AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS
Se tivéssemos mil vozes, diríamos glória a Jesus, porque foi Ele quem nos deu, pelo seu sacrifício e amor, o direito de sermos chamados filhos de Deus. Quando Deus criou o homem e a mulher, Ele poderia chamá-los apenas de servos ou de qualquer outro nome, mas Ele é tão maravilhoso e bom que nos adotou como filhos. Antes éramos apenas criaturas caídas pelo fato do pecado; agora, pelo grande amor de Deus, somos filhos. Nesta lição, iremos conhecer esse ato de bondade feito por Deus, chamado de adoção. Esta é a doutrina da adoção de acordo com a Palavra de Deus. Esta é mais uma das doutrinas das Igrejas Cristã Pentecostal do MPFA, baseada na Bíblia Sagrada.
Conhecendo as Passagens da Bíblia onde diz que somos filhos de Deus.
João fala diversas vezes que somos filhos de Deus (João 1:12; 1 João 3:1-2). Paulo também afirma repetidamente essa verdade (Romanos 8:14-17; Gálatas 3:26; Efésios 1:4-5).
No decorrer de nossa lição, iremos ler essas passagens da Palavra de Deus sobre a doutrina da adoção.
VOCÊS SABIAM QUE DEUS TEM APENAS UM ÚNICO FILHO?
O Senhor Jesus Cristo, que se fez homem, é o único Filho de Deus. Ele é o Filho Amado, o Unigênito, o Desejado de Todas as Nações. Pela fé em Jesus, os homens e mulheres se tornam filhos de Deus (João 1:12; Gálatas 3:26).
Todos os homens são criaturas de Deus, mas somente aqueles que creem em Cristo podem ser realmente chamados filhos. Somente através da fé no Filho de Deus, o homem pode retornar ao seu estado original de comunhão íntima com Deus: O Filho de Deus se tornou homem para que os homens pudessem tornar-se filhos de Deus.
A adoção é um ato de amor e bondade de Deus, pois Ele poderia nos perdoar os pecados pelo sacrifício de Jesus e nos chamar de servos ou criaturas perdoadas, mas, em Seu amor, Ele nos adotou como filhos e filhas.
ANTES DO MUNDO SER FORMADO, JESUS NOS AMOU
A adoção foi planejada antes da fundação do mundo. Na eternidade, Deus em Cristo planejou que um dia fôssemos chamados de Seus filhos. A adoção aconteceu antes mesmo do mundo existir. Ela foi planejada “antes da fundação do mundo” (Efésios 1:4-5), nos alcança no presente (Romanos 8:15), mas será plenamente realizada na ressurreição dos mortos (Romanos 8:23).
A Santíssima Trindade planejou nossa filiação. Assim como diz a Palavra de Deus: “Amados, agora somos filhos de Deus.”
VOCÊ SE SENTE FILHO(A)?
Esta pergunta tem grande significado. A Palavra de Deus nos dá algumas evidências de que somos filhos de Deus, nós que já cremos em Jesus. Essas evidências são necessárias até para termos paz conosco. As evidências de nossa adoção são:
a) O impulso íntimo que nos impele a considerar Deus como nosso Pai (Romanos 8:15).
b) O testemunho do Espírito Santo (Romanos 8:15-16; Gálatas 4:6; 1 João 5:10), que corrobora com o nosso espírito.
c) A comunhão existente entre nós, o Pai e o Filho, num contato espiritual genuíno (1 João 1:3).
d) A comunhão criada entre os crentes, como uma família (1 João 1:7; Efésios 2:19).
Vocês certamente já perceberam essas evidências em suas vidas. Por exemplo, todos nós sentimos aquele impulso interior que nos leva a chamar Deus de nosso Pai. Também já sentimos em nosso espírito o testemunho do Espírito Santo de que somos filhos de Deus. Temos também a comunhão com o Pai e com o Filho através de nossa vida espiritual e, por último, sentimos o amor familiar entre os filhos de Deus. Somos uma família. Aleluia!
SOMOS MAIS IMPORTANTES DO QUE OS MAIS IMPORTANTES DA TERRA
Os que nascem em famílias da realeza, ou aqueles que nascem em berço de ouro, filhos de homens e mulheres riquíssimos, se consideram “donos do mundo”. Os herdeiros desses homens gozam de muitos benefícios. Mas os que aceitam a Jesus são verdadeiramente filhos do Senhor do universo, e os benefícios são superiores; nem toda a riqueza do mundo poderia se igualar aos benefícios dos filhos de Deus. São muitos os benefícios de sermos Seus filhos. Vamos conhecer alguns desses benefícios:
a) Pertencer à família de Deus (Efésios 3:15; Hebreus 2:11; Mateus 12:49; Mateus 25:40; João 20:17).
b) Podermos tratar Deus como nosso Pai (Mateus 6:9) e não somente como Senhor (Gálatas 6:7). Ele nos entende (Salmo 103:13-14) e cuida de nós como um Pai (Mateus 6:32).
c) Sermos feitos herdeiros (Romanos 8:17; Gálatas 4:7; 1 Pedro 1:4). Tudo o que é de Cristo é nosso (1 Coríntios 3:21-23; Lucas 15:29-31). Temos um reino (Lucas 12:32), uma pátria superior (Hebreus 11:16), uma coroa de vida (Tiago 1:12) e um eterno peso de glória (2 Coríntios 4:17).
Vocês conhecem algo mais glorioso do que ser filho de Deus? Não existe, e nem mesmo o mundo inteiro e suas riquezas podem se igualar às maravilhas reservadas para os filhos de Deus. Glória a Jesus eternamente!
AGORA QUE SOMOS FILHOS
Muitos são os privilégios dos filhos de Deus, e sempre devemos lembrar que quem tem direitos tem também deveres. Por termos sido aceitos por Deus como filhos, passamos a ter obrigações. Todavia, devemos lembrar que nada do que Deus nos pede está além de nossas forças. Vejamos as obrigações que temos por sermos filhos de Deus:
a) Devemos imitar nosso Pai (Efésios 5:1; 1 Pedro 1:14-16; Lucas 6:35; Mateus 5:44-48).
b) Devemos honrar e glorificar nosso Pai (Mateus 5:16; Filipenses 2:15; 1 João 3:10; 1 Pedro 2:12). É maravilhoso podermos honrar e glorificar nosso Pai em tudo o que fizermos.
Conclusão
Hoje, estudamos essa maravilhosa lição e aprendemos que somos filhos de Deus. Um dia, o Senhor Jesus vai nos levar aos portais celestiais (Salmo 24) e fará a maravilhosa declaração: “Eis aqui os filhos que Deus me deu.” Que esse dia logo chegue. Glória ao Cordeiro de Deus! Glória ao Amado Jesus! Glória ao Príncipe de nossa Salvação!