Santo.

Todas as estratégias da igreja do Senhor Jesus Cristo, são dadas pelo Espírito Santo, Ele é o dirigente da igreja, aquele que planeja e dá poder aos crentes para executar. Nenhuma igreja pode dirigir a si mesmo, ela é dirigida pelo Espírito Santo.

Neste ponto é importante mencionar o que aconteceu na fundação de uma das igrejas do Ministério.

6. O que chama e capacita os obreiros para a igreja de Cristo

Nenhum homem ou mulher toma essa honra para si, senão aquele que é chamado por Deus, como aconteceu com Arão, o irmão de Moisés que se tornou o primeiro sumo sacerdote, pois é uma honra e uma excelente obra servir ao Senhor como pastor e missionária. Os homens e mulheres de Deus são separados pelo Espírito Santo. Paulo e Barnabé foram separados para servir na obra de Deus, como obreiros, pelo Espírito Santo. Atos 13:2. “Disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”

Alguém pode até perguntar: De onde vem esse poder para operar maravilhas, pregar com ousadia a Palavra de Deus, curar enfermos, expulsar demônios? Todo esse poder vem do Espírito Santo para os crentes que, em nome do Senhor Jesus Cristo, realizam maravilhas. Aleluia. 

7. As manifestações sobrenaturais na igreja, sinais e maravilhas.

Desde os primeiros dias da igreja, logo após o dia de Pentecostes, o Espírito Santo começou a usar os apóstolos e discípulos para operar maravilhas em nome do Senhor Jesus Cristo. Vamos ler as seguintes passagens na Bíblia Sagrada para entendermos como o Espírito Santo tem operado desde o primeiro século até nossos dias. “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.” Atos 5:12. Muitas maravilhas e sinais foram feitos e tem acontecido em nossos dias. Leia e observe: Cura do coxo (Atos 3:1-10); Libertações (Atos 5:16; Atos 16:18); Ressurreição (Pedro ressuscita Tabita – Atos 9:36-42); julgamento e morte de (Ananias e Safira – Atos 5:1-11).

Existe em nossas igrejas uma prática que precisa ser analisada à luz da Palavra de Deus. Há uma timidez (possivelmente), quando estamos no momento da cura, pois o Senhor disse que os crentes (“estes sinais seguirão aos que crerem” Marcos 16:17-18) que se colocarmos as mãos sobre os enfermos essas pessoas serão curadas. O que me refiro é que em vez de orarmos e declararmos a cura do doente, nós pedimos que eles sejam curados ainda no futuro! O correto, de acordo com a Palavra de Deus, é colocar as mãos sobre os doentes e curá-los. As curas na igreja primitiva e nas igrejas do ministério onde acontecem instantaneamente são através da fé do doente e de quem ora no doente.

Se, nas orações, fizéssemos de acordo como manda a Palavra de Deus, sem dúvida teríamos mais resultados, pois o mesmo Espírito que operou nos dias dos apóstolos ainda hoje opera e operará até o dia do arrebatamento da igreja.

Outro fato que precisa ser observado é quando se trata de expulsar demônios, pois os crentes têm o poder de ordenar aos espíritos imundos que saiam das pessoas em nome de Jesus Cristo e eles têm que obedecer e sair imediatamente.

8. O Espírito Santo na direção e administração da igreja.

A Igreja é um organismo vivo, ela precisa de direção e discernimentos para tratar de vários assuntos. Na primeira convenção da igreja em Jerusalém o Espírito Santo agiu de maneira muito especial conduzindo e dando discernimentos sobre questões difíceis. Atos 15:28Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor maior encargo … Quando a igreja precisou escolher os primeiros diáconos, um dos principais requisitos para concorrer ao cargo foi que os homens fossem cheios do Espírito Santo. Atos 6:3 “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria… A pregação da Palavra de Deus é validada pela ação e manifestação do Espírito Santo. Vamos ler Atos 10:44-46. Somente mediante a ação e operação do Espírito Santo a igreja pode crescer e se fortalecer.

9. Manifestação do Espírito Santo mediante a imposição de mãos.

Quando os servos de Deus fazem a imposição de mãos sobre as pessoas acontecem maravilhas. Isso ocorreu no passado e ainda hoje acontece. Atos 19:6.E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas, e profetizavam.” Esse tipo de manifestação acontece nas igrejas. Vocês que já estiveram na festa anual da Sede do Ministério, quando há ordenação de pastores e missionárias, observaram que há uma manifestação poderosa do Espírito Santo na hora da imposição de mãos sobre os que estão sendo ordenados?

A presença poderosa do Espírito Santo acontece ainda hoje e continuará acontecendo até que o Senhor Jesus Cristo volte.

É importante fazer uma reflexão sobre a atuação do Espírito Santo na igreja. O Espírito está na igreja e opera individualmente em todos os membros, distribuindo dons espirituais para o trabalho e a santificação dos filhos de Deus. Não podemos negligenciar a busca diária para sermos cheios do Espírito Santo, pois somente através desse enchimento podemos de fato viver a vida abundante que o Senhor Jesus Cristo tem para todos nós.

10. Aplicação

Através de estudos bíblicos bem preparados na presença de Deus com oração e ministrados de maneira eficaz, os crentes entenderão melhor como serem cheios do Espírito Santo. Outro ponto fundamental para o enchimento com o Espírito Santo é quando os cultos têm uma liturgia inteligente onde o crente faz a sua entrega pessoal e se rende aos pés do Senhor, desejando que Cristo seja o centro de sua vida. Não devemos, portanto, negligenciar o perdão ao nosso próximo (perdoar aos nossos devedores), pois quando nos tornamos juízes seremos medidos com a mesma medida com a qual medimos o próximo, para viver uma vida cheia do Espírito Santo. Vigílias de oração, dia do jejum nas igrejas, leitura da Palavra de Deus, tudo isso é alimento para o nosso espírito.

Facebook
WhatsApp
Email
X

Sobre o autor

VALMIR
Pastor Ordenado
Registro 001457