É comum nas igrejas cristãs pentecostais do Ministério Pentecostal Fé em Ação ouvir-se altos louvores, brados de alegria, aleluias, glória a Deus e muito júbilo, tudo em altas vozes.
1. É bíblico louvar e exaltar o Senhor em alta voz:
Salmo 149:6 – “Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos.”
2 Crônicas 20:19 – “E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta.”
Êxodo 19:19 – “E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.”
1 Crônicas 15:16 – “E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.”
Jeremias 33:11 – “A voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao Senhor dos Exércitos, porque bom é o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre; dos que trazem ofertas de ação de graças à casa do Senhor; pois farei voltar os cativos da terra como ao princípio, diz o Senhor.”
Esdras 3:11 – “E cantavam juntos por grupos, louvando e rendendo graças ao Senhor, dizendo: porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao Senhor, pela fundação da casa do Senhor.”
Esdras 3:13 – “De maneira que não se discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe.”
Neemias 12:43 – “E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.”
Salmo 43:4 – “Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.”
Atos 4:24 – “E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.”
Atos 4:31 – “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.”
2. Razões por que exaltamos e louvamos a Deus com altas vozes:
Porque o nosso Deus é Grande e Poderoso. (Apocalipse 19:6)
Porque o nosso Deus é digno. (Salmo 145:3)
Porque somos livres. (João 8:36)
Porque temos alegria. (Salmo 4:7; Salmo 68:3)
Porque temos prazer em louvar a Jesus. (Salmo 9:2)
Nossa adoração é em espírito e em verdade. (João 4:23)
Porque se nos calarmos, as pedras clamarão. (Lucas 19:40)
Porque conhecemos o som alegre. (Salmo 89:15)
Louvamos e exaltamos porque temos uma grande salvação. (Hebreus 2:3; Apocalipse 19:1)
Louvamos e exaltamos em altas vozes porque o Senhor Jesus Cristo é Deus. (Hebreus 1:8)
Louvamos em altas vozes porque esse é o costume dos adoradores do Deus verdadeiro em todos os tempos. (Esdras 3:11; Atos 4:24)
Louvamos ao Senhor Jesus em gratidão pelos milagres e maravilhas que Ele faz. (Deuteronômio 26:8; Hebreus 2:4)
Nossas orações são feitas em altas vozes. (Atos 4:31) Exceto aquelas que o dirigente pede para orarmos em voz baixa por algum motivo especial. Mas o costume é oração em voz alta.
Batemos palmas somente para o Senhor Jesus Cristo. (Salmo 47:1)
Conclusão:
Louvamos ao Senhor Jesus Cristo com voz alta, gritamos aleluias, glória a Deus e outras frases de louvor e adoração porque Ele é digno.
Apocalipse 5:12 – “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.”
Em nossos cultos, sabemos o momento certo do louvor e da exaltação. Temos total liberdade para adorar ao Senhor. Somos reverentes e fazemos tudo com decência e ordem, sem, todavia, tirar a nossa liberdade de louvar e exaltar em altas vozes.