Introdução: Diariamente, surgem novidades na televisão ou na internet, algumas das quais são imediatamente associadas como sinais da volta de Cristo. Em nossa lição de hoje, estudaremos “Os Sinais da Volta de Cristo”, com base nas Escrituras Sagradas, visando evitar equívocos, pois, como disse o Senhor: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). A verdade sobre os sinais que antecedem a volta de Cristo está na Palavra de Deus, a santa Bíblia. Vamos estudar a Palavra de Deus.
Primeiramente, vamos fazer uma pergunta: Qual é o objetivo dos sinais que antecedem a volta de Cristo?
O principal objetivo dos sinais que antecedem a volta do Senhor Jesus Cristo é alertar os crentes para que se preparem, pois o arrebatamento está próximo. O arrebatamento é o acontecimento em que os crentes serão levados subitamente para o encontro com o Senhor Jesus nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Portanto, ao notarmos os sinais escritos na Bíblia, devemos permanecer alertas, pois o Senhor Jesus está próximo de voltar: “Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo, às portas” (Mateus 24:33).
Quais cuidados devemos ter em relação aos sinais da volta de Cristo?
Todos nós, que somos filhos de Deus, salvos pela graça, devemos ter os seguintes cuidados em relação aos sinais da volta do Senhor:
- Equilíbrio e vigilância: “Já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração” (1 Pedro 4:7). Ser sóbrio é ser equilibrado e temperante, enquanto “vigiar em oração” significa viver uma vida espiritual de oração pela volta do Senhor e pedir a Ele discernimento para compreender os sinais que antecedem a Sua vinda.
- Paciência: Muitos de nós somos impacientes e apressados, o que pode nos levar a cometer erros, especialmente na interpretação dos sinais que antecedem a volta de Cristo. A Palavra de Deus nos ensina a sermos pacientes: “Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor” (Tiago 5:7). Assim como o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, devemos esperar com paciência a volta do Senhor.
- Discernimento: Quando discernimos espiritualmente, evitamos cometer erros e tomar decisões precipitadas. Muitos profetas e pastores anunciam diariamente diversas profecias. Portanto, precisamos de discernimento para evitar interpretações que não estejam em conformidade com a Palavra de Deus (Mateus 24:32). Ter discernimento é fundamental para que a Igreja de Cristo não caia nas ciladas.
Os sinais da volta de Cristo em relação ao mundo
Por que falamos dos sinais da volta de Cristo em relação ao mundo? Porque os sinais da volta de Cristo têm dois aspectos: uns em relação a Israel e outros em relação ao mundo. Nesta lição, estudaremos os sinais da volta de Cristo em relação ao mundo; em outra ocasião, estudaremos os sinais da volta de Cristo em relação a Israel.
- Aumento de falsos profetas e doutores: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos” (Mateus 24:4-5). Nos últimos dias, tem havido um aumento considerável no número de falsos profetas, que, usando mentira e engano, têm levado milhares de pessoas à perdição.
- Guerras e rumores de guerras: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é necessário que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes, pestes e terremotos em vários lugares” (Mateus 24:6-7). Todos os dias, assistimos na televisão e na internet relatos de guerras e revoluções ao redor do mundo. Esse aumento no número de guerras e rumores de guerras também é um sinal do fim.
- Aumento da perseguição contra os crentes: “Então, vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome” (Mateus 24:9). Irmãos e irmãs em diversos países têm sido presos e mortos por professarem sua fé, especialmente em locais onde a liberdade religiosa é restrita. Além disso, até mesmo entre familiares, a perseguição aos seguidores de Jesus tem crescido.
- Aumento dos problemas entre os crentes: “Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos” (Mateus 24:10-11). Nos últimos anos, observamos um aumento dos problemas entre os crentes, mas isso não deve nos surpreender, pois o joio está entre o trigo. Enquanto a Igreja estiver na terra, não estará livre de dificuldades. Conforme Mateus 13:30: “Deixai crescer ambos juntos até a ceifa”.
- Multiplicação da iniquidade: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 24:12-13). A liberdade sem limites tem servido de propaganda para aqueles que desejam a multiplicação do pecado, como, por exemplo, a institucionalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em várias partes do mundo, entre outras práticas.
- Fomes, pestes e terremotos: “E haverá fomes, pestes e terremotos em vários lugares” (Mateus 24:7). Todos os dias, os noticiários trazem informações sobre a fome que assola várias partes do mundo, o surgimento de doenças graves e terremotos em grande escala. Esses acontecimentos são um alerta: o Senhor está voltando.
- A pregação do Evangelho alcança todas as partes do mundo: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14). Hoje, graças às tecnologias de comunicação, a mensagem do Evangelho alcança até os lugares mais distantes, com a Palavra de Deus traduzida em centenas de idiomas.
Conclusão: O Senhor Jesus está voltando. Não tenha dúvida disso.