Doutrina das Duas Ressurreições

Nós cremos que, por ocasião do arrebatamento da Igreja, acontecerá a primeira ressurreição, que é dos que morreram em Cristo. Estes ressuscitarão primeiro. Cremos também que haverá uma segunda ressurreição para os perdidos, que ocorrerá mil anos depois da primeira ressurreição. Os que tiverem parte na primeira ressurreição viverão eternamente com o Senhor Jesus Cristo. Os mortos que ressuscitarem na segunda ressurreição sofrerão tormentos eternos.

As Duas Ressurreições Profetizadas por Daniel
Daniel 12:2:
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”

O profeta Daniel profetizou sobre as duas ressurreições neste versículo (Dn. 12:2): os mortos da primeira ressurreição serão para a vida eterna, enquanto os da segunda ressurreição ressuscitarão para a vergonha e desprezo eternos.

A Glória da Primeira Ressurreição
O Senhor revelou sobre a glória da primeira ressurreição no livro do Apocalipse, quando disse:
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.” (Apocalipse 20:6)

Neste versículo, encontramos muitas maravilhas. Vamos falar de cada uma delas. Os participantes da primeira ressurreição são:

Bem-aventurados, o que significa que são abençoados;
Santos, pois a nossa santificação alcançará a plenitude;
A segunda morte não tem poder sobre eles.

Os Tormentos da Segunda Ressurreição
O mais terrível de todos os tormentos para aqueles que não ressuscitarem na primeira ressurreição será a separação eterna de Deus. Viver eternamente sem Jesus Cristo é aterrorizante. Naquele dia, Jesus Cristo dirá a todos os perdidos da segunda ressurreição que não os conhece. Essas pessoas rejeitaram o sacrifício de Cristo pelos pecados e recusaram a salvação gratuita.

Os Corpos da Primeira Ressurreição
Os corpos de todos os que ressuscitarem na primeira ressurreição serão perfeitos. Assim dizem as Sagradas Escrituras:

a) Serão corpos celestes:
“E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.” (1 Coríntios 15:40)
Os corpos dos que ressuscitarem na primeira ressurreição serão celestes, ou seja, corpos do céu, com uma glória que não existe nos corpos terrestres. Todas as suas características serão celestiais.

b) Serão corpos incorruptíveis:
“Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.” (1 Coríntios 15:42)
Os corpos dos que ressuscitarem na primeira ressurreição serão incorruptíveis, isto é, não terão pecado, defeitos ou doenças. Não estarão sujeitos à morte, à contaminação ou à corrupção. O sacrifício de Jesus Cristo os tornará perfeitos.

c) Serão imortais:
“E, quando isto que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.” (1 Coríntios 15:54)
A morte não terá poder sobre os corpos dos salvos que ressuscitarem na primeira ressurreição. A vida eterna prometida por Jesus Cristo se tornará evidente, e os salvos não morrerão jamais.

d) Serão corpos gloriosos:
“E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.” (1 Coríntios 15:40)
“Uma é a glória do sol, outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.” (1 Coríntios 15:41)
Seremos habitantes do céu, e nossos corpos receberão uma glória concedida por Jesus Cristo. Não sabemos exatamente como será essa glória, mas podemos imaginar como ficou o rosto de Moisés após passar quarenta dias no monte na presença de Deus. Assim como seu rosto resplandecia, nossos corpos também serão gloriosos.

Os Corpos da Segunda Ressurreição
Essa ressurreição ocorrerá mil anos após a primeira. Os mortos que ressuscitarem nessa ressurreição não terão direito à vida eterna, mas sim ao tormento e sofrimento eternos, pois rejeitaram a Jesus Cristo.

a) A Palavra de Deus não diz que seus corpos ressuscitarão incorruptíveis. Portanto, os corpos dos que ressuscitarem na segunda ressurreição terão o mesmo aspecto de quando foram sepultados.
b) Diante do grande Trono Branco estarão “grandes e pequenos”, indicando que não houve transformação em seus corpos.
c) Na história do rico e de Lázaro, o rico sofria tormentos e desejava que Lázaro refrescasse sua língua. Isso mostra que os corpos da segunda ressurreição não serão transformados.
d) Esses mortos ressuscitarão vindos do inferno, onde estão, revelando quão terrível será o aspecto dessas pessoas.

Conclusão
Glória a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. Ele ressuscitou e venceu a morte. Nós, o povo de Deus, aguardamos com alegria a vinda do Senhor, a ressurreição dos mortos e a nossa transformação no dia do arrebatamento da Igreja.

Pr. Valmir Alencar
Presidente Nacional do MPFA

Acesso rápido

Doutrina da Adoção

Usos e Costumes

Doutrina das Orações

Doutrina do Ecumenismo

Doutrina dos Altos Louvores

Doutrina de Profecias

Doutrina das Autoridades

Doutrina da Santa Ceia

Doutrina da Ressurreição

Doutrina das Danças

Doutrina do Arrebatamento

Doutrina dos Anjos

Doutrina da Igreja

Doutrina das Duas Ressurreições

plugins premium WordPress