1.1. DOUTRINA DA IGREJA
A Igreja do Senhor Jesus Cristo é composta por todos os salvos: os que já foram, os que estão aqui e os que ainda serão salvos. Nós, das igrejas do MPFA, cremos assim:
Igreja dos irmãos que já estão nos céus: esta igreja é composta pelos irmãos e irmãs que já foram recebidos na glória e estão no céu, aguardando a primeira ressurreição para se juntarem aos salvos vivos, que serão transformados. “À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hebreus 12:23).
Igreja invisível: esta igreja é composta por todos os salvos que estão espalhados por todos os lugares da terra. No dia do arrebatamento, todos eles serão reunidos e transformados para o encontro com o Senhor nos ares. “Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5:9).
Igreja visível: Esta é a igreja local, a nossa igreja, composta pelos irmãos que conhecemos, e será reunida com todos os irmãos por ocasião do arrebatamento da igreja. “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1 Timóteo 3:15).
A Igreja Cristã Pentecostal é uma igreja cujo cabeça é o Senhor Jesus Cristo. Os membros são o corpo de Cristo, e cada um desempenha um papel importante no reino dos céus aqui na terra. Somos uma igreja dirigida pelo Espírito Santo, e o nosso livro único e infalível é a Bíblia Sagrada.
RESUMO DA DOUTRINA
Nós, das igrejas do MPFA, cremos que a igreja do Senhor é composta pelos irmãos que já foram para o céu, pelos irmãos que estão espalhados por todos os lugares da terra, pelos irmãos da igreja local e por aqueles que ainda serão salvos.
1.2. JESUS CRISTO É O CABEÇA DA IGREJA
A Igreja foi comprada com o sangue de Jesus Cristo. A igreja é Dele. Ele ensina, protege, guarda e sustenta a igreja. Ele santifica a igreja. A igreja é o corpo de Cristo, por meio dela o Senhor age neste mundo.
“E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Colossenses 1:18).
“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1:22-23).
Jesus Cristo é o cabeça da igreja. Ele é quem nos faz andar altaneiramente, nos sustenta e nos conduz no caminho certo. Somos guiados e dirigidos por Ele. Ele é o nosso fundamento.
O Senhor guarda a sua igreja, preparando-a para o grande dia do arrebatamento.
1.3. OS MEMBROS DA IGREJA SÃO SANTIFICADOS
A igreja é composta por aqueles que foram chamados para fora do mundo. Em Cristo Jesus, os membros da igreja são santificados, por isso são chamados santos.
“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Coríntios 1:2).
Alguns poderiam perguntar como essas pessoas, que foram santificadas, ainda pecam. A santificação dos membros da igreja é, primeiramente, instantânea, ocorrendo no momento da conversão. Ela é progressiva, pois dia após dia somos santificados, e é futurística, pois será completada na volta de Cristo.
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).
Embora muitos não compreendam que somos santificados em Cristo Jesus, a verdade é que somos. A Palavra de Deus nos chama de “nação santa”. O Senhor nos chamou, salvou e separou do mundo.
“E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou” (Romanos 8:30).
1.4. ONDE A IGREJA SE REÚNE
Para adorar a Deus, aprender e meditar na Palavra de Deus, orar e jejuar, celebrar a ceia do Senhor, cantar louvores a Jesus Cristo, viver a vida cristã e praticar o amor fraternal, a igreja se reúne no templo do Senhor. Esta é a igreja local, igreja dos crentes, fé em ação.
Há crentes no Senhor Jesus Cristo espalhados pelo mundo inteiro, e esses irmãos, juntamente conosco, fazem parte da igreja invisível que se reunirá com o Senhor por ocasião do arrebatamento. “Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5:9).
1.5. OS MEMBROS DA IGREJA
Os membros da igreja são pessoas salvas e batizadas nas águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Cada membro tem uma função na igreja, o corpo de Cristo, e todos são úteis para a edificação da igreja. Os dons são distribuídos aos membros da igreja pelo Espírito Santo.
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1 Coríntios 12:11).
Os membros da igreja são abençoados com dons espirituais, e a cada dia devem buscar mais para a edificação da igreja. Cada crente deve ter o desejo de abundar nos dons espirituais.
“Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja” (1 Coríntios 14:12).
Na igreja podemos ver claramente a ação do Espírito Santo na vida dos crentes, por meio dos dons espirituais nos ajudará nessa jornada de conhecimento para o nosso crescimento espiritual.
1.6. O CULTO NA IGREJA (ORDEM E LITURGIA)
Os cultos são realizados no templo e têm como finalidade adorar e buscar a presença de Deus. Adoramos em espírito e em verdade. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4:23).
É uma grande alegria para o crente estar no templo cultuando a Deus. Nossos cultos são alegres, dinâmicos e abençoados; neles, sentimos a presença de nosso Deus. Damos gritos de aleluia, glórias a Deus, louvamos, batemos palmas, cantamos, lemos e ouvimos as pregações. Tudo é feito para a honra e glória de nosso Deus. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” (Salmos 122:1). “Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.” (Salmos 100:4). “Batei palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo.” (Salmos 47:1). “Eis aqui, bendizei ao Senhor todos vós, servos do Senhor, que assistis na casa do Senhor todas as noites.” (Salmos 134:1). “Levantai as vossas mãos no santuário e bendizei ao Senhor.” (Salmos 134:2).
O culto deve ser participativo. Cada crente deve, quando tiver oportunidade, participar do culto. A Palavra de Deus diz: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” (1 Coríntios 14:26).
Edificação é um dos propósitos do culto, a edificação dos irmãos. Cada um, com o dom que o Espírito Santo deu, pode participar do culto e ser um instrumento de edificação da igreja.
Nos cultos, os crentes são renovados, abençoados e, o melhor de tudo, é a presença de nosso Deus. Louvamos ao Senhor Jesus Cristo, e Ele está presente dentro do santuário. Glória a Deus, aleluia, bendito seja o nome do Senhor.
1.7. ORDEM NA IGREJA
Ao chegar à igreja para o culto, o crente deve primeiramente orar. As orações de chegada são feitas no banco onde o fiel ficará assentado. O templo foi escolhido pelo Senhor e é um lugar santo. “Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” (2 Crônicas 7:16).
Falar com Deus ao chegar na igreja é o início de uma adoração verdadeira e cheia de bênçãos.