Louvemos ao Senhor Deus com danças:
“Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.” (Salmo 149:3-4).
Podemos louvar a Deus com instrumentos e danças:
Salmo 150: “LOUVAI ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança; louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.”
As servas de Deus dançavam louvando ao SENHOR:
“Então, Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” (Êxodo 15:20-21).
Davi dançou na presença do Senhor:
“E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim, subindo, levavam Davi e todo o Israel a Arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas. E sucedeu que, entrando a Arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo o rei Davi que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou em seu coração.” (2 Samuel 6:14-16).
Danças foram citadas na parábola do filho pródigo:
Lucas 15:25: “E o seu filho mais velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.” Se as danças fossem algo inaceitável, não estariam relacionadas ao louvor, alegria e adoração, e jamais seriam citadas pelo Senhor.
As danças estão relacionadas com a alegria do povo de Deus:
Jeremias 31:13: “Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.”
A Igreja, sob a direção do Espírito Santo, tem a autoridade para regulamentar as danças, para que tudo seja feito com decência e ordem na Casa de Deus. Não devemos proibir as danças na Igreja, mas sim regulamentá-las para que a adoração seja um momento de prazer e alegria na presença de nosso Deus.
As danças na Igreja devem exaltar o nome do Senhor:
A dança que exalta o Nome do Senhor é, antes de tudo, uma atitude de gratidão e alegria por tudo o que Ele fez, faz e fará pelo Seu povo.
A dança expressa o que há em nosso coração:
Através dos movimentos da dança, expressamos a alegria que há em nossos corações.
Nenhuma dança sensual deve ser permitida na igreja:
Qualquer dança que expresse sensualidade deve ser proibida na igreja, pois leva os adoradores a despertar o lado carnal das pessoas e não glorifica a Deus.
A dança na Igreja não deve ser uma exibição artística:
A Igreja não é palco para exibições, e sim um lugar de adoração, onde adoramos o Criador de modo espontâneo e equilibrado.
Durante a dança individual ou em grupo, deve haver santidade nos trajes e nos movimentos:
O traje do adorador reflete seu testemunho. Um traje sensual, sem pudor, abusado ou vaidoso, é próprio do espírito do mundo e não é originado pelo Espírito Santo de Deus. Quando uma pessoa expõe sua nudez, ela se torna alvo de olhos de cobiça, adultério e fornicação. 1 Timóteo 2:9: “Que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos.”
Nenhuma dança ligada a religiões não cristãs será permitida na Igreja:
Não devemos incorporar danças de religiões não cristãs na Igreja.
Ballet, coreografias e danças individuais são permitidas na igreja:
Esses tipos de danças são permitidos desde que apresentem peças bíblicas ou temas bíblicos. Dançando e bailando na igreja, expressamos a sede em nossos corações pela presença de Deus.
Samba e outros tipos de danças que induzem à sensualidade não podem ser permitidos na igreja:
O samba e outras danças que induzem à sensualidade não são para os filhos de Deus, assim como outras danças que surgirem com o mesmo objetivo carnal. O Hip-Hop e outras danças semelhantes não são permitidas em nossas igrejas.
Não é permitida dança na igreja com pares e agarrados.
Não é permitida dança em bailes de formatura, nem com padrinhos nem com pais.
Não é permitida dança para os crentes que não seja para louvar a Deus:
1 Coríntios 10:31: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”