Introdução
O povo fé em ação é um povo alegre, quando o ministério foi fundado as pessoas nos chamavam de “o povo mais feliz da terra”. Ainda hoje somos conhecidos por esse nome pelo fato de os cultos serem cheios de louvor e alegria no Espírito Santo.
Hoje começaremos a estudar as festas que o Senhor instituiu para o seu povo, e para começar, vamos estudar a festa de Pentecostes. Cremos que será de grande proveito para todos nós.
A palavra pentecostes faz parte de nossa vida cristã. Desde os primeiros dias da Igreja, os crentes usam essa palavra para fazer alusão à antiga festa judaica e ao grande dia da descida do Espírito Santo, aquele dia especial quando a igreja iniciou a sua jornada na terra para a pregação do Evangelho do Senhor Jesus e a edificação das almas pela Palavra de Deus para o grande dia do arrebatamento dos vivos e a ressurreição dos salvos, por ocasião da volta do Senhor para levar a sua igreja.
TEXTO BASE DA LIÇÃO (ANTIGO TESTAMENTO)
Levítico 23:15-16
- Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.
- Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.
A festa de Pentecostes tem grande significado no Novo Testamento. Vamos, através da Palavra de Deus, conhecer melhor essa grande bênção, a festa de Pentecostes e o texto do Novo Testamento.
Texto base da lição (Novo Testamento)
Atos 2:1-4
- E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar.
- E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
- E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
- E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
A Palavra Pentecostes
Para um melhor entendimento do assunto de nossa lição é importante que conheçamos a origem e o significado da palavra pentecostes. A palavra pentecostes vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”, cinquenta.
A FESTA DE PENTECOSTES
Os judeus chamavam essa festa de Shavuoth, que significa “Semanas”. Eles se reuniam para agradecer a Deus pela colheita, isso acontecia cinquenta dias após a Páscoa. Essa festa durava sete dias.
Os filhos de Israel celebram a festa de Pentecostes desde a instituição dela pelo Senhor. Essa festa é celebrada segundo o calendário judaico no mês de Sivã, que é o terceiro mês no calendário deles e que corresponde a metade de maio e a metade de junho no calendário solar. Quando chega os dias dessa festa, os judeus recolhem o melhor dos frutos e levam para oferecer ao Senhor, são as primícias. Essa demonstração lembra que tudo o que a terra produz vem do Senhor, por isso os israelitas oferecem o melhor da colheita para o Senhor.
“O significado Histórico e Religioso de Shavuot tem suas raízes na agricultura, simbolizando o fim da colheita de grãos. Historicamente, a festa está ligada à oferta das primícias, quando os agricultores traziam os primeiros produtos da colheita ao Templo em Jerusalém. Essa dimensão agrícola é celebrada com delícias culinárias à base de laticínios, como o consumo de queijo e bolo de queijo, representando a abundância da terra. No entanto, o aspecto mais importante de Shavuot reside na sua conexão com a entrega da Torá no Monte Sinai, que, segundo a tradição judaica, ocorreu exatamente cinquenta dias após a saída do Egito. Essa época de reflexão e renovação espiritual é celebrada em sinagogas e comunidades de todo o mundo, com leituras da Torá e meditações sobre os Dez Mandamentos. O estudo da Torá durante a noite de Shavuot é uma prática comum e é conhecido como “Tikkun Leil Shavuot”, onde os fiéis se reúnem para estudar textos sagrados.”
A RESSURREIÇÃO DO SENHOR E A FESTA DO PENTECOSTES
Jamais poderemos deixar de mencionar a relação da festa de pentecostes com a ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Veja que a festa de pentecostes (colheita) acontecia cinquenta dias após a celebração da páscoa. A páscoa dos crentes, ou a páscoa cristã, é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, pois Cristo é o nosso Cordeiro pascoal. (1 Coríntios 5:7).
“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”
Da ressurreição do Senhor conta-se cinquenta dias, aí acontece a festa do pentecostes, um dia muito especial na história de nossa igreja.
Sequência dos fatos:
- Após a ressurreição, o Senhor Jesus Cristo passou quarenta dias aqui na terra e subiu aos céus. (Atos 1:3). “Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.”
- Após a celebração da páscoa, o Senhor Jesus celebrou a páscoa juntamente com os discípulos, antes de se oferecer em sacrifício por todos nós. Então conta-se quarenta dias que o Senhor passou na terra após a ressurreição e mais dez dias, para completar exatamente cinquenta dias, aí acontece a festa de Pentecostes. “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar.” (Atos 2:1).
CONCLUSÃO DA PRIMEIRA PARTE
Ao estudar a festa de pentecostes podemos ver como os planos de Deus são perfeitos. Desde a época em que essa festa foi instituída por Deus, podemos ver no seu significado que apontava para a obra do Messias e a vinda do Espírito Santo. No próximo domingo continuaremos com esta lição.
Glória ao Senhor Jesus Cristo
Amém.