Heresias Modernas

Heresias Modernas

Texto Bíblico: 2 Crônicas 7:16.

Heresia: “Eu sou a igreja, não preciso estar na igreja”

 Introdução: As heresias começaram desde a fundação da Igreja, a maioria deles tiveram como autores os “membros” das igrejas e outras os que não faziam parte da igreja. Hoje em dia as heresias continuam sendo difundidas e se espalham mais rapidamente devido a velocidade dos meios de comunicação.

Nesta lição iremos falar sobre uma das heresias modernas que silenciosamente tem prejudicado muitos irmãos: A heresia de que não precisamos estar na igreja, porque a igreja somos nós.

Frases e declarações heréticas:

“A Igreja que tem dentro de você é maior do que a igreja que você assiste”.

“Você é a igreja por isso não precisa frequentar aos cultos”.

“Há nas igrejas muita hipocrisia, por isso seja crente em casa”.

“Sou mais crente estando em casa do que muitos que todos os dias estão na igreja”.

Devido ao mal testemunho de alguns crentes e pastores, muitas pessoas se acham no direito de criticar as igrejas e incentivar as pessoas a não participarem dos cultos. Esta heresia tem prejudicado a fé de muitos irmãos. Mas todos nós sabemos que o motivo não é o que as pessoas apresentam, a verdade é que o inimigo tem prejudicado a visão espiritual de muitos e também pelo fato de tais pessoas não desejarem uma libertação completa dos pecados. Achar uma desculpa é fácil, mas a verdade sempre será a vencedora e uma vida sem Deus vai querer ficar longe da igreja pois a igreja é a casa de Deus, coluna e baluarte da verdade. (1 Tm 3:5).

O que as Escrituras dizem sobre o lugar de adoração, onde o povo de Deus se reunia?

Nosso Deus diz:

“Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar”. 2 Crônicas 7:15.

“Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” 2 Crônicas 7:16.

“Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Isaías 56:7.

O Senhor Jesus frequentava todos os dias o templo.

O Senhor Jesus, quando esteve neste mundo, Ele ia todos os dias ao templo. Esse exemplo é muito importante para aqueles que acham que não precisam de uma igreja. O próprio Deus chama o templo de minha casa, casa de oração.

“Tenho estado todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas”. Lucas 22:53.

Se frequentar a igreja para cultuar e adorar ao Senhor não fosse importante o Senhor Jesus não teria ido todos os dias ao templo.

Homens de Deus disseram:

“Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.” Salmos 27:4.

“Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios”. Salmos 84:10.

“Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava”. Salmos 42:4.

Os irmãos da igreja primitiva.

Ao contrário do que ensinam algumas igrejas, os irmãos frequentavam diariamente o templo, pois assim como fez o Senhor Jesus Cristo que quando esteve aqui na terra frequentava o templo e as sinagogas, os crentes da igreja primitiva também o faziam.

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”, Atos 2:46.

“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. Atos 5:42.

Porque o inimigo tenta atrapalhar a igreja organizada e conservadora?

A igreja organizada, que segue os padrões estabelecidos pelo Espírito Santo no Novo Testamento, tem sofrido ataques de pessoas que desejam uma igreja liberal, sem doutrina, sem princípios e sem disciplina, onde a desordem impere. Qual o objetivo em fazer parte de uma igreja não organizada? Por trás dessa falsa “liberdade”, existe a rebelião da criatura contra o Criador.

O inimigo não suporta a igreja, porque as portas do inferno não prevalecem contra ela.

O inimigo é derrotado pelas orações da igreja reunida.

O inimigo sabe que na igreja os irmãos são doutrinados e ensinados a temer e servir a Deus, e isso ele não aceita.

O inimigo odeia quando os crentes estão cantando louvores ao Senhor com toda a congregação.

O inimigo não gosta dos pastores e missionárias, pois estes servos e servas de Deus conduzem o rebanho de Deus até entregá-lo ao Redentor.

O inimigo se rebelou contra Deus e ele combate a igreja porque a igreja tem disciplina e educa os fiéis a servirem a Deus com fidelidade.

A Igreja não é nossa casa, é a casa de Deus.

Uma das heresias é dizer que a igreja é a nossa casa. Não é, a igreja é a casa do Senhor. Assim diz a Palavra de Deus.

O Senhor disse: “A minha casa”. A casa é Dele.

“Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.” Isaías 56:7.

Deus disse: “Esta casa que se chama pelo meu nome”.

A casa de Deus. O templo é chamado pelo seu nome, por isso Ele diz: “esta casa que se chama pelo meu nome.

O Senhor Deus escolheu esta casa para Ele.

E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. 2 Crônicas 7:12.

Conclusão:

Sabemos pela Palavra de Deus que o diabo persegue a igreja. Desde os tempos passados, o templo, o lugar onde o povo de Deus se reúne é perseguido. Em muitos países onde o cristianismo não é permitido, os governantes mandam destruir templos.

A igreja é o lugar onde nos reunimos para cultuar o nosso Deus. O Senhor Deus instituiu o templo como lugar de oração. Na igreja quando estamos reunidos aprendemos a Palavra de Deus.

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Salmos 27:4.

Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 1 Timóteo 3:15.

 A igreja são os crentes reunidos, mas o templo é a casa de Deus onde o povo de Deus se reúne. Não pode uma pessoa dizer que é crente e ao mesmo tempo falar que não precisa frequentar a igreja. Como podemos chamar nosso Deus de Pai, se não amamos estar em sua casa?

Se estar na igreja (templo) não fosse importante, o Senhor Jesus Cristo quando esteve aqui na terra não teria ido todos os dias ao templo.

Vamos à igreja povo de Deus. Vamos levar as multidões a casa de Deus. Amém.

Autor mpfaicp

Deixe um comentário