Bem-vindos a mais uma classe abençoada da grande escola bíblica dominical. Hoje estudaremos a Palavra de Deus na certeza de que, após a nossa lição, todos aqui estarão com um novo pensamento sobre as bênçãos que são derramadas sobre os liberais. Vocês já ouviram alguém dizer: “quem planta colhe?”, isso é verdade, todos os que semeiam certamente ceifarão, e não estamos falando dos pecados e maldades, estamos falando das bênçãos de Deus sobre os liberais. Deus honra o coração liberal. Ele supre, prospera e faz frutificar o que é semeado com amor. Quando o autor dessa frase falou essas palavras ele estava dizendo que os crentes liberais são abençoados por Deus com bênçãos sem medida e são honrados neste mundo pelo Criador.
Versículo para refletir
“A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado.” ( Provérbios 11:25).
Temos ouvido relatos de homens e mulheres de Deus que abriram seus corações para Deus operar, muitos, desde os dias de Abraão, até dos dias de Barnabé, foram tão liberais que a história deles ficou marcada para sempre.
Nosso texto principal (Vamos ler para entendermos melhor nossa lição).
2 Coríntios 9:6–11
⁶ E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
⁷ Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
⁸ E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
⁹ Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.
¹⁰ Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
¹¹ Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus.
VAMOS ESTUDAR SOBRE OS LIBERAIS
O maior exemplo de ser liberal vem de nosso Deus. Nem no céu e nem na terra, em nenhum lugar, existe alguém mais precioso do que o Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus, o Verbo Eterno. Deus, por seu grande amor, entregou seu próprio filho por nós. Este é o maior exemplo de liberalidade, pois ninguém e nada é mais precioso do que o Senhor Jesus Cristo, e o Pai o entregou para morrer por nós.
Vivemos em um tempo em que muitos buscam as bênçãos de Deus, mas poucos compreendem o caminho pelo qual elas fluem. A Bíblia ensina que o coração liberal, ou seja, generoso e desprendido, é um canal por onde as bênçãos de Deus se manifestam. O liberal, nas Escrituras, é aquele que dá com alegria, reparte com fé e abençoa sem esperar retorno.
Quando um crente é liberal, ele está expressando o que há no coração de Deus, ser liberal é ter um caráter divino. Vamos ler Lucas 6:38. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Vocês entenderam o que este versículo está dizendo? O Senhor Jesus está ensinando que a generosidade gera retorno.
Quando ajudamos, ofertamos, perdoamos ou somos bondosos, Deus vê isso e nos recompensa — muitas vezes em proporções maiores do que demos. A liberalidade nasce no coração, ela é uma semente.
Semente de que? A liberalidade é a semente da prosperidade, foi isso que o apóstolo Paulo disse: ele falou que a oferta liberal é uma semente lançada na terra (2. Corintios 9:6). A bênção vem porque o ato de dar ativa princípios espirituais: fé, gratidão e confiança em Deus.
Salomão, inspirado pelo Espírito Santo disse: ⁹ Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; ¹⁰ E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Provérbios 3:9,10). Neste versículo cabe uma frase para a nossa reflexão: “O liberal não dá para receber, mas recebe porque dá”.
AS BÊNÇÃO ESPIRITUAIS E A LIBERALIDADE
Quando falamos que Deus abençoa os liberais (a pessoa que doa de coração), não estamos restringindo apenas às bênçãos materiais, pois a generosidade não se limita às bênçãos ao que podemos ver. A liberalidade abre portas para a graça de Deus agir no interior do homem. Quando a pessoa é generosa, seu coração também é pacífico. As bênçãos espirituais se manifestam com a paz, a alegria, a comunhão e o contentamento, são maravilhas que o dinheiro não compra. Veja o que diz Atos 20:35. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. O crente liberal vive livre da avareza, da ansiedade e da incredulidade. Os crentes da Igreja primitiva escreveram um testemunho que ainda hoje impacta milhares, eles eram liberais, preferiam dar o que possuíam do que receber. A Igreja primitiva era marcada pela generosidade.
Atos 4:34-37 (vamos ler)
³⁴ Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
³⁵ E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
³⁶ Então José, chamado pelos apóstolos Barnabé (que, traduzido, é filho da consolação), levita, natural de Chipre,
³⁷ Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
Foi através da liberalidade dos servos de Deus da igreja primitiva que os necessitados foram socorridos e o Evangelho se espalhou pelo mundo. A Obra de Deus avançou, e esse exemplo chegou a América do Norte, Europa, onde homens e mulheres doaram o que possuíam para que missões pelo mundo fossem abertas e o resultado disso tem sido a pregação do Evangelho no mundo. Glória a Deus.
Quem é liberal já entendeu que dar é abrir mão do próprio interesse e permitir que Deus use nossas mãos para abençoar outros. Quem abençoa será abençoado, quem dá recebe, quem planta colhe. A alma generosa prosperará. (Prov. 11:25).
TESTEMUNHOS DE HOMENS LIBERAIS
R.G. LeTourneau (1888–1969) – O Engenheiro de Deus
Empresário e inventor norte-americano, dono de uma grande empresa de máquinas pesadas. Em certo ponto de sua vida, decidiu entregar 90% de seus lucros a Deus, vivendo apenas com 10%. Ele dizia: “Não posso dar mais a Deus do que Ele me dá de volta.” Com suas doações, fundou universidades cristãs e patrocinou missões evangelísticas no mundo todo.
George Müller (1805–1898) – O Homem que Alimentava Milhares pela Fé
Embora do século XIX, seu exemplo inspira missionários até hoje. Ele nunca pediu dinheiro a ninguém, mas confiava que Deus proveria o necessário para sustentar mais de 10 mil órfãos. Orava, e o alimento simplesmente chegava. Seu testemunho de fé e desprendimento influenciou gerações de missionários modernos.
Jim Elliot (1927–1956) – O Missionário que deu a vida
Jovem americano, formou-se com honras, mas deixou tudo para evangelizar os índios de Auca, no Equador. Foi morto junto com quatro companheiros ao tentar alcançar aquela tribo com o Evangelho. Sua frase se tornou símbolo de entrega total: “Não é tolo aquele que dá o que não pode guardar para ganhar o que não pode perder.”
Rich Mullins (1955–1997) – O Músico que Escolheu a Simplicidade
Famoso cantor cristão americano, autor de músicas como Awesome God.
Apesar da fama e do lucro dos discos, Rich decidiu viver como um missionário simples, recebendo apenas o equivalente ao salário médio de um trabalhador.
O restante de sua renda era doado a igrejas e missões.
Brother Andrew (1928–2022) – O Contrabandista de Deus
Missionário holandês que arriscava a própria vida levando Bíblias a países comunistas onde o Evangelho era proibido. Viveu pela fé, sem apoio financeiro fixo, e doou todos os recursos recebidos para expandir a obra missionária. Seu testemunho mostra que a coragem e a entrega também são formas de dar.
CONCLUSÃO
Não devemos viver para nós mesmos. Quando alguém disse que devemos pensar em nós mesmos, essa pessoa não entendeu que dar é melhor do que receber. Deus abençoa os liberais. Mude hoje e semeie, pois Deus te abençoará.
