Introdução:
Em nossa lição de hoje, iremos responder algumas perguntas que o povo de Deus gostaria de fazer sobre a passagem para a outra vida. Acreditamos que as respostas bíblicas dadas às perguntas fortalecerão nossa esperança e nossa fé. Vamos às perguntas de hoje:
Pode-se chorar na morte de um parente ou amigo? Resposta: De acordo com a Palavra de Deus, não é proibido ao crente chorar quando um parente ou amigo parte para a eternidade. Existe na Bíblia uma passagem que sustenta essa resposta. O Senhor Jesus Cristo, quando esteve na casa de Lázaro, que havia morrido, chorou. João 11:35: Jesus chorou. Nosso Senhor Jesus Cristo chorou por seu amigo Lázaro; não deveríamos chorar nós também por nossos parentes e conhecidos quando deixam este mundo e nós ficamos aqui com saudades? (Leia o capítulo 11 do Evangelho de João, onde podemos conhecer a história da morte de Lázaro).
Abraão também lamentou e chorou quando sua esposa Sara morreu. Gênesis 23:2: “E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela.”
A Palavra de Deus menciona outras pessoas que choraram após a partida de seus entes queridos. A morte, para o crente, não é um adeus definitivo; é apenas por enquanto, porque sabemos que nossos queridos irão ressuscitar e haverá um reencontro.
A alma do crente, após a morte, está dormindo ou consciente? Nossa doutrina, fundamentada na Palavra de Deus, afirma que a alma do crente está consciente na presença do Senhor Jesus Cristo. Devemos lembrar que o sono é uma necessidade do corpo e não do espírito do crente. Nós dormimos porque precisamos e, muitas vezes, pelo fato de estarmos cansados. A alma não precisa desse descanso. Em algumas passagens da Palavra de Deus, encontramos a palavra “dormindo” ou “dormem”, referindo-se à morte do crente; em outras, encontramos afirmativamente que a alma do crente está consciente na presença do Senhor. Então, está ou não dormindo? Não está dormindo. Quando se refere aos termos “dormindo”, “dormir” e “dormem”, está falando da parte física e material da pessoa que morreu; esse corpo fica deitado no pó e se torna pó, mas a alma não fica dormindo; ela vai para o Paraíso consciente. Vamos ler as referências.
Dormem: (referindo-se ao corpo físico do crente) 1 Tessalonicenses 4:13: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não têm esperança.”
1 Coríntios 15:51: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados.”
Referências que falam que o crente está consciente após a morte:
Devemos observar a declaração do apóstolo: “deixar este corpo.” Então, o corpo fica dormindo na terra e o espírito do crente vai ao Paraíso para estar com o Senhor.
2 Coríntios 5:8: “Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo para habitar com o Senhor.” Paulo sentia grande alegria quando sabia que estava perto de partir para o Paraíso, pois sabia que estaria com o Senhor. O corpo de Paulo ficaria dormindo na terra, mas ele estaria com o Senhor. Filipenses 1:23: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.”
As almas que o apóstolo João viu debaixo do altar estavam conscientes, inclusive se lembrando do que lhes ocorrera na terra. Assim, cremos que os crentes que já partiram estão conscientes no Paraíso, inclusive sabem que aqui deixaram seus parentes (sem sentir tristezas ou preocupações), pois no Paraíso não entram tristezas, nem dor, nem pranto, nem choro e nem saudades; nada que venha machucar e fazê-los ficar tristes não entra no Paraíso. A presença de Jesus no Paraíso impede que a tristeza chegue até lá. É só gozo e alegria.
Apocalipse 6:9: “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.”
Ainda sobre as almas que estão no Paraíso, podemos notar que elas até oram; observem o que estas almas dizem em voz alta: Apocalipse 6:10: “E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”
A história do rico e do Lázaro nos mostra também isso, porque o rico estava consciente no inferno. O crente Lázaro estava também consciente e sendo consolado; isto é, o corpo de Lázaro estava na terra, mas o seu espírito estava consciente no Paraíso. Lucas 16:25: “Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado, e tu atormentado.”
As almas dos que partiram com Cristo estão conversando umas com as outras; o Senhor Jesus Cristo nos mostrou isso na transfiguração. Assim como Moisés e Elias conversavam com Cristo na transfiguração, eles também, como as outras almas, conversam no Paraíso. Mateus 17:3: “E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.”
O Senhor Jesus também disse ao ladrão que se arrependeu que naquele mesmo dia de sua morte ele estaria com o Senhor no Paraíso. O corpo do ladrão ficou sepultado na terra, mas seu espírito iria naquele mesmo dia se encontrar com o Senhor no Paraíso. Lucas 23:43: “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”
As almas dos que estão no Paraíso sabem do que está acontecendo aqui na terra? As almas que estão no Paraíso vivem num lugar divino; elas sabem o que aconteceu no sentido bom quando estavam aqui, principalmente que foram salvas unicamente pelo sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo, mas não sabem o que está acontecendo, pois isso abriria uma oportunidade para preocupações e tristezas. O Paraíso é puro, um lugar santo onde o Senhor está presente. Paulo, quando foi arrebatado ao Paraíso, disse que ouviu coisas tão belas, maravilhosas e especiais que não é lícito dizer aos homens. 2 Coríntios 12:4: “Foi arrebatado ao Paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.”
No Paraíso está a Árvore da Vida. Apocalipse 2:7: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do Paraíso de Deus.” Tudo de bom e perfeito existe lá; por isso, essas almas abençoadas que foram levadas daqui não podem saber das dores e tristezas desse mundo.
As almas que estão no Paraíso não estão num processo de purificação, porque os pecados dessas almas foram perdoados enquanto elas viviam aqui neste mundo no corpo. Isaías 43:25: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.”
Todas as almas que estão no Paraíso já estão santificadas; falta apenas chegar a hora da primeira ressurreição para que essas almas recebam um corpo perfeito, onde viverão eternamente no estado eterno com o Cordeiro de Deus.
Conclusão:
Que esta lição fortaleça nossa fé e nossa esperança, porque um dia todos nós estaremos com o Senhor Jesus Cristo na eternidade.
Versículo para memorizar: “Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo para habitar com o Senhor.” 2 Coríntios 5:8.