Ouvireis de Guerras

Lição para o dia: 9 de março de 2025

O Senhor Jesus Cristo disse:

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. (Mateus 24:6).

Diante do quadro atual no mundo, podemos ver o quanto estamos vivendo esses dias os quais podemos chamar de “ouvireis de guerra, rumores de guerras”, pois está se desenhando um mapa que aponta para uma terceira guerra mundial. Seria a terceira guerra mundial o fim? Não, pois o próprio Senhor deixou isso bem claro. Haverá uma terceira guerra mundial? Isso também não sabemos. O que está se desenhando é um cenário que aponta para essa possibilidade.

VOLTANDO UM POUCO NA HISTÓRIA.

A Primeira Guerra Mundial aconteceu nos anos de 1914 até o ano de 1918, a segunda Guerra Mundial aconteceu nos anos de 1939 a 1945. Neste ponto é importante frisar a diferença entre a primeira e a segunda guerra mundial. A primeira guerra mundial foi uma guerra que aconteceu em campos de batalha, milhares de soldados morreram, os generais incentivavam os soldados a lutarem e houve milhares de mortes. Já a segunda guerra mundial foi um conflito que aconteceu entre os civis e esse foi mais terrível e catastrófico, pois morreram em torno de 60 a 70 milhões e pessoas entre civis e militares. Para termos só uma ideia dessa guerra, mais de seis milhões de judeus foram mortos pelo regime nazista. Lembrando que os judeus mortos eram inocentes e, por uma questão de ideologia do regime nazista, foram mortos.

O CENÁRIO GEOPOLÍTICO NO MUNDO

Quando falamos de “geopolítico”, estamos nos referindo em como o mundo está sendo desenhado pelo poder econômico e militar. De um lado temos os Estados Unidos da América, do outro lado tem a Rússia (chamada de Federação Russa) e para completar tem a China. Estas três grandes potências provavelmente dividirão o mundo, sendo que ficará um terço para cada uma. Dessas três grandes nações a maior e mais potente delas são os Estados Unidos da América.

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, pensava-se que se tratasse apenas de um conflito regional por antigas disputas entre a Rússia e a Ucrânia, pois os russos sempre reivindicaram o território da Ucrânia como eles dizem que antigamente a Ucrânia pertencia a Rússia.

Em outra frente a China reivindica a ilha de Taiwan e há algum tempo faz exercícios militares com a intenção de invadir esse território que, por sinal, é muito rico, principalmente em tecnologia.

Os Estados Unidos da América, de acordo com as palavras e seu presidente, gostariam de anexar o Canadá e a Groenlândia e retomar o canal do Panamá. São só rumores até o momento, mas nada está descartado. 

Na semana passada a Europa (continente Europeu), através dos líderes dessas nações que compõem o continente, se reuniram e chegaram à conclusão que precisam investir urgente em armas para poderem se defender de uma possível invasão russa. A Europa tem uma organização militar chamada de OTAN, que foi criada exatamente para defender qualquer país europeu, e o lema é: Se um país da Europa for atacado, todos são atacados e então a Otan entra em ação para defender a nação que está sendo atacada, lembrando que a Ucrânia ainda não faz parte da Otan. Quando ela foi invadida pela Rússia, estava no processo de admissão na Otan.

Diante desse breve relato, a geopolítica mundial está sendo feita, sendo que a Rússia tem muitos aliados, a China também e os Estados Unidos da América, por si só, já é uma superpotência tanto econômica quanto militar.

PROFECIAS QUE JÁ ESTÃO EM CURSO

A Palavra de Deus nos fala que nos últimos tempos haverá nação se levantando contra nação. Vamos ler o que diz o capítulo 39 do Livro do Profeta Ezequiel.

(Ezequiel 38:1-6).

1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele.

3 E dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal;

4 E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada;

5 Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;

6 Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.

Há um consenso a respeito do versículo dois, a profecia contra Gogue, identificando com a Rússia. Há até uma tradução desta passagem que diz que esse príncipe mencionado neste versículo com o nome Rus, que segundo alguns é uma referência a Rússia.

Quando a II Guerra Mundial acabou, praticamente o mundo foi dividido entre duas nações, de um lado os Estados Unidos da América e do outro lado os países dominados pela Antiga União das República Socialistas Soviéticas, que hoje não existe mais em sua totalidade, mas que ainda tem a Federação Rússia, que é uma superpotência. Com a queda do comunismo, as nações que faziam parte do bloco socialista dominadas pela Rússia se separaram, mas fato é que, com a invasão da Ucrânia, muitos pensam que a Rússia está com um projeto de expansão territorial.

