Os Benefícios da Oração

I- A ORAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO

Esta é a era do Espírito Santo. Jesus disse a seus discípulos que era necessário que Ele fosse embora, para que o Espírito viesse sobre a Igreja. (Jo 16.7). E no dia de Pentecostes, o Espírito desceu sobre os 120 crentes fiéis que estavam aguardando sua presença, e Jerusalém, e os encheu de poder.(At.2) Isso foi o cumprimento da profecia de João Batista. (Jo. 1.33)

Por ocasião do batismo de Jesus.

O Espírito Santo foi simbolizado por uma pomba a ser empregada como símbolo do Espírito, está relacionado com a natureza e personalidade dele. A pomba é uma criatura muito branda, e o Espírito Santo também o é. Só começamos a entender a natureza do Espírito Santo depois que começamos a ter comunhão com Ele. No Velho Testamento não vemos o Espírito Santo como uma personalidade distinta. No Novo, ele apresenta Cristo de tal maneira que é possível não notarmos como é rica a natureza da terceira Pessoa da Trindade.

E como podemos chegar a conhecer o Espírito Santo?

Só nos tornamos conscientes de sua natureza quando nos entregamos de fato a oração. De todos os evangelhos, o que contém mais referências ao Espírito Santo é o de João. No capítulo 14, ele é identificado como o Espírito da Verdade e como o Consolador. É o espírito da Verdade porque nos revela a profundidade e o significado da Palavra. É o Consolador, porque dá ao nosso coração uma paz que o mundo não pode conceder. Para o mundo, só existe paz quando cessam as hostilidades. Mas o Espírito Santo nos dá paz em qualquer circunstância. Assim, quando aprendemos a andar no Espírito, aprendemos a viver em paz e em verdade. Portanto, se alguém não experimenta a verdade em sua vida, ou se não caminha na paz de Deus, provavelmente não está andando no Espírito.

II- A ORAÇÃO ABRE A PORTA PARA O ESPÍRITO SANTO

a) O Espírito Santo pode abençoar-nos quando lemos a Bíblia e ele pode dirigir-nos quando damos testemunho de Cristo. Pode ungir-nos quando pregamos a Palavra de Deus ou ensinamos suas verdades. Mas, quem deseja ter uma comunhão íntima com o Espírito Santo precisa orar muito.

Ex. das codornizes em Israel Ex. 16.13 Você tem que aprender a conhecer o Espírito Santo e trabalhar com Ele.

b) O Espírito Santo é uma personalidade. (Ef. 4.30)
Entretanto, para conhecer o Espírito Santo, você precisa passar algum tempo em conversa com Ele, e também deixar que Ele fale com você. Essa é a comunhão com o Espírito Santo.
c) Benefícios de ter comunhão diária com o Espírito Santo:
A comunhão diária com o Espírito Santo é imperiosa para nós, pois essa comunhão traz renovo espiritual, mental e físico. Rm 8.11
Vivificar: verbo transitivo direto. Dar vida a; fazer existir; animar: a energia. Manter o vigor, a vida; estimular: a inteligência vivifica a existência.

Obs. Ele testificou o seguinte à igreja de Corinto: “ Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e, sim, o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedora humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo cousas espirituais com espirituais.” ( 1 Co 2. 12, 13.).
d) E o Espírito Santo não apenas nos unge ao ministrarmos a Palavra de Deus, com poder e autoridade, mas também nos protege dos ataques de Satanás.
1- Nos socorrendo na hora do perigo. (Fp.1.19)
Paulo encerra sua segunda carta à igreja de Corinto com as seguintes palavras: ”A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós ”. E ele se refere à comunhão do Espírito Santo novamente em Filipenes 2.1.

Se você está percebendo que suas orações são vazias e não revigoram sua vida espiritual, é possível que não esteja obedecendo à admoestação de Paulo e não esteja tendo comunhão com o Espírito Santo. O Espírito lhe dará a alegria, a paz, e a sensação de estar agindo certo, que tanto deseja. Lembre-se de que o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. (Rom.14.17)

III- A ORAÇÃO DÁ ENSEJO ÀS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO

Paulo escreveu o seguinte, em sua primeira carta à igreja de Corinto: ” A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” ( 1Co 12. 1. ). Pois este verso poderia tranquilamente ter sido escrito em nossos dias. Uma grande parte da Igreja é ignorante com respeito aos dons e manifestações do Espírito Santo. E muitos daqueles que têm conhecimento sobre esses dons e manifestações espirituais não sabem exercitá-los, nem o momento certo de o fazerem.
O Espírito Santo entra em uma pessoa por ocasião de seu novo nascimento, e a Bíblia nos aconselha a buscar, a partir daí, um relacionamento cada vez mais íntimo com Ele. Chamo a isso “receber a plenitude do Espírito Santo ”.
Chegamos a essa plenitude por meio da oração. E é pela oração também que aprendemos a exercitar nossos dons espirituais
A plenitude de Deus é para todos os que creem em Cristo e foi lavado com seu precioso sangue. ( Jo. 1.16)
Plenitude
A palavra plenitude segundo o dicionário da bíblia de estudo Almeida, fala de abundância, presença completa, estatura completa, tempo certo de Deus agir libertando as pessoas do peso da lei e da escravidão do pecado. Segundo o dicionário da língua portuguesa é estado do que é inteiro, completo, totalidade, integridade. Conf. Salmos 16.11

VI- CONCLUSÃO

A oração contínua traz uma comunhão íntima com o Espírito Santo e Ele passa a falar conosco, nos guiando, guardando e trazendo saúde mental espiritual e física. Trazendo a alegria e paz no Espírito Santo. Também nos concede dons espirituais e nos ensina a usá-los.

REFERÊNCIAS

1. Bíblia Sagrada. Versão Almeida Corrigida e Fiel.

2. Paul Y. Cho. Oração A Chave do Avivamento. Editora Betânia; 1ª edição (30 julho 2019).

3. Site: https://cb.org.br/entendendo-o-que-e-plenitude-de-deus/

 

Você sabia que aqui em nosso site temos uma sessão especial destinada a pedidos de oração em todo o mundo? Clique aqui e confira.

Facebook
WhatsApp
Email
X
plugins premium WordPress