Introdução
Quando falamos sobre a fé, até parece que é um assunto bem claro pra nós e dominado por nosso conhecimento, mas, na prática não é bem assim. O assunto é tão difícil de entender que se tivéssemos fé do tamanho da menor semente, seríamos as pessoas com um nível tão elevado na vida espiritual que a diferença entre nós e os outros seres humanos seria enorme.
Uma reflexão antes de estudarmos a lição
Vocês já imaginaram porque Deus instituiu a fé como forma de nos aproximarmos Dele? Essa é uma pergunta interessante, pois a fé nos leva a Deus pelo que Ele é e não pelo que os nossos olhos poderiam ver. Se não fosse pela fé a nossa aproximação a Deus, o inimigo poderia nos enganar com aparições e outros métodos baseados naquilo que estamos vendo com os nossos olhos.
Sendo o nosso coração enganoso e perverso (Jr. 17:9). Seríamos presa fácil diante das ciladas do inimigo. Martin Luther King disse o seguinte sobre a fé: “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”.
Sem fé é impossível agradar a Deus
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6).
De fato, ninguém pode se aproximar de Deus, nem para aceitar o plano de salvação ou, para após ser salvo, realizar milagres e maravilhas, bem como receber as bênçãos dos céus se não tiver fé. Observem as palavras: “É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe”. Se não houver a fé não haverá aproximação, o homem não chegará perto e não poderá usufruir das bênçãos de Deus.
O que é a fé?
Essa é uma pergunta que todos nós sabemos a resposta, porque em Hebreus 11:1, temos a definição precisa de fé. Como podemos entender a definição de fé de acordo com a referência de Hebreus 11:1?
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.
Para entender o que significa ter fé devemos partir das seguintes premissas:
a) A fé é exercitada partindo do ponto de acreditar e ter convicção sem ver, baseia-se no invisível.
b) Ter fé é ter convicção que Deus existe e que Ele abençoa com galardão aquele que nele crer;
c) No sentido da salvação, a fé é a plena convicção na obra redentora de Cristo, acreditando no sacrifício de Cristo como única forma de se obter a salvação.
d) A fé não argumenta, não faz perguntas. Quem tem fé apenas crê firmemente em Deus. Não se adiciona nada ao exercício da fé. Eu creio e pronto.
e) A Palavra de Deus é a nossa regra de fé.
UM POUCO SOBRE O MUITO QUE A FÉ REALIZA
Hebreus 11
1. ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Neste versículo temos o conceito de fé, ou seja, através dele podemos entender o que significa ter fé.
2. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
“Os antigos” é uma referência àqueles que viveram antes de nós, desde Adão, Abel, Enoque, Noé e os outros mencionados no Antigo Testamento. Alcançaram testemunho é o mesmo que dizer: foram abençoados, receberam mediante a fé as bênçãos de Deus e por isso tem esse testemunho nas Escrituras para todos nós.
3. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Os mundos foram criados. Quando estudamos astronomia ou quando assistimos um documentário sobre o universo, os planetas, estrelas, entendemos o quanto nosso Deus é Poderoso. “Os mundos” é uma referência ao mundo que visualizamos com os nossos olhos e aqueles que não podemos ver (exceto com telescópios).
4. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons,e por ela, depois de morto, ainda fala.
O maior sacrifício nesta declaração é que podemos entender que Abel honrou a Deus com o melhor. Ele era um homem justo, sua vida tinha como objetivo maior glorificar ao Senhor e foi isso que ele fez. O testemunho de seus atos ultrapassou os anos de sua existência e como diz a Palavra de Deus, depois de morto esse testemunho é dado por Deus.
Abel é um dos homens que Deus honrou, pois primeiramente Abel honrou a Deus. Poucos são os homens que receberam o testemunho dos seus dons dado por Deus.
5. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
O alcance da fé é simplesmente incrível, neste versículo encontramos o testemunho sobre Enoque. Ele, assim como Abel, era um homem que tinha sede de Deus, ele vivia para Deus, por isso sua fé ultrapassou os limites da existência e não morreu. Mesmo estando determinado aos homens morrerem uma vez, esse homem pela fé alcançou o privilégio de não morrer (fala-se que Enoque é uma das duas testemunhas citadas no livro do Apocalipse, sendo Elias a outra testemunha), ambos não morreram e se forem eles, esses homens voltarão para que se cumpra a Palavra, que todos um dia morrerão.
Enoque não viu a morte, não sentiu a dor da separação do espírito do corpo. Tudo isso ele alcançou pela fé. Veja até onde a fé pode chegar.
6. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Aqui reafirmamos o quanto é importante ter fé, sem a fé é impossível que alguém agrade a Deus.
7. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Noé foi “divinamente avisado”, embora não saibamos qual foi a maneira que o Senhor avisou, se foi por sonho ou revelação, fato é que Noé acreditou. No aviso que ele recebeu do Senhor dizia que a arca deveria ser construída no seco, não havia rio ou mar próximo ao local da construção, isso exigia fé da parte de Noé.
Por outro lado, Noé nunca tinha visto um dilúvio, mesmo assim ele acreditou que iria acontecer e temeu. Ele queria a salvação de sua família, daí obedeceu e preparou a arca, como diz o próprio versículo, que foi para a salvação, mas quanto aos ímpios que não creram, todos foram condenados à morte. Noé era justo, daí foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
No ato de fé de Abraão, encontramos que ele foi chamado por Deus, como esse chamado aconteceu acreditamos que foi verbal, o próprio Deus falou com ele. Também no chamado de Abraão encontramos que ele deveria ir para um lugar que haveria de receber por herança, mas não dizia onde ficava esse lugar, assim Abraão tinha que ter fé suficiente e simplesmente sair da casa de seus pais, de sua terra e caminhar em direção a terra que Deus lhe tinha prometido, mesmo sem ter o mapa dessa terra. A fé não se baseia no que se vê.
9. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
Em continuação à jornada de Abraão, a Palavra de Deus nos diz que ele habitou na terra que Deus tinha lhe dado por promessa, mas ele não sabia que era essa terra, aos seus olhos a terra era alheia, mas o Senhor já tinha lhe dado essa terra. Glória a Deus. “Morando em cabanas”, isso mostra que Abraão mesmo sendo um homem rico, foi humilde. Neste versículo aparece o nome de seu filho herdeiro Isaque e de seu neto Jacó, ambos foram homens de fé. Glória a Deus.
10. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
Neste versículo encontramos a dimensão da fé de Abraão, ele cria que receberia uma terra dada por Deus que não era a terra comum que ele conhecia, sua fé era que moraria na cidade construída por Deus. Aleluia. Aqui temos um homem, que embora não sabendo, acredita que um dia moraria na nova Jerusalém, a cidade construída nos céus por Deus, a morada dos santos.
Abraão foi um daqueles homens que o mundo não é digno, embora sendo rico, seu maior prazer era um dia habitar na cidade construída por Deus.
11. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
Sara era a esposa amada de Abraão, ela conviveu com ele e sabia o que era ter fé, embora tenha sorrido no dia em que recebeu a promessa que teria um filho na velhice. Sara acreditou que aquele homem que foi em sua tenda e conversou com Abraão era fiel, e assim ela recebeu pela fé um filho na velhice. A situação não era fácil, até porque a fé não opera no visível ou na facilidade, mas ela creu e recebeu.
12. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
Foi prometido um herdeiro a Abraão e através desse herdeiro uma multidão de descendentes encheu a terra. Glória a Deus.
Essa foi uma breve análise dos versículos em Hebreus 11:1-12. Um estudo mais profundo iremos conhecer muitas maravilhas da fé.
A FÉ NO ANTIGO TESTAMENTO
É muito importante estudar sobre a fé no Antigo Testamento. Embora a palavra fé apareça poucas vezes, a fé propriamente dita foi muito usada pelos antigos, prova disso é o que estudamos a pouco na epístola aos hebreus.
No Antigo Testamento, em vez de aparecer a palavra fé, aparecia as seguintes palavras: Eu creio, eu espero, eu sei que o meu Redentor vive, e assim por diante. Podemos dizer sem nenhuma dúvida que a Bíblia Sagrada é o livro da fé, pois desde o primeiro capítulo de Gênesis até o último capítulo do Apocalipse, a fé é a maneira pela qual nos aproximamos de Deus e tudo por meio de sua Palavra.
Uma citação da fé no Antigo Testamento diz: “Faze-me justiça, Senhor, pois tenho andado na minha integridade, e confio no Senhor sem vacilar”. (Sl.26:1). Neste versículo encontramos o exercício da fé por parte do salmista. O Salmista neste verso apela para a sua integridade, mas não quer dizer que ele estava confiando em si mesmo, pois no restante do versículo ele diz: e confio no Senhor sem vacilar. Isto é, embora ele fosse um homem íntegro, isso não garantiria resultados, ele sabia que se confiasse no Senhor sem vacilar alcançaria os resultados.
Concluindo: A Fé é uma benção divina que nasce no coração dos pecadores para que por meio dela, com fundamento na Palavra, se alcance grandes bênçãos em todas as esferas da vida. Glória a Deus.