O Princípio da Honra

Romanos 13:7 (ACF)

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

INTRODUÇÃO 

Vivemos em uma sociedade onde a maioria dos valores éticos, familiares e morais vem sendo abolidos dia após dia, produzindo um cenário de grande dificuldade para aqueles que ainda querem viver conforme os padrões que nos são fornecidos pela Palavra de Deus. Neste estudo abordaremos um desses princípios que tem sofrido uma alteração substancial e produzido muitos prejuízos àqueles que insistem em remover os limites estabelecidos por Deus através de sua palavra, tais limites tem como objetivo levar-nos a uma vida cristã saudável e abençoada.

Deuteronômio 27:17

Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá:  Amém.

Provérbios 22:28

Não removas os antigos limites que teus pais fizeram.

Deuteronômio 19:14

Não mudes o limite do teu próximo, que estabeleceram os antigos na tua herança, que receberás na terra que te dá o Senhor teu Deus para a possuíres.

Olhando esses textos alguém poderia questionar que os limites citados pelos autores são limites estabelecidos por homens e não por Deus, no entanto precisamos levar em conta o conteúdo do texto e a mensagem que eles querem nos transmitir. Quando a Bíblia fala sobre esses limites ou marcos antigos, referia-se a pequenas pedras semelhantes a pilares que eram postas como demarcadores de terras, que mostrava um limite que não poderia se ultrapassar. É importante fazermos uma aplicação nas nossas vidas com relação a questão dos limites para não ultrapassarmos aquilo que está posto, pois isso poderá nos causar grandes danos.

HONRA A DEUS

Hoje, muitas pessoas zombam de Deus, fazem chacota com coisas santas, profanam locais e objetos sagrados e isso é um perigo no qual nós – os filhos de Deus – precisamos estar vigilantes, basta olharmos na palavra de Deus que logo encontraremos exemplos de homens que receberam a mais dura punição por tais práticas.

PROFANAÇÃO DOS FILHOS DO SACERDOTE ELI

Aqueles homens profanaram seu sacerdócio, pecavam contra Deus, na hora do sacrifício, pelo que a Bíblia os descreve como filhos de Belial.

1 Samuel 2:12

Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor.

1 Samuel 2: 17

Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor.

O Senhor repreendeu duramente ao sacerdote Eli por causa da maldade de seus filhos, inclusive falando do princípio da honra, onde Deus diz: Honrarei aqueles que me honram, mas tratarei com desprezo aqueles que me desprezarem.

1 Samuel 2: 27-30

E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?

E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.

Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?

Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.

APLICAÇÃO

Precisamos fazer uma análise de como temos nos apresentados diante de Deus, crentes de modo geral, pastores, missionárias e obreiros, é importante que através desse autoexame possamos identificar se estamos honrando a Deus em nossos cultos, sacrifícios, ofertas etc. A identificação de algo que esteja fora do padrão da Palavra de Deus é uma oportunidade para retornarmos ao campo da obediência.

HONRAR AOS PAIS

Parece até cafona para a geração hodierna falar sobre obediência aos pais, no entanto não podemos esquecer que este é um princípio Bíblico que jamais pode ser removido da vida do crente, os filhos de Deus que amam a Palavra do Senhor e honram a Deus sempre irão honrar seu pai e sua mãe, como nos é estabelecido na Bíblia Sagrada.

Êxodo 20:12

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Efésios 6:1-3

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

Podemos observar nos textos acima que existem promessas condicionadas à honra aos pais. A honra é como uma semente que lançamos no solo da obediência e depois de certo tempo colheremos os bons frutos dessa semeadura.

HONRA AS AUTORIDADES 

A grande maioria das pessoas encontra-se sob a liderança de alguém, seja na igreja, no trabalho, na escola ou em outras áreas. Até mesmo como cidadãos de uma nação, estado, município estamos sob a liderança de alguém. Faz-se necessário, como filho de Deus, que eu tenha um comportamento santo em relação àqueles que exercem algum tipo de autoridade sobre nós.

Romanos 13:1-2

Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.

Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

O MENINO SAMUEL

Enquanto os filhos do sacerdote Eli eram profanos e rebeldes, o menino Samuel se mostra como exemplo de filho de Deus, íntegro, não deixou que os pecados daqueles homens o influenciassem, mas manteve-se santo e obediente a Deus e ao seu líder, no caso o sacerdote Eli, fazendo exatamente como era instruído.

Em 1 Samuel é descrito como era o procedimento daquele jovem, servindo a Eli e mantendo-se firme em obediência e temor 

1 Samuel 3: 16-20

Então chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui.

E ele disse: Qual é a palavra que te falou? Peço-te que não ma encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma palavra de todas as que te falou.

Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos. E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.

E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.

CONCLUSÃO

As nossas vidas são modificadas a partir do momento que reconhecemos que precisamos dar aos outros aquilo que aprendemos, se eu aplico esse princípio de honrar a quem devo honrar, certamente eu serei uma pessoa honrada. Precisamos ser humildes, precisamos respeitar e levar a sério aquilo que é estabelecido pela palavra de Deus.

 

Autor deste post:

Pr. Marcos Joel de Sousa
Pastor na ICP Piripiri – Bairro Paciência

Quem somos?

Criada em 29 de maio de 1991, a ICP (Igreja Cristã Pentecostal) nasceu do desejo do coração de pessoas inspiradas pelo propósito soberano do Senhor Jesus Cristo. De início uma pequena reunião de crentes sob uma árvore e, hoje, 31 anos depois, por graça soberana de Deus, uma comunidade que desde seu início segue firme nos propósitos de levar a mensagem do evangelho e o amor de Cristo por todo mundo.

Veja nossa história: clique aqui.

Outros posts

plugins premium WordPress