É preocupante também a aproximação da Rússia com alguns países árabes, o que isso pode levar já sabemos, que será no futuro uma guerra contra Israel para que as profecias bíblicas do fim dos tempos se cumpram.

HAVERÁ DE FATO UMA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL?

A Bíblia Sagrada não fala em uma terceira guerra mundial, o que sabemos é que haverá uma grande guerra e como essa guerra terminará com a manifestação do Senhor.

(Ezequiel 38:4-6).

 4 E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada;

5 Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;

6 Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.

O Senhor agirá e porá fim à guerra. Os acontecimentos finais obedecerão ao esboço que está nas Santas Escrituras, qualquer outra interpretação será apenas uma especulação.

A PALAVRA DE DEUS DESCREVE COMO SERÁ A ÚLTIMA GUERRA MUNDIAL

(Apocalipse 19:11-18).

11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.

12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.

13 E estava vestido de uma veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.

14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.

15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;

18 Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.

Nesta lição não iremos detalhar sobre a última guerra, aquela que será vencida pelo Senhor Jesus Cristo. O propósito dessa lição é mostrar aos irmãos e irmãs como o fim se aproxima da mesma maneira descrita pela Palavra de Deus.

COMO DEVEMOS NOS PREPARAR PARA UMA POSSÍVEL III GUERRA?

Vamos ter que encarar essa possibilidade e certamente haverá retaliações contra o povo de Deus, como tem sido durante todos os séculos, sempre o povo de Deus é o mais perseguido. O Senhor, porém, nos adverte que não devemos nos assustar.

E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo. (Lucas 21:9).

A tendência de todos nós é nos assustarmos, ficarmos amedrontados e isso é natural porque somos feitos de carne, somos pessoas. A certeza é que nada poderá nos derrotar, quer vivamos ou morramos somos do Senhor.

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. (Romanos 14:8).

Não podemos mudar os acontecimentos finais, por mais que imaginemos maneiras para escaparmos, a única saída é viver a vida cristã genuína e assim a nossa fé se manterá firme no Senhor.

Quinta-feira passada (dia 06/03/2025), foi dado um estudo bíblico na ICP Sede sobre os “Bloqueios que nós estamos adotando em relação a nossa vida espiritual”. Esses bloqueios têm influências internas (de nós mesmos) e influências externas. Os irmãos já observaram que os dons espirituais estão sendo bloqueados nas igrejas, porque alguns crentes não estão mais sentindo a liberdade para o exercício dos dons espirituais. (Vamos ler: 1 Coríntios 12:1-7).

1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

Quando o crente está cheio do Espírito Santo, o exercício dos dons espirituais acontece sem nenhum bloqueio. Lamentavelmente em algumas de nossas igrejas não há mais profecias porque os crentes estão bloqueados com medo de profetizar e magoar um irmão ou uma irmã. Uma igreja não pode ser saudável se o dom de profecias que serve para edificar, exortar e consolar, está sendo negligenciado. Alguns até profetizam em português, mas tentam misturar outro idioma com receio de não estar sendo usado por Deus e por medo de magoar um irmão.

Quanto ao exercício do dom de línguas, que a Bíblia fala em variedades de línguas, muitos já não praticam mais esse dom, pois pensam na carne que podem não estar falando pelo Espírito de Deus.

Quando o crente está em comunhão com Deus e praticando os dons espirituais, ele está edificando a si próprio e edificando a igreja. A igreja nunca será um grupo de pessoas elitizadas, onde o espiritual fica em segundo plano.

Tem que haver profecias, revelação, sonhos, visões, maravilhas, dons espirituais, profecias, milagres, curas, discernimento de espíritos, assim o povo de Deus não temerá guerras e nem tempos difíceis.

Foi essa a atitude dos cristãos nos primeiros séculos quando tiveram que enfrentar a fúria do império romano e de seus governantes tiranos. Foi a assim que os crentes enfrentaram e venceram a inquisição da igreja católica, e tem sido assim que os crentes têm vencido os países da cortina de ferro. Uma igreja fria correrá para as cavernas da terra e uma igreja viva e forte, enfrentará e vencerá o inimigo.

CONCLUSÃO

Crente que não evangeliza, não pratica os dons espirituais, não participa de vigílias, não é fiel ao Senhor, não testemunha e nem vive uma vida cristã genuína, estará sempre com medo do fim, ficará sempre assustado. Portanto comece hoje a desbloquear sua vida espiritual. O tempo é agora de buscar ao Senhor.

Facebook
WhatsApp
Email
X
plugins premium WordPress